TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervionado Ensino Fundamental

Por:   •  27/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  6.575 Palavras (27 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 27

                                         CENTO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL – UNINTER

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

[pic 1]

RELATÓDE ESTÁGIO SUPERVIONADO : ENSINO FUNDAMENTAL

ITARIRI-SP

AGOSTO\2022

REBECA VITORIA GONÇALVES SOUZA

SUMARIO

  1. INTRODUÇÃO......................................................................................................................3
  2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................................4

  2.1 Estado da arte..............................................................................................................5

  2.2 Campo externo remoto – Análise Imagética................................................................7

  1. Material didático: criação e reflexão............................................................................10
  2. Prática do campo e as teorias: práxis...........................................................................12
  1. CONSIDERAÇÕES  FINAIS......................................................................................................15
  2. REFERÊNCIAS........................................................................................................................17

  1. INTRODUÇÃO

         A realização do estágio supervisionado no ensino fundamental é essencial para que se tenha o contato com as crianças que ainda estão na etapa de desenvolvimento de habilidades e competências que ainda serão aprimorados, assim entendendo como funcionam todas as principais formas de aprendizagem.

        O objetivo fundamental do estágio é proporcionar ao aluno experiência prática, permitindo vivenciar os conteúdos teóricos estudados ao longo da graduação, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades e aprender então, de forma prática, a lidar com as pessoas, nas quais cada uma tem um jeito diferente de ser. Boas experiencias e ensinamentos são retirados do estágio se desfrutado corretamente, pois quando formos ministrar uma sala de aula já teremos uma noção básica do que e como fazer, agir e pensar, graças as práticas presentes no estágio que te preparam brevemente para lidar com sua sala de aula futuramente. “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhado, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar´” (FREIRE, 1997, p.79)

         O estágio supervisionado foi realizado de forma presencial na escola “EMEF Pietro Monteiro da Fonseca", localizado no centro da cidade, que atende apenas os níveis de Ensino Fundamental I (de 1 ao 5 ano). A escola contém 13 salas de aula mais 10 salas sendo, 2 para aula de reforço, 1 para aula de jogos, 1 para AEE, 1 para a sala de informática, 1 para aulas de arte e musica, 1 para psicólogo e fonoaudióloga, 1 para a secretaria, 1 para a coordenação e outra para a diretoria. O prédio contem 2 andares apenas de um lado do edifício e o outro se encontra apenas no térreo onde se localiza o pátio e o refeitório com a presença de um pequeno palco para as apresentações dos estudantes e logo ao lado a quadra de esportes para as aulas de educação física. O local conta com a presença de profissionais capacitados tanto no corpo docente como nos inspetores, contendo 3 coordenadoras, 1 diretora e 1 vice-diretora, 2 secretários, 4 inspetores, 18 professoras titular, 3 auxiliares de sala, 2 professoras de reforço e 1 de AEE, e 4 inspetores junto a 2 estagiarias.

     De forma positiva, as metodologias do estágio contribuem para que possamos ter uma experiencia boa e real em sala de aula, nos fazendo presenciar certas situações e curiosidades, nos fazendo querer descobrir mais sobre aquela determinada situação, levando a metodologia de pesquisa para nossa vida, pois apesar de termos inserida em nosso cotidiano e de fácil acesso, só utilizamos quando temos a curiosidade de saber mais sobre determinado assunto.

      As atividades desenvolvidas no estágio são, observação com relatório das aulas, preenchimento da ficha de frequência, análise da rotina em sala, observação do professor, auxilio aos alunos e etc. Já as atividades presentes  em sala de aula foram Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Arte, Educação Física e Música. Essas atividades são importantes para fazer com que o estagiário desfrute dos benefícios do estágio e suas experiencias, experimentando um pouco de como é/será exercer a profissão além de ser essencial para o desenvolvimento dos alunos.

2. DESENVOLVIMENTO

      As atividades observadas no desenvolvimento de meu estágio em Língua Portuguesa foram: gênero textual jornalístico, debate sobre a semana do folclore, leitura coletiva dos textos e exercícios, reescrita, substantivos comuns; próprios; sinônimos e antônimos e confecção de tabuleiro. Em matemática teve quadros numérico com tabelas, números pares e ímpares, fração, tabela de preços; troco; sequencia, multiplicação com dois algarismos, ordem crescente e decrescente.

        Em ciências vimos sobre a água no mundo através de 3 videoaulas, aprendendo sobre as características da água (que ela é insípida, inodora e incolor). Em geografia teve tecnologia e inovação, agricultura e pecuária e tabela nutricional de alimentos. Em história assistimos vídeo aula sobre Império brasileiro e o descobrimento do Brasil seguidos de exercícios. Na aula de educação física as crianças estavam estudando de forma prática sobre os esportes, futebol, basquete, vôlei entre outros. Na aula de música e arte, tivemos a confecção com tinta guache de quadros sobre paisagens e desenhos abstratos. E então por fim, em jogos tivemos a Brincadeira da caixa mágica, devido a semana do folclore.

       As atividades realizadas em meu estágio foram diferentes em cada uma das séries que fiquei, no 1° ano auxiliei os alunos no manuseio de tesouras e colas, devido a muitos não terem uma boa coordenação motora e não saberem recortar um papel, ajudei a professora titular com a leitura de historias para as crianças, lendo a historia “as viagens de Gulliver”. No 2° ano pude ajudar a professora a corrigir os exercícios dos alunos e ajudei-os a produzir uma historia sobre o folclore. Já no 3° ano, além de ter aplicado meu plano de aula com a supervisão da professora titular e minha coordenadora/supervisora, auxiliei um aluno com dificuldade na leitura e escrita, além de ajudar a classe a decorar desenhos para a exposição da semana do folclore e observar as aulas de educação física onde estava sendo estudado sobre os esportes futebol, vôlei e basquete, e jogos com a brincadeira da caixa mágica em que a professora tira a da caixas perguntas de oque é oque é para os alunos. Na sala do 4° ano ajudei a professora com a distribuição de materiais além de ajudar e observar os alunos a confeccionar um jogo de tabuleiro, decorado com lantejoulas, glitter, papel crepom, papelão, cartolina e garrafa pet. Na mesma série presenciei na aula de história, duas videoaulas sobre o império brasileiro e sobre o descobrimento do Brasil na lousa digital, que é localizada apenas nos 3°,4° e 5° anos. Na última série em que estive, o 5° ano, observei a didática da professora, sua forma de lidar com os alunos além de auxiliar qualquer aluno que precisasse de ajuda com sua atividade, autonomia fornecida pela própria professora, além de presenciar as aulas de arte e música vendo as crianças pintarem quadros sobre paisagens utilizando tinta guache e cola colorida e a aula de ciências onde a professora um debate sobre folclore e religião, e passou 3 pequenas videoaulas na lousa digital sobre a água para que as crianças compreendessem o quanto ela é valiosa e que suas características são: insípida, inodora e incolor, sendo também o bem mais precioso e essencial para o ser humano. Teve também em geografia a produção de um cartaz sobre acessibilidade, e outro de tecnologia e inovação feito em grupo pelas crianças e também uma pesquisa com a análise da tabela nutricional de alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com