TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Behaviorismo e Psicanálise

Por:   •  12/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade (Behaviorismo/ Psicanálise).

1) A partir do capítulo estudado e do texto complementar apresentado, discutam:

• Como a análise comportamental vê a pessoa?

Entende-se que pela observação e experimentação sistemática e cuidadosa é possível desenvolver um conjunto de princípios que podem explicar o comportamento humano. É dada uma importância maior aos fatores ambientais e hereditariedade e é religada ao segundo pano. O homem passa a ser visto como produto do ambiente.

• Pela proposta da análise comportamental, o que é preciso fazer para se conhecer e para conhecer os outros?

Interações entre os indivíduos e o ambiente, entre ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiental (as estimulações).

• Como se dá a questão do controle e do contracontrole dos comportamentos?

Controle é feito pelos órgãos, ou instituições organizadas, tais como o governo, religiões, sistemas econômicos em grau menor, educadores e psicoterapeutas, exercem um controle poderoso e muitas vezes molesto.

O Contracontrole é os que são assim controlados passam a agir. Escapam ao controlador pondo-se fora do seu alcance, se for uma pessoa; desertando de um governo, apostasiados de uma religião, demitindo-se ou mandriando ou então atacam a fim de enfraquecer ou destruir o poder controlador, como numa revolução, numa reforma, numa greve ou num protesto estudantil.

2) Escolham situações simples da vida cotidiana e procurem aplicar os conceitos de reforçamento positivo e negativo, punição, extinção, esquiva, generalização e discriminação, que foram apresentados no texto, produzindo questões desafiadoras para seus colegas. Por exemplo: por que abrimos o guarda-chuva quando está chovendo? Como sabemos todos os dias como chegar a nossa casa?

Reforçamento positivo – Por que para fazer uma viagem precisamos guardar o dinheiro?

Guardar dinheiro Viajar

Reforçamento negativo – Por que quando vamos a praia passamos protetor solar?

Passar protetor solar Evitar queimaduras

Punição – Dirigir acima do limite de velocidade em área de radar e levar uma multa. Apresentam estímulos aversivos que se destinam a diminuir esse comportamento.

Dois irmãos pequenos brigam para ver quem fica com o brinquedo novo, a mãe leva o brinquedo embora. Algo de bom está sendo tomado como resultado de um comportamento indesejável.

Extinção – Uma criança não obedecia aos pais, então a mãe passa a lhe dar pequenos presentes como estímulo para que a criança lhe obedeça. Ela obedece, mas depois de um tempo quando a mãe para com esses presentes, a criança volta a desobedecer.

Esquiva – Por que sair de uma festa ao perceber que tem alguém com quem você não deseja se encontrar? Para se esquivar da possibilidade dela vim até você.

Generalização – Por que uma criança teria medo de todo barulho que remete ao estouro de uma bexiga? Porque desde pequeno alguém a fez ter medo sobre a bexiga e hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com