TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  10/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ/consórcio CEDERJ/UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD

Semestre de realização do Estágio: 2020.1

Estagiária:

Matrícula:

Pólo CEDERJ: Rocinha

Tutor(a) Presencial:

Instituição: Escola Municipal Minas Gerais

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional

Atividade: Elaboração do diário de campo

1 – Impressões sobre a inserção no campo de estágio.

Apesar da resistência de alguns funcionários (Diretora Adjunta e Orientadora Pedagógica) da equipe gestora da E.M Minas Gerais, a Diretora me recebeu com toda educação e respeito devido e me concedeu a oportunidade de estagiar na instituição.

2 – Impressões sobre a estrutura física da instituição, seu estado de conservação, a segurança, e o aproveitamento do espaço por funcionários, alunos e familiares.

Como citado em outras atividades, a escola em questão passou por uma grande reforma estrutural que melhorou muito a utilização do espaço físico, com a ampliação dos banheiros e espaço externo, instalação de aparelhos ar-condicionados, manutenção do sistema elétrico e do chão do pátio externo, pintura interna e externa, colocação de grades nos protões e nos muros, aumentando a segurança, a estética e a funcionalidade da unidade. A fachada da escola não pode ser alterado por se tratar de um patrimônio histórico da cidade do Rio de Janeiro (Decreto de Tombamento 9.414 de 21 de junho de 1990). As salas são pequenas com relação ao número de alunos hoje lotados nas turmas. O local não foi construído para ser uma escola, a construção foi adaptada para o atendimento educacional. Trata-se de uma escola pública localizada em um bairro nobre (Urca) do município do Rio de Janeiro, para chegar à instituição deve se utilizar os transportes públicos (escassos), particulares ou escolares, dificultando o acesso dos sujeitos moradores das regiões periféricas e dos bairros adjacentes. A clientela é de origem de classe mediana à baixa.

3 – Impressões sobre como a instituição está estruturada e organizada administrativamente em relação à direção, à secretaria, às coordenações, a serviços de orientação/ supervisão.

A Escola Municipal Minas Gerais é muito bem administrada. Com uma gestão eficiente e pró-ativa, que busca sempre o melhoramento físico e pedagógico da unidade. A postura da Diretora responsável é de fato louvável, desempenha sua função de maneira educada, humilde, respeitosa, ordeira, eficiente e dedicada. A unidade escolar conta com uma esquipe gestora composta de: Diretora, Diretora Adjunta, Coordenadora Pedagógica, Orientadora/Supervisora e Secretária Escolar.

4 – Impressões sobre o número de funcionários que trabalham em atividades de apoio à infraestrutura, aqueles que garantem as condições básicas de funcionamento da instituição (limpeza, copa, cozinha, manutenção e segurança).

Pouco antes desta Pandemia começar, haviam alguns agentes de manutenção na unidade por causa da reforma. Porém, até aquele momento, cozinheiras e inspetores revezavam-se na faxina da escola por falta de funcionário na função. Por causa de uma obra mal feita no pátio, o cimentado do exterior da escola começou a esfarelar o que tornou impossível a permanência, principalmente, de pessoas com problemas respiratórios na escola, logo, foi organizado um “mutirão” com a participação de pais e funcionários para limpeza da escola. Com relação à segurança, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com