TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano Carlos Roberto Mussato LTDA

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Instituo de Desenvolvimento Humano Carlos Roberto Mussato LTDA

Instituto

Carlos Mussato

Introdução a Psicanalise

Prof. Carlos Roberto Mussato

Turma IV

Adriana Ap. dos Reis Montrazzi

Nova Odessa 2017

  1. Introdução

Freud afirma que nada em nossa vida nada acontece por um acaso, como nossos desejos, sentimento, memorias perdidas, desejos reprimidos a partir disso Freud começou e um estudo sobre pré consciente, o consciente e o inconsciente.

Uma resposta para descrever cada elo ocultos que ligava um evento consciente a outro.

  1. Desenvolvimento

2.1 Inconsciente

O inconsciente se refere a conteúdos mentais/emocionais não presentes no campo atual da consciência, é composto por memórias esquecidas como se fosse um “Baú” de fantasias repleto de desejos e emoções, de difícil controle.

Esses conteúdos em algum momento da vida podem ter sido reprimidos, que foram para o inconsciente e podem ser simplesmente inconsciente.

O inconsciente é o aparelho psíquico regido por suas próprias leis de funcionamento, não exigindo noções do passado e presente.

        

2.2 Pré-Consciente

O pré-consciente são aqueles conteúdos acessíveis a consciência é aquilo que está na consciência nesse momento e no momento seguinte não está mais.

O pré-consciente faz parte do inconsciente, isso significa que o sistema consciente tem acesso aos conteúdos do pré-consciente através de alguns procedimentos. Os processos pré-consciente, neste sentido, não fazem parte da consciência, mas estão ligados ao inconsciente. Os processos pré-conscientes, neste sentido não fazem parte da consciência mas estão ligados ao inconsciente.

Podemos entender o pré-consciente como uma zona de transito entre inconsciente e a consciência, significando que os conteúdos pré-conscientes podem aparecer na consciência assim que seja necessário um processo de transformação ocorre com os conteúdos inconsciente

2.3 Consciente

O consciente está ligado a consciência recebe as informações do mundo exterior e as do mundo interior, na consciência se destaca o fenômeno da percepção principalmente do mundo exterior, a tenção e o raciocínio.

O consciente é inacessível desde o exterior da pessoa, a psicologia considera a consciência como um estado cognitivo não abstrato que permite o ser humano interpretar e interagir com os estímulos externos que formam a realidade.

  1. Conclusão

Ao longo desse trabalho percebi que o psiquismo é um forte elemento contribuinte para o processo de adoecimento humano. Ao mesmo tempo em que ele pode contribuir ele pode interferir, provocando desequilíbrio interno, memórias reprimidas, tensão, emoções difíceis de ser controladas.  

Para Freud, a consciência é a função de um sistema específico do aparelho psíquico, responsável pela percepção do mundo exterior, de sentimentos e de processos do pré-consciente, esses processos da consciência se articulam às instâncias do aparelho psíquico freudiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com