TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Behaviorismo

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA 

Instituto de Ciências Humanas 

Curso de Psicologia  

Behaviorismo Radical e a Analise do Comportamento

Victoria Chagas Ribeiro RA C02HEB8

SANTOS  

2015  

        
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
 

Instituto de Ciências Humanas 

Curso de Psicologia  

Behaviorismo Radical e a Analise do Comportamento

Victoria Chagas Ribeiro RA C02HEB8

SANTOS  

2015  


Sumário

  1. Introdução .............................................................................................4

  2. Quem foi Burrhus F. Skinner (1904 – 1990)? .......................................5

  3. Behaviorismo radical ............................................................................6

  4. Entendendo os conceitos .....................................................................7

  1. Comportamento Operante Aprendizagem pelas consequências........7

4.2   Reforços..............................................................................................8

5     Analise do comportamento.................................................................10

6    Conclusão ...........................................................................................11

7   Bibliografia ...........................................................................................12

  1. Introdução

O pensador Burrhus Frederic Skinner,buscou entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogênese e ontogênese e cultura.E assim dando inicio ao Behaviorismo Radical.

A análise do comportamento que é uma ciência natural, parte do Behaviorismo Radical e formulada pelo psicólogo, que estuda o comportamento humano a partir da interação entre organismo/ambiente. A atenção do pesquisador é assim dirigida para as condições ambientais em que determinado organismo se encontra, para a reação desse indivíduo a essas condições, para as consequências que essa reação lhe traz e para os efeitos que essas consequências produzem.

  1. Quem foi Burrhus Frederic Skinner (1904 – 1990) ?

Skinner foi um autor e psicólogo estadunidense que conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental, e foi o propositor do Behaviorismo Radical, abordagem filosófica que busca entender o comportamento inteiramente em função da história ambiental de reforçamento que por sua vez deu origem ao corpo teórico da Análise do Comportamento.

Nasceu em Susquehanna, no estado norteamericano da Pensilvânia, em 1904. Criado num ambiente de disciplina severa,foi um estudante rebelde, cujos interesses, na adolescência, eram a poesia e a filosofia. Formou-se em língua inglesa na Universidade de Nova York antes de redirecionar a carreira para a psicologia, que cursou em Harvard - onde tomou contato com o behaviorismo. Seguiram-se anos dedicados a experiências com ratos e pombos, paralelamente à produção de livros. O método desenvolvido para observar os animais de laboratório e suas reações aos estímulos levou-o a criar pequenos ambientes fechados que ficaram conhecidos como caixas de Skinner, depois adotadas para experimentos pela indústria farmacêutica. Quando sua filha nasceu, Skinner criou um berço climatizado, o que originou um boato de que a teria submetido a experiências semelhantes às que fazia em laboratório. Em 1948, aceitou o convite para ser professor em Harvard, onde ficou até o fim da vida. Morreu em 1990, em ativa militância a favor do behaviorismo.

“O homem modifica o mundo. Ele é um ser em constante construção, um ser único, que atua, modifica e é pelo mundo modificado.”

B.F Skinner.

  1. Behaviorismo radical

O Behaviorismo Radical, postulado por B. F. Skinner, apareceu na área da Psicologia como uma forma filosófica e como um projeto de pesquisa em oposição ao behaviorismo metodológico. O Behaviorismo Radical é o campo filosófico da análise do comportamento.

As questões trabalhadas no Behaviorismo Radical avaliam a repercussão e a validade das pesquisas científicas experimentais no estudo do comportamento.

Para Skinner, o behaviorismo radical seria um caso especial da filosofia da ciência: "não é a ciência do comportamento humano, é a filosofia dessa ciência" A análise do comportamento. Ele busca compreender questões humanas, como "comportamento", "liberdade" e "cultura", dentro do modelo de seleção por consequências, e rejeitando o uso de variavéis não-físicas (sem dimensão no tempo-espaço).

O Behaviorismo não nega auto-observação ou autoconhecimento, mas a natureza do que é sentido e observado (nosso corpo, quanto dele podemos conhecer? Quão fidedigna é nossa observação?)‏

Não nega os estados privados (sentimentos e pensamentos), questiona qual o seu papel na determinação da conduta humana. Estados privados não explicam comportamento, são em sí comportamentos (devem ser explicados)‏. Ex: fiz isso porque me sentia assim (isto não é explicação).

Um filósofo behaviorista radical defende que as diferentes explicações sobre o comportamento humano deveriam ser resolvidas na base de evidências refutáveis, e não de abstratas especulações. O behaviorismo radical foi concebido em experimentos realizados sob o rigor da produção de conhecimento científico. Desenvolvido dentro de um laboratório, sob condições controladas, é um método passível de reaplicação.

O behaviorismo radical contempla os estímulos dados aos indivíduos pelo meio ambiente. De acordo com Skinner, esses meios eram conhecidos como punição, reforço positivo e reforço negativo.

4.Entendendo os conceitos

  1.  Comportamento Operante: Aprendizagem pelas consequências

B. F Skinner propôs o modelo do comportamento operante como aquele que produz consequências como modificações no ambiente e é afetado por elas. Este tipo de comportamento engloba a maioria de nossos comportamentos ou ações, como os processos de aprendizagem, conhecimento, linguagem, ser quem somos e ter personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (177 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com