TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência do Estruturalismo e Funcionalismo na Psicologia

Por:   •  15/8/2016  •  Resenha  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  1.950 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Disciplina: História da Psicologia Moderna

Turma: PSI2N

Aluna: Maria de Fatima Silva Oliveira Filha

A influência do Estruturalismo e Funcionalismo na psicologia

. 

O estruturalismo  era um nova modalidade,  métodos, ideias, pensamentos  baseados na área humana o objetivo era analisar sistemas de grande escala examinando as relações e as funções dos elementos que constituem tais sistemas. O estruturalismo teve uma das origens na psicologia com a escola psicológica introduzida por Wilhelm Wundt ele definiu psicologia como um objeto de seu estudo. Wundt definiu o objeto da psicologia como o estudo da mente, das experiências conscientes do homem.

 Assim se introduziu o estruturalismo na psicologia, mais a frente teve a abordagem de Edward Bradford Titchener, ele fez uma importante diferenciação entre consciência e mente. Mesmo com métodos e pensamentos diferentes eles  consideravam que o objeto da psicologia é a experiência consciente e afirmou que todas as ciências partilham este objeto, ocupando-se cada qual de um aspecto distinto.

O funcionalismo surge com interesse pela mente e como esta funcionava ou é usada na adaptação do organismo e no ambiente. O fundamento é que a mente não podia ser estudada apenas por estruturas mentais, mais sim um aglomerado de processos que geravam as consequências.

Ele influencia a educação desde a escola tradicional até hoje, ele interpreta os fatos sociais se baseia nas funções que são desempenhada, com isso mantendo  a estrutura social de uma determinada cultura, foi a teoria de que a psicologia não tem como meta a descoberta dos elementos da experiência, mas sim o estudo sobre a adaptação dos seres humanos ao seu meio ambiente. Ela fala de aspectos não racionais, fala de sensações emoções, sobre o pensamento humano , e de como a condição influenciava diretamente a formação da razão e dos conceitos do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com