TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Doença de Parkinson

Por:   •  16/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.465 Palavras (18 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 18

Sumário

DOENÇA DE PARKINSON        4

SISTEMA NERVOSO        4

NEURÔNIOS        7

DOPAMINA        9

O QUE É MAL DE PARKINSON?        12

TRATAMENTO        15

PREVALÊNCIA DE DEPRESSÃO NA DOENÇA DE PARKINSON (artigo acadêmico)        18

CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20

        

        

DOENÇA DE PARKINSON

Antes de adentrarmos no estudo da Doença de Parkinson cabe trazermos alguns apontamentos acerca de assuntos relacionados a tal doença.

SISTEMA NERVOSO

O Sistema Nervoso Central (SNC) é nosso órgão responsável por receber e transmitir informações para todo o organismo. Ele comanda diversas funções em nosso corpo, sendo fundamental para o seu correto funcionamento. Pode-se defini-lo como a central de comando que coordena todas as atividades do corpo. O cérebro é encarregado pela percepção dos diversos estímulos externos que se dão por meio de sentidos, da inteligência e da memória.

[pic 1]

O nosso Sistema Nervoso divide-se em:

# Sistema Nervoso Central ou Neuroeixo constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal dos vertebrados. Possui um papel fundamental no controle do corpo. No Sistema Nervoso Central chegam as informações referentes aos sentidos (audição, visão, olfato, paladar e tato) e dele partem ordens com destino aos músculos e glândulas;

[pic 2]

# Sistema Nervoso Periférico encontra-se fora do sistema nervoso central. Sendo constituído por fibras, gânglios nervosos e órgãos terminais (nervos cranianos e raquidianos). O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, elementos importantes na constituição nervosa do nosso organismo. O Sistema Nervoso Periférico tem por função ligar o Sistema Nervoso Central com as demais partes do corpo humano.

[pic 3]

Podemos dividir os nervos em três tipos:

  • Nervos Sensitivos: são nervos que possuem o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até o Sistema Nervoso Central (visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis);
  • Nervos Motores: são responsáveis por conduzir o impulso codificado no encéfalo (Sistema Nervoso central) ao órgão efetor 
  • Nervos Mistos: possuem os mesmo papel dos nervos sensitivos e motores simultaneamente.

Ao contrário do Sistema Nervoso central, o Sistema Nervoso Periférico não é possui a proteção da barreira hematoencefálica (estrutura membrânica com atuação, principalmente, na proteção do Sistema Nervoso Central em face de substâncias presentes no sangue). Em razão desse sistema o cérebro e a medula espinhal recebem e enviam informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que se originam no meio interno ou externo.

A organização do Sistema Nervoso Periférico se em plexos e funções. O presente sistema pode ser dividido em duas categorias diversas a depender de sua origem ou terminação dos terminais nervosos que o constituem.

Quando os nervos começam ou terminam no encéfalo temos a presença dos pares nervosos cranianos. Quando os nervos tem seu início na medula espinhal temos os pares nervosos raquidianos.

  • NERVOS CRANIANOS: São os que fazem conexão com o encéfalo

[pic 4]

  • NERVOS RAQUIDIANOS OU ESPINHAL: São formados pelas raízes dorsal e ventral que saem da medula espinhal. O nervo espinhal ou raquidiano é a porção que passa para fora das vértebras através do forame intervertebral.

[pic 5]

O Sistema Nervoso Periférico Voluntário ou Somático tem por função reagir a estímulos provenientes do ambiente externo. É constituído por fibras motoras que conduzem impulsos do Sistema Nervoso Central para os músculos esqueléticos. O corpo celular de tal fibra motora encontra-se localizado no interior do Sistema Nervoso Central e o axônio vai diretamente do encéfalo ou da medula até ao órgão que inerva.

O Sistema Nervoso Periférico Autônomo ou Visceral tem por função regular o ambiente interno do corpo, controlando a atividade dos sistemas digestivos, cardiovascular, excretor e endócrino. O Sistema Nervoso Periférico Autônomo divide-se em dois ramos:

O Sistema Nervoso Periférico Autônomo Simpático estimulam ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder às situações de estresse. É responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão sanguínea, pelo aumento da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo.

O Sistema Nervoso Periférico Autônomo Parassimpático estimula, principalmente, atividades relaxantes, tais como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão sanguínea dentre outras.

NEURÔNIOS

São células especializadas em receber e transmitir estímulos. São formados por corpo celular (núcleo e organelas), dendritos (são os inúmeros prolongamentos dos neurônios que atuam na recepção de estímulos nervosos do ambiente ou de outros neurônios e na transmissão desses estímulos para o corpo da célula, também denominado de pericárdio) e axônio (prolongamento único de uma célula nervosa, por onde há a transmissão do influxo nervoso; é responsável pela condução dos impulsos elétricos que partem do corpo celular até outro local distante, como uma glândula, um músculo ou outro neurônio). Os axônios podem variar de milímetros de altura até um metro. É através do terminal axional que o axônio se conecta com o corpo celular ou dendritos de outro neurônio para transmitir informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (629.8 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com