TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano

Por:   •  16/3/2017  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento Humano

        Papalia (2013) afirma que o desenvolvimento humano (o estudo cientifico de processos de mudança e estabilidade) está sempre em evolução, pois é um processo que dura desde a concepção até a morte: o desenvolvimento do ciclo de vida (p.36). Dividido em oito períodos: pré-natal, primeira infância, segunda infância, terceira infância, adolescência, início da vida adulta, vida adulta intermediária e vida adulta tardia. Em cada etapa, as pessoas têm necessidades e tarefas especificas em termos de desenvolvimento.

        Os cientistas estudam a mudança e estabilidade em todos os domínios do desenvolvimento durante o ciclo de vida, em três principais domínios, ou aspectos do eu que estão inter-relacionados: o físico, cognitivo e o psicossocial (p.37). Os três domínios se inter-relacionam e podem afetar-se mutuamente, de acordo com suas evoluções (p.38).

        As influências exercidas sobre o desenvolvimento vêm tanto da hereditariedade quanto do ambiente, assim como estão relacionadas com o processo de maturação. Fatores que também influenciam no desenvolvimento das pessoas são a cultura e a etnia (p.42). Além das influências normativas (como a mídia) e não formativas (acidentes, morte de familiares), que podem causar grandes impactos no ciclo de vida (p.48).

        É imprescindível que percebamos que o desenvolvimento é um processo vitalício de mudança, e também interage em níveis biológicos, psicológicos e sociais. Que ao mesmo tempo que as pessoas evoluem em uma direção, podem estagnar em outra. Que tanto quanto o desenvolvimento é influenciado pela cultura e pela biologia, o equilíbrio entre elas se alteram. Que o desenvolvimento requer alocação de tempo, energia, talento, dinheiro e apoio social de inúmeras maneiras. E que o desenvolvimento revela plasticidade, assim como cada pessoa se desenvolve multiplamente: os seres humanos não apenas influenciam, mas também são influenciados pelo contexto histórico-cultural. Entendendo todos esses conceitos básicos, o aprofundamento do estudo no desenvolvimento humano pode ser usado amplamente para observar a parte técnica, cientifica e experimental do desenvolvimento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com