TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Behaviorismo

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CE

Behaviorismo

Mahavir Soares Simas

Willder Boa Vista Acioly

Recife

2018

O psicólogo norte americano, seguidor do Behaviorismo de J.B. Watson, Frederic Skinner criou uma proposta de análise do comportamento humano desenvolvendo uma metodologia de ensino/aprendizagem baseada no princípio de que aprender deve ser uma experiência gratificante e não aversiva.

O Behaviorismo de Skinner tem como objetivo o estímulo ao estudante para que haja maior taxa de absorção do conteúdo e para que este obtenha sucesso no aprendizado. Fazendo uso de tecnologia e criando as “máquinas de ensinar”, Skinner aguçava a percepção e estimulava a busca pelo acerto, de forma gradual onde há um respeito ao ritmo individual, cada um avançando conforme seu próprio progresso.

Devido à existência de matérias com conteúdos mais complexos, que demandam mais tempo e processos de aprendizagem, a instrução programada proposta por Skinner traz o conceito de “gradualismo”.  Este processo consiste na ideia de que oferecer o conhecimento certo, avançando moderadamente na transmissão do conteúdo que, será fracionado em uma grande quantidade de atividades práticas para serem desenvolvidas individualmente.

De acordo com o desenvolvimento das práticas educacionais desde 1960, o Behaviorismo, assume uma postura mais ampla onde os trabalhos podem ser desenvolvidos através de atividades em grupo. Além disso, o sucesso do aprendizado vai abordar técnicas de ensino diferenciadas como: pesquisas e debates aumentando assim o nível do progresso no conhecimento absorvido.  

Apesar de o Behaviorismo trazer um grande grau de contribuição na Educação, temos alguns pontos para pensar quando se trata no individualismo de alunos que passam a ser condicionados para aprender algo. Quando se trata de educação, o bem estar do aluno é importantíssimo para que o ensino seja promissor, será que uma teoria em que a repetição é um ponto chave é totalmente adequada?

Todas as pessoas possuem individualidades, as vezes precisam ser observadas separadamente por uma se destacar mais que outra e assim usar um método de ensino mais adequado. Com o Behaviorismo Isso parece se apagar e ser usado apenas uma linha para o ensino, tornando os alunos um pouco mais iguais e previsíveis.

Temos um exemplo bem conhecido de como o método Behaviorista pode ser usado de má forma, tornando-o bastante prejudicial e desumano. Temos o filme Laranja Mecânica de 1971e dirigido por Stanley Kubrick, o filme conta a história de Alex, um jovem rapaz que anda com uma gangue e teu costumes bem violentos, do tipo estuprar e espancar pessoas, quando finalmente é preso ele passa por um tratamento de comportamento que o induz a ter enjoos quando tem pensamentos ruins.

O tratamento é basicamente colocar Alex em uma situação de repetição (telão com cenas de violência passando), durante ela os médicos o dão uma droga que provoca os enjoos até que ele seja condicionado a toda vez em que ficar em uma situação que submeta a sua mente a ideia de violência, ele tenha o desprazer do enjoo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com