TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EXPERIMENTO DE LABORATÓRIO

Por:   •  13/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 7

Curso de Psicologia

Psicologia Geral Experimental

EXPERIMENTO DE LABORATÓRIO

Bauru

2013

EXPERIMENTO DE LABORATÓRIO

Trabalho de análise do

comportamento humano através

de experimentos realizados em um

ambiente de laboratório.

 

BAURU

2013

RESUMO

        O comportamento humano pode diversas vezes ser compreendido através da observação, e é esta também que mostra as principais causas de porque um individuo agir de formas especificas diante de determinadas situações. Reforçar ou punir o comportamento o modifica completamente e estas são maneiras de o observador agir para que o individuo venha realizar uma atividade que antes não o fazia, ou que pare de mostrar determinado comportamento. Assim ao se modificar a situação, o contexto que o individuo presencia a maneira de ele se comportar também irá ser diferente em comparação com o ambiente anterior.

Palavras-Chave: comportamento, observação, reforçar, punir, contexto.

ABSTRACT

        Human behavior can be understood through different times of observation, and this is tembém shows that the main causes of why an individual act in specific ways before certain stuações. Reinforce  or punish the behavior completely changes and these are ways for the viewer to act so that the individual will perform an activity that previously did not, or stop showing certain behavior. Goes like when changing the situation, the context in which the individual presence way to behave it will also be different compared with the previous environment.

Keywords: behavior, observation, reinforce, punish, context.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

2. MÉTODO        8

3. RESULTADOS        9

4. DISCUSSÃO        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................13

ANEXOS............................................................................................................14

  1. INTRODUÇÃO        

A caixa de Skinner é utilizada para experimento sobre comportamento e aprendizagem em animais o que o famoso behaviorista chama de analise experimental. A estrutura da caixa consiste em um local de vidro onde o animal (rato) é modelado para que venha pressionar a barra e com isso ele obtém água, alimento em quantidade que é controlada por aquele que esta realizando o experimento, para obter o que se propõe é necessário que ele venha estar privado de alimento durante um determinado período de tempo.

A modificação do comportamento dos indivíduos se iniciou com Ivan Pavlov o qual utilizou de um condicionamento com cães para iniciar o condicionamento, o experimentador fez emparelhamentos com uma sineta e um pedaço de carne para que os cães "aprendessem" a salivar não somente diante da carne, mas também quando a sineta fosse mostrada sozinha ao animal, e foi exatamente o que aconteceu. Watson também realizou experimentos com a estrutura de Pavlov, mas este desejava provar que os sentimentos como o medo também poderiam ser apreendidos, assim como o comportamento, esse experimento foi realizado com um bebê chamado Albert, aqui Watson emparelhou algo que não surtia efeito algum na criança (rato branco) com outro estimulo que gerava medo (som estridente), com isso Albert passou a ter medo quando era colocado diante do rato branco.

O experimento de Skinner desenvolveu-se a partir dos citados acima, mas o Behaviorista analisou comportamento de animais para explicar o humano, assim ele usou do reforço, que como explica MOREIRA e MEDEIROS seria "um tipo de conseqüência do comportamento que aumenta a probabilidade de um comportamento voltar a ocorrer", e também de punições, que segundo Robert Hall  seria “o procedimento de fazer seguir a um comportamento, uma consequência que diminua sua força ou probabilidade futura de ocorrência".  O inicio do experimento mostra o nível operante onde comportamentos inatos (que nasceram com o animal) aparecem em maior quantidade do que o comportamento esperado (pressionar a barra), aqui somente ocorre à observação do experimentador, em seguida passa-se para o nível CRF onde através de reforçadores no ambiente o comportamento do rato se modifica aumentando ou diminuindo de frequência fazendo com que os inatos venham diminuir.

        Portanto o trabalho tem como objetivo reafirmar o experimento chamado por caixa de Skinner, mostrando como a maneira de um indivíduo se comportar se modifica conforme o contexto que ele esta inserido, segundo Skinner "Os homens agem sobre o mundo e o modificam e, por sua vez, são modificados pelas consequências de sua ação." (Skinner, 1957), com isso percebe-se que a modificação no ambiente traz modificações na forma de se comportar.

  1. METODO

O trabalho teve como participante um rato virtual que é pertence ao programa de computador Skinner Pro 5.1 onde os participantes do grupo, alunos de psicologia, em um laboratório de informática possuíam um orientador (professor (a) responsável pela disciplina Psicologia Geral Experimental) para modificar o comportamento do rato através de reforçadores ou suspenção destes no ambiente (caixa virtual onde o rato se encontrava).

        O experimento se iniciou com a observação dos estudantes para se analisar quais tipos de comportamento o rato mais mostrava antes de ser modelado (nível operante), assim percebeu-se que comportamentos inatos como limpar-se, levantar, farejar, entre outros eram constantes, a partir desses dados foi iniciada a modelação de comportamento do sujeito experimentado.

        As praticas realizadas são definidas em CR, estimulo discriminativo (SD), generalização e extinção, onde nos dois primeiro o estimulo reforçador permanecia no ambiente e observava-se a atitudes do animal, já nos outros o reforço era retirado do ambiente e durante, aproximadamente dez minutos eram observados os comportamentos do rato de laboratório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (156.4 Kb)   docx (51.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com