TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Por:   •  2/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ESTUDO DIRIGIDO

DESENVOLVIMENTO HUMANO - I

Prof.ª Dayse S. Chaves

  1. O que é desenvolvimento humano e como seu estudo se evoluiu?

O desenvolvimento humano é o estudo científico dos processos de mudança e estabilidade ao longo do ciclo de vida humana. O estudo evoluiu desde o momento da concepção, onde os seres humanos passam por processos de desenvolvimento. Cientistas do desenvolvimento humano investigam as maneiras como as pessoas mudam ao longo da vida, tais como tamanho e forma fisiológica, como as características que permanecem razoavelmente estáveis, como o temperamento.

  1. Cite quais os três principais domínios do desenvolvimento humano e os conceitue.

Os três principais domínios do desenvolvimento humano são:

  1.  desenvolvimento físico;
  2.  desenvolvimento cognitivo e,
  3.  desenvolvimento psicossocial.

  1. Quais são os oito períodos do desenvolvimento humano aceitos nas sociedades ocidentais?

Os oitos períodos do desenvolvimento humano são:

  1. Período Pré-Natal (Da Concepção ao Nascimento);
  2. Primeira infância (do Nascimento aos 3 anos);
  3. Segunda Infância (de 3 a 6 anos);
  4. Terceira infância (de 6 a 11 anos);
  5. Adolescência (de 11 a 20 anos);
  6. Início da Vida Adulta (de 20 a 40 anos); vida Adulta Intermediária (de 40 a 65 anos) e, vida Adulta Tardia (de 45 anos em diante). 
  1. Descreva as influências que interferem o desenvolvimento humano.

As influências que tornam uma pessoa diferente da outra se diferem em: sexo, altura, peso e compleição física e em fatores constitucionais como: saúde e nível de energia; em inteligência; e em características de personalidade e reações emocionais. Também diferem pelos contextos de suas vidas, os estilos de vida, os lares, as comunidades e as sociedades em que vivem, os relacionamentos, os tipos de escolas que frequentam, suas profissões e como desfrutam seu tempo de lazer.

  1. Cite as principais perspectivas teóricas do desenvolvimento humano e seus pressupostos básicos.

As principais interpretações das questões relativas à natureza da aprendizagem remetem a um passado histórico da filosofia e da psicologia. Para os teóricos da aprendizagem o desenvolvimento humano “resulta da aprendizagem, com base na experiência ou adaptação ao ambiente”, reforçando que” a vida é um contínuo processo de aprendizagem: novos eventos e novas experiências desenvolvem novos padrões de comportamento”.

  1. O que causa os nascimentos múltiplos?

Um nascimento múltiplo ocorre quando mais que um feto nasce no final de uma só gravidez, e ocorre muitas vezes por uma herança genética. A possibilidade de uma gravidez de múltiplos deve ser levada em conta sempre que a grávida possua antecedentes familiares de gêmeos. Exemplo: Existem dois tipos de gestações múltiplas, fraternos e idênticos. Na fraterna, dois ou mais óvulos vos são fertilizados e implantados no útero. Estes tipos de múltiplos podem ter o mesmo sexo ou sexos diferentes, dependendo do esperma que fertilizou os óvulos. O idêntico é formado quando um óvulo está fertilizado e em seguida divide-se em dois ou mais embriões. Múltiplos idênticos são do mesmo sexo, porque eles vieram do mesmo óvulo e, normalmente, são muito parecidos.

  1. Como influências relativas da hereditariedade e do ambiente operam juntas?

Algumas influências sobre o desenvolvimento têm origem principal na hereditariedade herdadas dos pais biológicos, como as características e os traços.
Nossa influência parte do ambiente interno e externo sendo medida por estudos mais precisos, apontando componente hereditário, a estimulação parental, a educação, influência dos amigos e outros. Teóricos e pesquisadores contemporâneos estão mais interessados em descobrir como esses dois fatores operam juntos a hereditariedade e a experiência.

  1. Quais características são influenciadas pela hereditariedade e ambiente?
  • Influência da composição familiar e da vizinhança: lares chefiados por mulheres, lares constituídos por pais separados, etc.
  • Influência da Condição Socioeconômica: Criança pobre poder ser prejudicada quando esta pobreza afeta o aspecto social, físico e cognitivo.
  • Influência cultural: Cultivo do milho com a chegada dos europeus é litoral da América. Outros exemplos são os jogos, brincadeiras, artesanatos, etc ….

  1. Quais são as três etapas do desenvolvimento pré-natal e o que acontece durante cada uma delas?

Da concepção ao parto, cada semana representa um progresso importante para a formação do feto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com