TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano

Por:   •  12/10/2018  •  Dissertação  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

O livro em questão que tratamos nesta pesquisa chama-se ´E o Dente Doía´, publicado em 2012, escrito por TERRA, Ana consta de 14 páginas nas quais a autora conta a história de um Jacaré que sofre com dor de dente e na busca de livrar-se das dores tem o apoio de vários amigos(ratos, coelhos, tatus, esquilos etc...) .

O tema principal fala sobre como os animais vão cooperar e ajudar o amigo jacaré a superar a dor de dente. Diante disso, o objeto em análise traz uma bagagem educativa que ensina, de forma ilustrativa, como as crianças podem incorporar e aprender o senso de cooperação.

No mundo atual, onde a cultura da competição está enraizada nos modelos pedagógicos nas escolas, o livro faz um contraponto quando trata a cooperação como forma de crescimento individual e de grupo em sociedade, reforçando a atividade de que a ajuda mútua traz mais benefícios que a competição.

Segundo Vilma Medina, Diretora do site www.guiainfantil.com , “A cooperação ou colaboração é a tarefa de ajudar e servir, de uma maneira desinteressada dos demais. Para que as crianças sejam colaboradoras e cooperantes é necessário que desenvolvamos nelas um espírito generoso, solidário e altruísta.” MEDINA, Vilma, Educar a criança com valores. A cooperação e colaboração. Disponível em www.google.com.br/amp/s/br.guiainfantil.com/materiaiseducacao/valoreseducar-a-crianca-com-valores-a-cooperacao-ou-colaboracao/amp/

O exposto no livro se configura como exposto por Vila Medina na citação acima. No livro, o Jacaré é ajudado a superar sua dor de dente através da cooperação e colaboração de vários animais. Assim, saindo das páginas do livro para a realidade o objetivo pedagógico se configura no mundo real, quando a criança tem contato com esse tipo de livro didático, constrói-se no seu psicológico o modelo de generosidade e colaboração mutua, em palavras mais diretas, a viver em sociedade administrando conflitos para o bem do grupo e individual.

O livro de leitura fácil e acessível a pais e crianças recém-alfabetizadas. O exemplo dos animais ajudando o Jacaré sem qualquer interesse transparece a mensagem de cooperação como exemplo. Sendo assim, sabemos que a cooperação é ensinada para as crianças através dos exemplos de pais e maiores com suas atitudes cotidianas.

Na perspectiva de Lopes e Silva (2008), A aprendizagem cooperativa é mais do que um simples trabalho de grupo. Quando as crianças trabalham em grupo de maneira tradicional é possível que interajam, enquanto que em grupo cooperativo as atividades propostas são concebidas de modo que a participação de cada um seja necessária para realizar a tarefa pedida.

Neste sentido, é importante ressaltar a atividade exercida pela criança e a importância de sua colaboração para o grupo. Não se trata de um trabalho exclusivo, mas cooperativo para um bem maior. No livro, o bem maior é a cura do Jacaré, desempenhada pelo trabalho em grupo dos outros animais.

Ainda, podemos frisar a importância e valorização das diferenças através da cooperação, pois o sujeito estará inserido num contexto de diferentes personalidades e pessoas que trabalham em conjunto para um objetivo. A autora Ana Terra expressa isso quando trata de diferentes espécies de animais que trabalham junto para colaborar para outra espécie diferente, no caso o jacaré.

Lopes e Silva (2008) definiram cinco elementos essenciais que devem estar presentes na aprendizagem cooperativa: A interdependência positiva, a responsabilidade individual e de grupo, a interação estimuladora face a face, as competências sociais e o processo de avaliação de grupo. Assim, as crianças deixam de ser figuras passivas perante aos educares e passam a ser figuras ativas, dentro de suas relações cooperativas.

No viés da literatura como abordagem a pedagogia cooperativa, os livros têm papel essencial na construção do modelo educacional colaborativo. A criança em contato com a literatura resgata e constrói sua visão de mundo paralela a vivência cotidiana, reforça o seu vocabulário e a sua escrita.

O livro expande a visão de mundo da criança extraindo de sua imaginação paradigmas para estruturação de uma identidade social. Dos anos 70 até então, a literatura infantil compõe um protagonismo de aspecto social e de lazer na formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com