TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano Dois

Por:   •  13/4/2017  •  Seminário  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DESENVOLVIMENTO HUMANO 2

PROF. MILENA

ALUNA: MORGANA BARROSO GOMES BASTOS

MAT.: 201102317632

RELATORIO DE SEMINARIOS

Apresentação 1: Drogas e Adolescência

As drogas são substancias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consome e levam à dependência física e psicológica. Seu uso sistemático traz serias consequências físicas, psicológicas e sociais, podendo levar à morte em casos extremos, em geral por problemas circulatórios ou respiratórios. É o que se chama overdose. Alem das drogas tradicionais, os especialistas também incluem na lista o cigarro e o álcool.  O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na historia da humanidade e constitui um grave problema de saúde publica, com serias consequências pessoais e sociais no futuro dos jovens e  de toda a sociedade.

Os adolescentes muitas vezes se encontram afastados dos pais e da família. Ligado a grupos de iguais, muitas vezes também se tornam vulneráveis para aqueles que desejam torna-los dependentes. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno frequente e, por sua complexidade, difícil de ser abordado.

É preciso que as famílias entendam que o dialogo começa desde o  inicio do desenvolvimento. Conversar com o filho adolescente é muitas vezes difícil, especialmente quando nunca houve dialogo antes. O dialogo previne uma serie de problemas simplesmente pois os adolescentes podem se sentir seguros para perguntar antes de experimentar alguma coisa. E isso não se limita as drogas em particular, mas também a sexualidade, a escolha da profissão por exemplo. Assim, sempre conversar. Mesmo que não tenham o habito, quando a situação se estabelece, é necessário ouvir as razoes do jovem, conhecer seus amigos, fazê entender que é melhor tratar da questão. Sem a devida concordância do jovem, a situação se complica ainda mais.

Apresentação 2: Adolescência e Orientação Profissional

O trabalho enquanto dimensão da existência sempre existiu na sociedade dos homens. Somente após a Revolução Industrial, porem, a Orientação Profissional passou a ter algum lugar de destaque, diante do novo e complexo mercado de trabalho.

A escolha profissional assume relativa importância com o capitalismo. Começa a prevalecer a ideia do homem certo no lugar certo, visando maior produtividade. Traçava-se o destino de um homem (através dos testes vocacionais) e este era deslocado para uma atividade especifica que o "mercado" solicitava.

Pensar em Orientação Profissional hoje significa muito mais do que descobrir vocações escondidas. Escolher a profissão é fazer um projeto de vida, é pensar sobre seus interesses, conhecer as profissões existentes, conhecer o contexto sociopolítico cultural no qual estamos imersos e dentro do qual fazemos nossas escolhas. É pensar nesta sociedade e como queremos participar dela, colaborando com ela e transformando-a numa sociedade melhor.

É de extrema importância que seja feita uma analise do ser humano como um todo, buscando seus interesses, visão, personalidade, vontade e, tudo que possa auxiliar sua busca pelo melhor caminho profissional. É importante deixar claro que: orientador não fará um diagnostico e um prognostico como formula de decisão. Ele proporcionara ao sujeito uma condição de reflexão para que o orientando possa decidir as suas opções desde que, perceba e saiba escolher a sua profissão com clareza e entendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com