TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Behaviorismo

Por:   •  2/6/2017  •  Resenha  •  2.466 Palavras (10 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FICHAMENTO

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001. Capítulos 3,4 e 5.

CAPÍTULO 3 - O Behaviorismo

  1. OBJETIVO: Os autores buscamdescrever o estudo do comportamento através da teria do Behaviorismo.

  1. TESE/ HIPÓTESE DEFENDIDA:O interesse dos autores é mostrar qual o objeto da psicologia, além de apresentar alguns conceitos da teoria comportamentalista.
  1. CONCEITOS-CHAVE:

O Behaviorismo é o estudo psicológico baseado na observação e análise objetiva do comportamento humano.  J.B. Watson é o fundador desta escola, defende que é possível desenvolver uma psicologia científica da mesma maneira que qualquer outra ciência natural. “Watson buscava a construção de uma Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos, e que tivesse a capacidade de prever e controlar”. (p.58)

Para poder considerar a psicologia uma ciência, Watson lhe atribui um objeto de estudo observável verificável: o comportamento, ou seja, as relações entre os estímulos e respostas, através duas razões podem ser apontadas (metodológica ehistórica) (p.58)

Skinner é o behaviorista que mais se destaca (p.59), desenvolveu a sua famosa teoria sobre ocomportamento humano e suas reações a estímulos externos, por meio dos quais uma conduta é reforçada com a intenção de que se repita ou ser exterminada de acordo com as consequências que isso implica. A teoria de Skinner é baseada na idéia de que eventos relacionados com a aprendizagem alteram ou modificam o nosso comportamento e forma de agir de acordo com determinadas circunstâncias (comportamento operante) (p.59)

O comportamento respondente de Skinner. É o comportamento “não-voluntário”, gerado de forma automática por um estímulo que oprovoca. Ex. arrepio da pele quando um ar frio a toca. (p.59-60)


O comportamento operante. É a teoria psicológica da aprendizagem que explica o comportamento voluntário do corpo em relação ao meio ambiente, com base em um método experimental. Ou seja, ante um estímulo, se produz uma resposta voluntária, a qual pode ser reforçada positivamente ou negativamente fazendo com que o comportamento operante seja reforçado ou enfraquecido.  “O comportamento operante [...] é a ação do organismo sobre o meioe o efeito dela resultante — a satisfação de alguma necessidade, ouseja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito” (p.62).

Sobre os reforços: eles podem ser: reforço positivo (todo evento que aumenta a probabilidadefutura da resposta que o produz, p. 64); reforço negativo (todo evento que aumenta a probabilidadefutura da resposta que o remove ou atenua p.64); ou reforços primários ou secundários.  Por exemplo, as respostas que satisfazemas necessidades fisiológicas, como beber quando se tem sede ou comer quando se tem fome são primários e agradáveis para a maioria dos organismos.

Skinner coloca outras ações no comportamento humano: a esquiva (comportamento que previne a ocorrência ou reduz a magnitude do segundo estímulo ex. tapar os ouvidos para amenizar o som de um estrondo, p. 64); e a fuga (comportamento reforçado é aquele que termina com um estímuloaversivo já em andamento, p. 65).

Bock e colaboradores apresentam outros processos formulados pela AnáliseExperimental do Comportamento:  a) Extinção: é um procedimento no qual uma resposta deixaabruptamente de ser reforçada, ex. quando perdemos o interesse em determinada pessoa, não a buscamos mais, p.66) e, a Punição:procedimento importante que envolve aconseqüenciação de uma resposta quando há apresentação de umestímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente, ex. quando a mãe pune a criança por algum ato, p. 66).

Ainda trata sobre os comportamentos, para o controle dos estímulos há dois conceitos: a Discriminação (quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro, como exemplo, a presença do outro não me faz jogar o lixo no chão, p.68) e; a generalização(a generalização depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos, ex. é possível transferir aprendizados por meio das generalizações, p. 69).

  1. CONCLUSÃO DO AUTOR:A teoria comportamentalista é aplicada na educação a fim de controlar e organizar as situações de aprendizagem, assim como a elaboração de uma tecnologia de ensino. De igual modo, se expande para o mundo corporativo, entretanto, em âmbito brasileiro, a área clínica emprega bastante as contribuições do Behaviorismo.

5 CONCLUSÃO DO LEITOR:Texto de suma importância para compreender que o objeto da psicologia é o comportamento humano, quem é o fundador do Behaviorismo, como ohomem é estudado por essa corrente, enfim, serve para ter um panorama geral de como é possível descrever o comportamento por meio de sua análise e modificá-lo quando possível e necessário.

CAPÍTULO 4 - A Gestalt

  1. OBJETIVO:
  1. TESE/ HIPÓTESE DEFENDIDA: O interesse dos autores é mostrar que os  gestaltistas demostraram que o ser humano não percebe as cosas como entidades sem relação eisoladas, mas que as organizam, mediante o processo perceptivo, em totalidades significativas. Em cada situação se forma uma 'figura' ou ponto de interesse e um 'fundo' sem interesse. Enquanto há interesse a cena aparece organizada de modo significativo.
  1. CONCEITOS-CHAVE:

Ateoria do Gestalt, também chamada de psicologia da forma, é una corrente da psicologia moderna, surgida na Alemanha que tem como ponto de partida a percepção (p.77).

Tanto a Gestalt quanto o Behaviorismoconcordam que o objeto da psicologia é o comportamento humano (p. 77). Entretanto, a Gestalt critica a corrente behaviorista por compreender que essa teoria é mais voltada para a objetividade, sem considerar o contexto (p. 78). A Gestalt propõe uma visão mais holística, quer dizer, que percebe os objetos, e em especial aos seres vivos, como totalidades – nada existe por si, isolado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com