TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervionado

Por:   •  6/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  15.924 Palavras (64 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 64

[pic 1]

Centro Universitário Estácio do Ceará

Curso de Psicologia – Campus: FIC Via Corpvs

Serviço de Psicologia Aplicada – SPA

 

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO

Semestre 2019. 2

Estagiária: Alessandra Magna dos Santos

Matrícula: 201202359991

Supervisora: Louisianne Barros Siqueira – CRP 11/00881

Área de atuação escolhida: Clínica na Abordagem Gestalt – Local do Estágio: SPA/FIC

 

Dezembro

2019

  1. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Este relatório contém informações do estágio realizado na Clínica de Psicologia da Universidade Estácio do Ceará. Para os atendimentos do Estágio supervisionado “C”, aqui relato atividades realizadas no período de agosto e setembro 2019.  

Este relatório também contém pesquisas de conteúdo teórico baseada nas orientações de estágio feitas pela Supervisora Louisianne Barros de Siqueira durante a supervisão, tendo em vista que, a abordagem escolhida para estudo é humanista.

1.2 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1.3 - Atendimento Psicológico – prontuário: 45340, V.B.S, 44 anos, divorciada

09/09 –. A Cliente é bem alegre e falante, mora com a mãe e o filho, paulista, odontóloga, toma medicação para combater a bipolaridade, foi diagnosticada depois de passar por uma depressão pós-parto.

16/09 – A Cliente falou de sua busca por emprego, e o quanto estava ansiosa para realizar seus projetos.

23/09 – A Cliente relatou que estava se sentindo bem, falou do filho, o quanto sentia orgulho. Comentou que estava buscando faculdades para realizar um mestrado.

30/09 – A Cliente chegou sorridente a clínica. Falou do pai que sempre aparece para saber das novidades e tomar café. Disse que não está tão empenhada na busca por emprego, mas sabia da necessidade de encontrar logo um.

07/10 – A Cliente chegou tranquila na clínica, relatou que tinha algumas paqueras, mas não sentia firmeza em nenhum.  Sonhava em casar-se outra fez.

21/10 – Estagiária faltou.

28/10 – A cliente comentou que passou a semana muito irritada. Falou do pai e emocionou-se quanto ao seu relato. O pai cujo a cliente é inconveniente, e a mãe a culpa pelas visitas do pai.

04/11 – a cliente falou das situações corriqueiras, das realizações pessoais do filho. Falou do pai, comentou sobre casamento, do ex marido, falou sobre o fracasso desses dois casamentos com humor.

1.3.1 Atendimento Psicológico - Prontuário: 7267 - Maria Eugênia, 50 anos, casada

04/04 - A Cliente Maria Eugênia, estava sendo acompanhada por outra estagiária. Chegou na clínica no dia 04/11 muito agitada, ansiosa. Esta foi a data do nosso primeiro encontro. Maria Eugênia é muito falando e se expressa muito. Casada a 28 anos e estudante de enfermagem citou várias angustias. Comentou sobre algumas fobias, e o quanto gostaria de entender as causas. Falamos também das frustações causadas por antigos amigos. Sua busca é por pessoas leais, na qual disse não existir mais. Percebo na cliente uma inquietude na busca pelo outro. Suas expectativas são frustradas por esperar demais das pessoas.

1.4 - DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1.4.1 - Supervisão

                       Encontros as segundas-feiras para acompanhamento dos casos dos clientes e também textos lidos no decorrer do semestre. Temos momentos com a supervisora para tirarmos dúvidas, workshops e momentos a sós com ela.

1.5 - PRODUÇÃO TEXTUAIS REALIZADAS NO PERÍODO

1.5.1 - A CLINICA, A RELAÇÃO PSICOTERAPEUTICA E O MANEJO EM GESTALT-TERAPIA – LILIAN FRAZÃO E KARINA FUKUMITSU - A PRIMEIRA ENTREVISTA

Considerado os momentos mais importantes de um trabalho psicoterápico e bem peculiar a entrevista surge como parte do processo psicoterápico. A primeira entrevista dá-se início muito antes do primeiro contato com o terapeuta. Ele acontece no início da decisão do cliente em fazer terapia. A terapia é um momento de defrontar aspectos de si mesmo e aceitar as mudanças, sair da zona de conforto e enfrentar os medos e a própria história.  Para encontrar um terapeuta indica-se entrar em contato com pessoas confiáveis para essa busca.

Pontuamos aqui caminhos que considero viável para o primeiro agendamento. Uma Secretária ou secretaria eletrônica, O terapeuta atender o próprio cliente como primeiro contato para o processo psicoterapêutico.

Outro fator importante e que muitos clientes prezam é o investimento feito nesse atendimento. Diversos terapeutas preferem não cobrar na primeira sessão no intuito de verificar se atenderão ou não essa pessoa ou para combinar o valor das sessões seguintes. Quanto ao tempo de cada consulta, a mesma deve ter duração de 50 minutos. Outro requisito importante é em relação ao ambiente de trabalho. O terapeuta deve deixar transparecer que aquele local foi preparado especialmente para recebê-lo. O Terapeuta Deve estar disponível na hora aprazada, vestido adequadamente. O processo terapêutico se alicerça a dois pilares a relação terapêutica e a compreensão diagnóstica. Outra situação muito comum vem da expectativa do cliente encontrar ajuda com o terapeuta. A única crença que o terapeuta deve ter no primeiro momento é de que somente um ser humano pode acolher um ser humano. A primeira entrevista deve ser atendida com humildade, o terapeuta não é obrigado a atender essa pessoa em terapia.

O cliente atendido deve causar certo impacto no terapeuta com relação à primeira entrevista, o mesmo deve se sentir instigado e animado com o trabalho que o espera. É interessante o terapeuta também sentir certa ansiedade quanto ao seu cliente. A primeira entrevista é momento de servir. Quando se tratar de diagnosticar devemos fazer de forma superficial e ponderada e com awareness completa

1.5.2 A CLINICA, A RELAÇÃO PSICOTERAPEUTICA E O MANEJO EM GESTALT-TERAPIA – LILIAN FRAZÃO E KARINA FUKUMITSU - SETTING E CONTRATO TERAPÊUTICO

Contrato significa “trato” estabelecido por uma ou mais pessoas. O contrato também é “um acordo”, execução de alguma coisa, sob determinada condições. Segundo Lima Filho (1995, p.77) um contrato define-se como “um trato que se faz de onde se conduziria que cliente e psicoterapeuta estariam definindo em comum acordo as regras e responsabilidades recíprocas que irão reger seu trabalho”. Um contrato terapêutico deve ser objetivo e abordar elementos norteadores da psicoterapia. Recitarei aqui alguns elementos do contrato: dimensão temporal, dimensão espacial, dimensão relacional, exposição e investigação, exposição da compreensão psicodiagnóstico, acordo terapêutico, contrato terapêutico.  Para o contrato terapêutico muitas vezes pode ser preciso mais de uma sessão de psicoterapia, para que o contrato seja realizado de forma clara. As sessões duram em média 50 minutos no atendimento individual e 90 minutos no atendimento em grupo. Com relação à forma de pagamento varia de terapeuta para terapeuta. Podem ser utilizado pagamento em dinheiro ou chegue ou boleto bancário. No caso de coincidências de férias, deverá ser acordado um período breve de interrupções do processo. Também faz necessário psicoterapeuta adotar um índice de reajuste e comunicar ao paciente com antecedência.  O reajuste é vinculado ao índice Nacional de preço ao consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (82.2 Kb)   pdf (333.8 Kb)   docx (74.7 Kb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com