TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUNCIONALISMO: INFLUENCIAS ANTERIORES

Por:   •  9/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

O FUNCIONALISMO: INFLUENCIAS ANTERIORES

MANAUS - AM

2017

[pic 2]

O FUNCIONALISMO: INFLUENCIAS ANTERIORES

Trabalho solicitado pelo Curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP como exigência para obtenção de nota para matéria pendente.

MANAUS - AM

2017

HISTORIA DA PSICOLOGIA MODERNA, DUANE P SCHULTZ, cap. 06

        A psicologia funcional, é assim chamada por estudas os fenômenos da mente e como ela se adapta ao ambiente. O movimento funcionalista se em uma coisa: o que a mente faz? Os funcionalistas estudavam a mente, não pela sua estrutura e funções, e sim por seus processos que levam as consequências práticas no mundo real.

        Os estudos da mente feitos por Wundt e Titchener não expuseram as consequências ou resultados da atividade mental. Nem almejavam isso, pois essa utilidade não abordava a psicologia como ciência pura. O funcionalismo, como vantagem de ser o primeiro sistema exclusivamente americano de psicologia, foi um protesto deliberado contra a psicologia de Wundt e o estruturalismo de Titchener, vistos como estreitos e restritos. Eles não conseguiam responder às perguntas que os funcionalistas faziam: O que a mente faz? Como ela o faz? O funcionalismo não foi um protesto contra os métodos e tópicos de pesquisa de Leipzig e Corneil. De fato, os funcionalistas adotaram muitas das descobertas desses laboratórios. Eles não faziam reclamações à introspecção, nem se opunham ao estudo experimental da consciência.

        A sua oposição era a definição anterior da psicologia em toda falta de consideração das funções uteis e práticas da mente, as atividades ou operações conscientes em andamento. Embora o funcionalismo fosse um protesto contra a escola de pensamento existente, seus proponentes não pretendiam tornar-se uma escola no sentido pleno da palavra. A razão principal para isso parece ter sido pessoal, e não ideológica. Nenhum dos defensores da posição funcionalista tinha a ambição de fundar e liderar um movimento formal. Com o tempo, o funcionalismo acabou desenvolvendo muitas das características de uma escola de pensamento, mas isso não era o seu alvo. Seus líderes pareciam contentar-se em desafiar as posições de Wundt e de Titchener e ampliar as bases e o alcance da nova psicologia. Em consequência, o funcionalismo nunca foi uma posição sistemática tão rígida ou formalmente diferenciada quanto o estruturalismo de Titchener. Por isso, não é possível descrevê-lo com tanta clareza e precisão quanto a este último. Existiram várias psicologias funcionais que, embora diferindo entre si de algum modo, partilhavam o interesse pelas funções da consciência. E, devido a essa ênfase no funcionamento do organismo em seu ambiente, os funcionalistas interessaram-se pelas possíveis aplicações da psicologia. Assim, a psicologia aplicada desenvolveu-se rapidamente nos Estados Unidos, onde é hoje o mais importante legado do movimento funcionalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (59.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com