TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enfrentamento da Discriminação por Orientação Sexual

Por:   •  29/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

Plano de Ação

Proposta de Intervenção

  1. Tema:

Enfrentamento da Discriminação por Orientação Sexual

  1. Demanda

Por apresentar uma forte política de equidade de gênero e inclusão social, a empresa possui uma cultura de responsabilidade socioambiental em contratar sujeitos socialmente vulneráveis. Entre esses sujeitos estão pessoas com deficiência, mulheres, negros e pessoas LGBT. Na última reunião do setor de produção, pelo menos oito funcionários LGBT procuraram os seus respectivos gestores imediatos para relatarem fatos corriqueiros de discriminação e preconceitos sofridos durante o expediente de trabalho no setor de produção fabril.

  1. Levantamento da demanda

A partir das denúncias iniciais dos oito funcionários, o gestor de recursos humanos decidiu por solicitar uma breve pesquisa que se propunha ratificar ou não as denúncias. Após, o término da pesquisa, comprovou-se comportamentos discriminatórios para com os empregados LGBT no setor de produção.

  1. Objetivo

Executar ações de sensibilização para o enfrentamento do fenômeno das discriminações por orientação sexual no ambiente de trabalho.

  1. Público – Alvo:

Diretamente os funcionários do setor de produção fabril e indiretamente todos os demais funcionários e colaboradores, incluindo os stakeholders.

  1. Metodologia
  • Utilizar a universidade corporativa da empresa para disponibilizar cursos sobre temáticas envolvendo a população LGBT, principalmente os que abordem orientação sexual e identidade de gênero;
  • Encontros periódicos (15/15 dias) presenciais no formato de Oficinas que resultem em produtos a serem confeccionados pelos próprios participantes e que apresentem propostas de enfrentamento para os fenômenos da discriminação e preconceito;
  • Monitoramento da ações estratégicas a fim de se identificar possíveis incoerências na execução e qual o seu real grau de sucesso diante de situações que suscitem possíveis comportamentos LGBTfóbicos.

  1. Execução da Proposta de Intervenção

Antes de quaisquer intervenções a respeito de atitudes discriminatórias e de intolerância dentro da organização, é preciso que se estabeleça um diagnóstico da situação. Esse diagnóstico deve abranger não somente sobre o que se está comentando, como também sobre os possíveis alvos desses comentários maledicentes. Além disso, deve-se identificar a fonte desses argumentos, quem os propaga, o porquê, quais os supostos benefícios em se propagar essas “informações” e, sobretudo, avaliar qual o nível de conhecimento a respeito das temáticas que envolvem os comportamentos maledicentes.

A respeito desse último, é preciso se partir do pressuposto de que muitos dos comportamentos tidos como ofensivos, como chamar alguém de “bicha”, por exemplo, pode ter duas ou mais versões ou pontos de vista diferentes de acordo com quem a pronuncia ou o ouve. Nesse sentido, a ignorância sobre determinado assunto pode ser o ponto focal para o princípio de ofensas e fofocas que possam circular dentro das empresas. Para exemplificar melhor isso, imaginemos um colega que chama o outro de negro dentro do ambiente de trabalho. Para o colega dessa etnia, a quem foi direcionada a palavra, ser chamado de negro é uma ofensa gravíssima, pois este se identifica como sendo pertencente a etnia preta, sua cor é preta e não negra. Para ele, negro é uma palavra que remete a eventos, coisas, ações e atitudes negativas, como o fato de costumeiramente falarmos que alguém deNEGRIU a minha imagem. Denegrir é um verbo transitivo direto e pronominal de obscurecer ou obscurecer-se; fazer ficar mais negro ou escuro (Léxico, dicionário de Português On Line).

No sentido figurado quer dizer manchar a reputação ou difamar e está intimamente ligado aos aspectos negativos estabelecidos socialmente da palavra, além de possuir no seu radical a palavra negro, estabelecendo assim uma ligação entre as duas palavras. Por outro lado, a pessoa que proferiu a palavra não teve a intenção de ofender e, por ignorância em termos de conhecimento a respeito do vocábulo, acabou erroneamente se referindo ao colega utilizando essa palavra.

Uma forma de se realizar esse diagnóstico, seria aplicar um questionário simples e direto, contendo perguntas objetivas a respeito dos conceitos e temas aqui discutidos, além da possibilidade de se realizar uma ou duas perguntas de forma aberta sobre essas temáticas, como por exemplo, o que você entende por uma pessoa ser homossexual? Você acredita que isso é errado? Por quê?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com