TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE PERICOLOGIA

Projeto de pesquisa: O CONCEITO DE PERICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ARNULPHO MATTOS

JOSÉ WIDINEY

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

VITORIA – E.S

2014

JOSÉ WIDINEY SARAIVA DA SILVA

Insalubridade e periculosidade

VITORIA – E.S

2014

Sumário

INTRODUÇÃO 4

CONCEITO DE INSALUBRIDADE 5

CONCEITO DE PERICULOSIDADE 6

CONCLUSÂO 7

REFERENCIAS DE PESQUISA 8

INTRODUÇÃO

E considerado na insalubridade o caráter habitual e permanente pode causar adoecimento. Enquanto que na periculosidade a possibilidade de ocorrer uma fatalidade. E o que motiva sua concessão das atividades ou operações aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. Analisando o conceito e verificando que ele é tecnicamente correto dentro dos princípios no campo da saúde ocupacional.

CONCEITO DE INSALUBRIDADE

CONCEITO

Em termos laborais significa o ambiente de trabalho hostil à saúde, pela presença de agente agressivo ao organismo do trabalhador, acima dos limites de tolerância permitidos pelas normas técnicas.

CRITÉRIO LEGAL

O artigo 189 da CLT estabelece que:

Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. Analisando o conceito acima, verifica-se que ele é tecnicamente correto dentro dos princípios da Higiene Industrial. No campo da saúde ocupacional, a Higiene do Trabalho é uma ciência que trata do reconhecimento, avaliação e controle dos agentes agressivos possíveis de levar o empregado a adquirir doença profissional, quais sejam:

 Agentes físicos — ruído, calor, radiações, frio, vibrações e umidade;

 Agentes químicos — poeira, gases e vapores, névoas e fumos;

 Agentes biológicos — micro organismos, vírus e bactérias.

Assim as atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos. A Norma Regulamentadora NR-15 da Portaria nº 3214, de 08 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho, estabelecer os agentes nocivos, bem como os critérios qualificados e quantitativos para caracterização das condições de insalubridade.

Ruído Contínuo e Intermitente;

Ruído de Impacto;

Calor;

Iluminação;

Radiações ionizantes;

Trabalho sobre Condições Hiperbáricas;

Radiações Não-Ionizantes;

Vibrações;

Frio;

Umidade;

Gases e Vapores;

Poeira mineral.

VALOR DO ADICIONAL

O Exercício do Trabalhador em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional incidente, sobre o salário mínimo da região, de acordo com o grau da insalubridade do agente nocivo, conforme dispõe a item 15.2 da NR-15 - Portaria 3214/78:

Grau Máximo: 40%

Grau Médio: 20%

Grau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com