TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Promoção e Prevenção de Saúde

Por:   •  17/4/2023  •  Resenha  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]


FACULDADE NOVE DE JULHO

FICHAMENTO: DOS ECOS DO ECA À PSICANÁLISE: ENTRE A LÓGICA DO BEM-ESTAR E A ÉTICA DO BEM DIZER

ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE: INTERVENÇÕES EM PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE SAÚDE

Giovana Petruz Oliveira da Silva – RA: 1520100915

OSASCO

2023

Introdução e Dissertação de Mestrado “Dos Ecos ao ECA: Entre a Lógica do bem-estar e a Ética do Bem Dizer”


“Dentre as tantas situações de violência que foi possível escutar, uma específica faz emergir o desejo decidido de fazer da pesquisa, até então clínica, uma pesquisa de mestrado. Esta se configura quando dois adolescentes se envolvem num jogo de descoberta sexual e a instituição transforma tal situação em um “caso de polícia”, levando à transferência do adolescente de instituição e separando-o dos irmãos menores, trazendo muita culpa para a adolescente. (p. 15).”

“A partir desta situação, que chega ao conhecimento das demais crianças e adolescentes acolhidos, uma série de cenas de abusos sexuais, psicológicos e físicos aparecem nas falas de muitas das crianças e adolescentes que eram escutados. (p. 15).”

“Da reflexão acerca da ética e da posição do psicanalista, surge uma estratégia traçada junto com as crianças e adolescentes de construir um relato, de forma que não fosse possível identificar quem falava, mas no qual pudesse ser contadas todas as situações de violência vividas. Também é delineada a tática junto à Instituição de promover, a partir do relato, uma discussão com a equipe técnica e coordenação, assim como a proposta de uma intervenção com os educadores em relação à descoberta da sexualidade e possíveis abusos entre as crianças e adolescentes. (p. 16).”


“A deficiência nos equipamentos da rede, aliada a conselheiros tutelares que querem transferir a responsabilidade ao judiciário, leva em muitos casos ao acolhimento arbitrário de crianças e adolescentes. (p. 18).”


Considerações pessoais

A presente introdução relata sobre a história de atendimento da profissional a cerca de 8 anos dentro do consultório, vivenciando processos de acolhimentos entre crianças e adolescentes em diversas faixas etárias.
Foram escutadas pela profissional várias situações de violência trazidas por essas crianças e adolescentes, uma das mais marcantes foi a de dois adolescentes que se envolveram, tendo uma descoberta sexual e acabaram sendo punidos pela própria instituição, ocorrendo assim a transferência destes e a separação de seus irmãos menores, trazendo muita angústia a estes adolescentes, criando assim um grande sentimento de culpa entre eles. Se este caso fosse tratado com mais cuidado pela instituição que alega oferecer uma função de rede assistencial, estes adolescentes não levariam esse sentimento de culpa em relação a separação de seus irmãos.
A rede de acolhimento aliada com os conselheiros tutelares  muitas vezes não tem condições necessárias para tratares estes casos e acabam então transferindo a responsabilidade ao judiciário.
Importante a questão da escuta dessas crianças e adolescentes independente de sua idade, vivência, ou qualquer tipo de condição, foi criado então uma forma para que estes pudessem se expressar e contar seus relatos de uma forma anônima mas que mesmo assim relatassem as situações de violências as quais vivenciaram durante sua vida.
O processo de acolhimento dessas crianças e adolescentes são extremamente difíceis, muitos lidam com a sensação de não pertencimento, a nada , a ninguém, sempre com decisões tomadas por outros e não por eles mesmos, sem oportunidades de tomarem suas decisões, muitas vezes estes com sentimento de culpa, de se sentirem perdidos em relação a sua própria vida ,encontram formas de se retirarem das situações as quais não os agregam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com