TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Psicodiagnóstico

Por:   •  29/6/2020  •  Seminário  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  4 Visualizações

Página 1 de 2

1 – O trecho abaixo foi retirado de entrevistas com psicólogos sobre o processo de avaliação psicológica e a utilização de testes psicológicos neste processo. A partir dos seus conhecimentos sobre avaliação psicológica explique se as argumentações apresentadas pelos psicólogos estão corretas ou incorretas. JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA.

a. A avaliação psicológica é mais intensa no campo da personalidade. É utilizada normalmente em empresas de seleção.

É incorreto, porque a avaliação psic. primeiramente ela é um todo, vários testes. Ela não é exclusiva em empresas de seleção, pode ser usada em outros contextos tbm. O campo da personalidade é intensa dentro do campo da avaliação psicológica.

Conceito de Avaliação Psicológica: é um processo técnico, cientifico acerca dos fenômenos psicológicos.

Eu não devo investigar apenas um fenômeno psicológico (personalidade).

Em empresas de seleção da mais capacidade preditiva do teste de personalidade. É realmente mais utilizada em empresas de seleção.

b. Não utilizo testes porque a psicanálise é mais humanística e não acredito nos testes, pois na verdade eles não medem nada.

É incorreta, porque a psicanálise é uma perspectiva teórica, o fato de o profissional trabalhar com psicanálise não invalida a qualidade técnica e os testes psicológicos porque um teste psicológico é baseado em evidências

cientifica sobre os fenômenos psicológico a partir da sua expressão comportamental, aquilo que é observável que pode ser mensurado objetivamente.

O profissional da psicologia pode decidir trabalhar com os testes ou não.

Além disso, na perspectiva histórica a psicanalise contribui para entender o contexto do sujeito e todas as questões subjetivas.

c. Os testes psicológicos são usados para saber a idade cronológica, a idade mental e a personalidade do paciente.

É incorreta. Durante muito tempo trabalhava nessa perspectiva o termo "idade mental X idade cronológica" hoje a gente fala da capacidade cognitiva da pessoa, do quanto o sujeito da conta em determinada atividade, quais são as habilidades e as dificuldades da pessoa.

Idade cronológica apenas precisa olhar a carteira de identidade ou motorista não é necessário testes.

Idade mental não é a nomenclatura mais adequada, como, em geral, pode ser usado esse termo: tais características são ou não compatíveis com o desenvolvimento cognitivo próximo a faixa etária X.

Os testes psicológicos de inteligente não vão trabalhar com a idade cronológica e mental, vamos trabalhar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com