TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Por:   •  17/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

  FACULDADES PITÁGORAS GUARAPARI

                       

        ANA CLÁUDIA TRAJANO DE AMORIN ALMEIDA

                             DESENVOLVIMENTO HUMANO II

                                 GUARAPARI

                                                   2020

     FACULDADES PITÁGORAS GUARAPARI

     ANA CLÁUDIA TRAJANO DE AMORIN ALMEIDA

   DESENVOLVIMENTO HUMANO II

[pic 1]

                                        GUARAPARI

       2020

   INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar experiência do cotidiano familiar com base nos conceitos de Winnicott.

A infância é um período da vida em que o desenvolvimento está ocorrendo em todas as áreas, tanto físico, quanto psíquico, e até mesmo moral, é um período onde ocorrem mudanças que nos acompanharão até a vida adulta.

Ao pensarmos em um psicanalista clássico, lembramos de Donald Woods Winnicott, que ao longo de seus estudos mostrou-se tendenciado ao estudo do desenvolvimento psicossocial infantil. Visando o desenvolvimento mental da criança, pôs a mãe como um indivíduo fundamental neste desenvolvimento. As brincadeiras simbólicas realizadas pela mãe, a colocavam em um pódio de um indivíduo suficientemente boa, no qual permite que a criança crie fantasias.

Para Winnicott a responsabilidade de cuidar dos filhos não é da mãe, mas de todo o ambiente.

A definição de uma criança normal, é aquele indivíduo que possui o desejo de infringir padrões definidos por seus pais, essa criança procura estabelecer sua individualidade, busca manipular, cansar, destruir, movimentar o ambiente, e o seu interesse nestes parâmetros são únicos, mostra que sua identidade ainda não está organizada, e esta referência de identidade se divide entre o certo e o errado, onde os pais têm a tendência a fixar esta referência. Ao estabelecer os padrões de certo e errado, a criança adquire certo sentimento de culpa, remorso, tristeza, angústia. Casos seus progenitores não exerçam o papel de tal responsabilidade, a criança, vulgo indivíduo não desenvolverá estes sentimentos, podendo ocasionar patologias, com sintomas de neuroses e delírios. A punição dada pelos pais, tem como base punições sociais, caso não seja realizada, a criança poderá buscar na sociedade essa punição.

Relataremos um caso de uma criança que se tornou delinquente pois conviveu em um ambiente onde nunca soube o que era ser punido ou corrigido. A criança pelo nome de João passou por perda do pai e da mãe e foi criada por uma irmã mais velha, a qual fazia suas vontades.

A criança não tinha regras e nem limites, passou a estar mais tempo na rua com colegas do que em casa, iniciou o uso de drogas, envolveu-se em roubo e assassinato, e foi preso. Mas passando alguns meses foi liberado por se tratar de um menor, assim ele cresceu e se tornou um adolescente delinquente, e até os dias atuais continua cometendo infrações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com