TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO AUTONOMO SOBRE AUTISMO

Por:   •  20/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO AUTONOMO SOBRE AUTISMO

Trabalho apresentado a Professora Mariana de Lima como parte das exigências ao roteiro de atividade da disciplina FUNDAMENTOS DAS PRATICAS PSICOLOGICA IV do Curso de Psicologia.

Entender e preparar as pessoas para convivência com o autismo na sociedade é primordial ao processo de inclusão de quem enfrenta esse transtorno. Mesmo diante da complexidade do problema, os indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) necessitam de um tratamento humano, com muita atenção e respeito.

É primordial nesse processo, entender as particularidades que integram o TEA, assim como os mecanismos que abarcam o ensino e aprendizagem, que ocorrem de forma diferenciada.

Os desafios resultantes do autismo na sociedade é um dos pontos que têm alcançado destaque entre os especialistas em saúde mental, assim sendo, conceber o individuo para conviver com o TEA é de grande relevância, dadas às barreiras atribuídas pela forma mais árdua desse transtorno. No grau mais avançado, o espectro autista pode limitar bastante a autonomia de um indivíduo, a capacidade de aprendizado e a realização das atividades diárias.

Na ausência de uma intervenção apropriada, os sintomas do TEA agem negativamente aos progressos pessoais, educacionais, profissionais e sociais dos indivíduos. Logo, a busca de uma intervenção eficiente é o percurso mais seguro para oportunizar uma convivência harmoniosa e saudável para essas pessoas.

A visão biomédica enraizada por muitos anos dentro de nossa sociedade focaliza sua ação no desenvolvimento e na cognição como elementos relevantes para compreensão e manejo com o autismo, definindo do mesmo modo bases e formas de comportamento para definir o diagnóstico.

Como percebido através do artigo proposto para nosso estudo, a Gestalt-terapia não desconhece este entendimento, mas parte de um desígnio que traz um ponto de vista mais compreensivo ao não se fixar em fatores peculiares e busca compreender a pessoa em sua totalidade, não a reduzindo ao adoecimento, se caracteriza como uma abordagem da Psicologia que traz uma compreensão de indivíduo como um todo, um ser único e singular, compreendendo-o, também, enquanto um ser de potencialidades e de autonomia. Assim, a Gestalt-terapia procura reestabelecer o contato do ser com o seu meio, dentro de suas limitações, com interações funcionais, visando o desenvolvimento do indivíduo.

Um dos grandes obstáculos da contemporaneidade é de conceder uma educação para todos, com equidade, sem diversidade, além de garantir uma tarefa educativa e ajustado as necessidade educacionais do aluno, o professor deve compreender as dificuldades e incentivar com entusiasmo, sendo compreensivo e sabendo o tempo de aprendizagem que cada aluno tem, o processo pode parecer lento, entretanto, torna-se eficaz a partir de um planejamento e objetivos preestabelecidos.

A inclusão da criança com TEA tem que estar muito além da sua presença na sala de aula, deve esperar, especialmente, a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e potencialidades, superando as dificuldades e facilitando seu convívio social sem a sua segregação.

A educação é um dos grandes instrumentos para o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com