TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CORPO E SEUS SÍMBOLOS - JEAN-YVES LELOUP

Por:   •  4/11/2019  •  Resenha  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 5

ROTEIRO DIRIGIDO DO LIVRO: O CORPO E SEUS SÍMBOLOS - JEAN-YVES LELOUP

1. Interprete: “o corpo é o inconsciente visível”.

O indivíduo desde a infância vai adquirindo marcas que se tornaram lembranças em seu corpo que irão permanecer por toda sua trajetória, fazendo com que este sujeito sempre que se deparar como essas marcas associe ao fato ocorrido, como por exemplo um corte por devido a uma queda.

2. Relacione as possibilidades de escuta do corpo humano, descrevendo-as.

A anamnese é um método que transcreve toda a escuta feita da fala do sujeito, onde nela podem-se fazer várias constatações de adoecimentos relacionados a fatores físicos ou psicológicos de toda a trajetória deste indivíduo.

3. Descreva a evolução da consciência e as diferentes partes do corpo.

As partes do corpo trazem uma correlação com a consciência, tornando possível mostrar que dos pés a cabeça pode-se relacionar reações físicas com respostas da consciência. Pés são raiz, joelhos são relacionados à oralidade, o sacro e genitais com a consciência anal e genital, ventre como consciência familiar, coração como consciência social, ombros como consciência autônoma, a cabeça que é caracterizada pelo resumo de todo corpo.

4. Simbologia dos pés.

Os pés são a raiz do indivíduo, onde este pode se sentir enraizado no mundo, considerando a simbologia dos pés. Assim, por meio dessa caracterização, o equilíbrio ou desequilíbrio deste individuo no mundo se torna o resultado da aceitação ou rejeição pela viva que possui.

5. Simbologia dos tornozelos.

Estes estão intimamente relacionados ao contato com o outro, indivíduos desejados ou não sentem limitações de dar um passo a frente ou se manter estagnados na vida.

6. Reconte com suas palavras o mito do Édipo.

Os pais após descoberta de uma profecia feita de uma maldição que envolvia o amor e ódio do filho em relação a estes pais resolvem abandonar este filho o deixando para a morte, mas Édipo é encontrado e criado por outra família, porém com o passar dos tempos esse filho vai a busca de suas raízes onde encontra sua mãe e por ela se apaixona e matando assim seu pai e cumprindo a profecia.

7. Releitura do mito do Édipo e suas etapas. Descreva-as.

A herança genética traz um processo de aceitação familiar com tudo o que ela traz atrelada de sentimentos em relação a esta família, como: medo, rancor, dores etc. Possibilitando assim uma superação da imagem homem/mulher que possui de si, trazendo assim uma compreensão da sua origem estabelecendo o vínculo familiar de forma harmoniosa.

8. Simbologia dos joelhos.

Transmite o significado de afetividade e carinho pelos pais ao filho, quando esse é colocado no colo, sentado sobre os joelhos de maneira aconchegante. O livro mostra que a ausência dessa demonstração de afeto pode ocasionar no indivíduo um estranhamento em aproximações com outras pessoas, quando lhe é oferecido colo, ou ainda pode fazer com que esse indivíduo busque por colo mais tarde.

9. Simbologia das pernas.

São o suporte das raízes do indivíduo (pés) e também denotam uma sedução na sua forma de mostrar ou esconder. Pode também remeter a uma interiorização da maternidade.

10. Por que o ânus é região sagrada?

A liberação das esfíncteres está relacionada a abertura do canal da sabedoria e também se diz sagrado por ser a limpeza e purificação do corpo , muitas pessoas possuem retração nessa região.

11. Simbologia dos genitais.

É a fusão de dois corpos e duas almas que com diferenças individuais se unem em um e não apenas por prazer, mas por um encontro e uma troca de subjetividades e intimidade. Não apenas para esvaziamento de tensão sexual.

12. Como os gregos entendiam o amor?

Para eles o amor estava presente em todas as relações entre as pessoas, na relação maternal, na amizade. Eles pensavam o amor sem trocas e sem a necessidade do pertencimento, mas sim um amor gratuito carregado de sentimentos nobres, onde a necessidade do outro não pautava as relações amorosas supracitadas.

13. Simbologia do ventre.

O ventre está diretamente ligado a relação parental, centralizado no corpo feminino ele faz um elo direto com o mundo externo e recebe as vibrações positivas e negativas com os pais.

14. Simbologia da coluna vertebral.

A coluna simboliza a estrutura de conhecimentos básicos , faz relação com a presença ou ausência da função paterna, portanto é nela que está refletida a base de conhecimento estrutural que foi passada ao indivíduo para toda sua vida. A ausência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com