TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano

Por:   •  27/11/2022  •  Seminário  •  1.908 Palavras (8 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 8
  • Caso Clínico  01

Sr. Antônio

Antônio, 65 anos, pai de três filhos, casado, aposentado, ex- trabalhador do campo deu entrada no hospital de urgência e emergência com paralisia súbita do lado esquerdo de todo o corpo, com dificuldade para falar, articular palavras e sem conseguir mexer a boca. A esposa de seu Antônio, Dona Elisa relatou que ele sentia dores de cabeça, e que relutava em ir ao médico. Disse que o esposo sentiu repentinamente  uma forte dor de cabeça, desmaiou e acabou  batendo a cabeça  com força.

Ao dar entrada na emergência do hospital foi realizado um exame físico,  para avaliar os déficits neurológicos (paralisias) presentes, nível de glicemia, níveis de pressão arterial e temperatura.  Exames de sangue para averiguar a taxa de glicemia (açúcar) no sangue, uma tomografia do crânio  e uma ressonância magnética para  avaliar a presença de um Acidente Vascular Cerebral, bem como a necessidade de se realizar uma cirurgia. Também foi realizado uma Angiografia dos vasos cerebrais e do pescoço para verificar se havia aneurismas e um Ecocardiograma para avaliar as cavidades cardíacas.

Após a realização dos exames o sr. Antônio foi diagnosticado com AVC hemorrágico subaracnóideo, causado por uma ruptura de um aneurisma  associado ao quadro de hipertensão.  A pressão arterial do senhor Antônio alcançou níveis de 200mm Hg  e por isso o  paciente está recebendo, medicação intravenosa para a redução da pressão em níveis esperados, ou seja de 140-90 mmHg. Infelizmente o sangramento ocorrido foi muito grande, e o paciente saiu de um quadro de desmaio  para um estado de coma,  dessa forma, o paciente encontra-se em monitoramento sob medicação  a fim de controlar o nível de pressão arterial para ser realizada uma neurocirurgia afim de retirar  ou esvaziar o hematoma. O mais importante nos primeiros dias será abaixar e controlar a pressão arterial, com remédios, para evitar que haja um aumento da hemorragia e para que possa ser realizada a cirurgia. No entanto, mesmo que a cirurgia ocorra com sucesso devido a idade do paciente e a debilidade proporcionada pelos quadros de AVC o paciente pode manter as sequelas do acidente vascular cerebral, como  paralisia do lado esquerdo do corpo, e a  dificuldade na fala.

  • Caso Clínico  02

Beatriz

 (nome fictício), 42 anos, casada, dois filhos um de 15 e outro de oito anos. É professora de educação artística deu entrada no setor de urgência e emergência com fortes dores no estômago. Após ser atendida, a equipe realizou uma série de exames e constatou a presença de uma neoplasia de estômago. Beatriz precisava realizar imediatamente uma uma cirurgia já que o câncer encontrava-se em estágio II fase inicial para nível intermediário.

A família encontra-se preocupada, angustiada e sem saber do diagnóstico clinico precisando ser informada.  A paciente encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva e de acordo com as análises diagnosticas e clinicas será necessária à realização de uma cirurgia assim que a febre da paciente ceder e seu quadro manter-se estável para a cirurgia.  A cirurgia será uma Gastrectomia Subtotal. Esta cirurgia é frequentemente indicada se o câncer está localizado na porção inferior do estômago, em algumas circunstâncias pode ser realizada para cânceres que estão apenas na parte superior do estômago.

O procedimento consiste em remover apenas uma parte do estômago, ocasionalmente, junto com uma parte do esôfago ou a primeira parte do intestino delgado (duodeno). A parte restante do estômago é então religada.

A alimentação se torna mais fácil se apenas uma parte do estômago é removida em vez de todo o órgão como será no caso de Beatriz. Após o Tratamento será preciso fazer pequenas refeições várias vezes ao dia e mudar hábitos alimentares. Alguns pacientes podem apresentar náuseas, diarreia, sudorese e calores após as refeições, o que é conhecido como síndrome de Dumping. Quando a totalidade ou parte do estômago é removido, o alimento digerido passa rapidamente para o intestino, levando a estes sintomas. Entretanto, melhoram com o tempo e com a medicação que será receitada.

  • Caso Clínico  03  - Deise

(nome fictício) é uma adolescente de 19 anos que chegou a urgência e emergência devido a uma tentativa de autoextermínio, a jovem foi encontrada no banheiro da Universidade por amigas que acionaram uma unidade móvel de urgência e emergência em estado de torpor que representa um estado alterado de consciência, conhecido como torpor que causa um estado de letargia, ou seja, de semi consciência.  A jovem ingeriu medicamentos de modo a ter um processo de intoxicação precisando ser submetida a um procedimento de lavagem gastrointestinal.

Na emergência, realizou-se uma lavagem gástrica com 1.000 cc de soro fisiológico (SF) através de um sonda nasogástrica (SNG); a cada 8 horas. Finalmente, realizaram- se os seguintes exames laboratoriais, com resultados normais: eletrocardiograma, hemograma completo, glicemia, provas da função hepática, função renal. Após a avaliação psicológica foi diagnosticado um quadro de transtorno bipolar II com ênfase no humor deprimido.

O transtorno bipolar é uma perturbação que afeta os estados de humor que podem ser extremamente enérgicos (conhecidos como episódios maníacos) ou muito tristes e sem energia (fase depressiva). Podem ocorrer estados mais brandos, também conhecidos como hipomania.

Os episódios de alteração de humor podem acontecer em espaços de tempo variados, desde raramente ou várias vezes ao ano. A paciente relatou sentir  desânimo diário e tristeza frequente , dificuldade de se concentrar nas atividades, perda de peso e perda de apetite, sentir-se inútil, sem esperança, perda de interesse em  atividades que antes eram prazerosas, pensamentos recorrentes sobre morte e suicídio e problemas para dormir.

Segundo a irmã, no último ano as intercorrências de variação de humor de Deise foram mais evidentes e frequentes, predominando o humor depressivo muito mais do que os episódios maníacos que intercorriam de forma mais branda em que Deise ficava mais agitada e irritada e tinha comportamentos compensatórios como compras excessivas.

 A paciente recuperou-se satisfatoriamente da overdose de milnaciprano e clonazepam, apresentando estar consciente. Deise mora junto com a irmã e cursa engenharia civil, os pais de origem pobre e simples moram no interior de Goiás, mas ao saber da filha hospitalizada encontram-se angustiados para saber noticias aguardando no hospital. Somente a irmã tinha por conhecimento os episódios de humor deprimido de Deise numa tentativa de poupar os pais a pedido da própria paciente que nunca anteriormente tinha tentado autoextermínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com