TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fernando Gonzáles

Por:   •  11/12/2018  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

No texto, Fernando Gozález Rey tem a intenção de mostrar a história da Psicologia Social do início de sua criação até os dias de hoje.

A psicologia social teve sua institucionalização como disciplina aplicada no EUA, tendo como figura central Floyd Allport. Gordon, irmão de Floyd, apesar de fazer críticas às suas teorias, se uniu ao seu irmão na definição individualista, que se tornou a base da psicologia social norte-americana. Na década de 1930 houve uma migração de psicólogos e cientistas sociais da Europa para os EUA, tais como Lazarsfel, Adorno, Marcuse e Fromm, que influenciaram o desenvolvimento das ciências sociais no país.

Uma importante migração foi a doa Psicólogos da Gestalt (Chrinstiam von Ehrenfels) que não faziam a psicologia social na Europa, mas ao migrarem para os EUA, se viram confrontados com behaviorismo, e acabaram sendo os responsáveis pelo movimento psicológico social cognitivo norte-americano.

McGuire consegue identificar duas tendências investigativas da Psicologia Social, a Convergente e a Divergente. Como exemplo da Convergente, que é voltada para o fenômeno, temos Hovland e da divergente, que se voltada para a teoria, temos Festinger.

O trabalho de Mead, que fixou as produções da psicologia social dentro da sociologia, reivindica a importância da linguagem como interação simbólica.

Outros autores são citados. Temos Moscovici, que reivindica a importância dos processos sociais e crítica a forma mais individualista da psicologia social clássica.

Blumer, resgata o espaço de interações, mas reconhece que é importante que os participantes sejam ativos nessa interação.

Para o autor, as diferenças entre Mead e Blumer são muito grandes. Enquanto Mead propôs uma filosofia completa da ação, Blumer se interessava mais pelo significado da ação do que pela ação.

Na psicologia social sociológica, temos uma psicologia voltada para os fatos e os processos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com