TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano

Por:   •  25/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

SANTO AMARO

DIRETORIA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

ISABELLE SANTANA DA SILVA - RA: 419102525

Estágio das Operações Formais ou
Hipotético Dedutivas (Adolescência)

São Paulo

2020

ISABELLE SANTANA DA SILVA - RA: 419102525

TURMA 4-B – SANTO AMARO NOTURNO

SOB A OTICA DE PIAGET E ERIKSON – A BUSCA PELA IDENTIDADE

De acordo com as ideias de Melo (2009), o pensamento do adolescente se difere do pensamento da criança, ou seja, a criança consegue chegar a utilizar as operações concretas de classes, relações e números, mas não utiliza-as num sistema fundido único e total que é caracterizado pela lógica do adolescente.

O adolescente apresenta a lógica das proposições relacionando-a a estrutura de classes e das relações. Apresenta o raciocínio hipotético-dedutivo. O pensamento formal encontrado nos adolescentes, é explicado pelo fato de se poder estabelecer as coordenações entre os objetos que também se originam de determinadas etapas da maturação deste sujeito. (PIAGET e INHELDER, 1976)

No entanto, esta constituição da estrutura, não apenas tem ligação com o aparato maturacional do sujeito, mas também com o meio social no qual este está inserido. Para que o meio social atue sobre os indivíduos é necessário que estes estejam em condições de assimilar as contribuições desse meio, voltamos então à necessidade de uma maturação suficiente da capacidade cerebral deste indivíduo. Estes fatores estão relacionados dinamicamente. (PAPALIA, 2008)

O adolescente constrói teorias e reflete sobre seu pensamento, o pensamento formal constitui uma reflexão da inteligência sobre si mesma, um sistema operatório de segunda potência, que opera com proposições. (PIAGET e INHELDER, 1976)

Se o adolescente constrói teorias é porque de uma lado, tornou-se capaz de reflexão e, de outro, porque sua reflexão lhe permite fugir do concreto atual na direção do possível e do abstrato.A lógica não é algo "estranho" a vida do sujeito, é justamente a expressão das coordenações operatórias necessárias para atingir determinada ação. (PIAGET e INHELDER, 1976)

Piaget (1990), sugeriu que o desenvolvimento cognitivo e afetivo, durante a adolescência são úteis para a compreensão de muitos aspectos do comportamento do adolescente, até então apenas atribuído a puberdade ou o despertar da sexualidade. LRW está em fase que é cheia de conflitos a adolescência. A família deveria ser a base sobre as decisões que ela precisa tomar nesse período. (PAPALIA, 2008)

Estabelecer uma identidade requer do indivíduo um esforço para avaliar os recursos e as responsabilidades pessoais e aprender como utilizá-las para obter um conceito mais claro de quem é e do que quer ser. O desenvolvimento, na perspectiva de Piaget, ocorre pelo desenvolvimento intelectual e afetivo necessários e que tem lugar durante a aquisição das operações formais.  Um "equilíbrio" final é alcançado quando o adolescente luta para ingressar-se no mundo dos adultos e adquire seu espaço. Este esforço gera desequilíbrios, à medida que a lógica do adolescente se confronta com os diferentes pontos de vista dos adultos (terceiros), ou seja, é um movimento espiral e crescente de reformulações e adaptação. (PAPALIA, 2008)

De acordo com Erikson (1972) a centralidade do eu (ego) destacou que a adolescência é uma crise normativa, sendo uma fase normal de conflito incrementado caracterizada por uma flutuação na força do ego. O indivíduo que a experimenta é vítima de uma consciência de identidade que seria base da autoconsciência da juventude. Durante esse tempo, o indivíduo deveria estabelecer um sentido para a identidade pessoal; a maneira como os jovens podem se explicar em função da formação de sua personalidade é chamada de estado de identidade. (ERIKSON, 1972)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com