TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DAS MINERADORAS NA RELAÇÃO DE CONSUMO E NA VIDA DOS SUJEITOS

Artigos Científicos: O IMPACTO DAS MINERADORAS NA RELAÇÃO DE CONSUMO E NA VIDA DOS SUJEITOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 5

O IMPACTO DAS MINERADORAS NA RELAÇÃO DE CONSUMO E NA VIDA DOS SUJEITOS

Prof.ª: MARGARETH DINIZ

Cleber Fernandes Duarte – Matrícula 13.1.9078

Fábio José R. Ferreira – Matrícula 13.1 9219

Gabriel José Lucas Moreira – Matrícula 13.1.3642

Lilian Cristina Gonzaga – Matrícula 13.1.3622

Líria Souza Silva – Matrícula 131.3741

Tamires Mendes Araújo - Matrícula 10.2.34.97

MARIANA

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 JUSTIFICATIVA 4

3 OBJETIVO 5

4 METODOLOGIA 6

5 DESENVOLVIMENTO 7

5.1 O IMPACTO DAS MINERADORAS NA VIDA DO SUJEITO 7

5.2 VALE S.A 7

5.3 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DA VALE 7

5.4 RELAÇÕES DE CONSUMO 9

5.5 MARIANA X PARÁ DE MINAS 10

5.6 COMPARAÇÃO MARIAN 10

5.7 COMPARAÇÃO PARÁ DE MINAS 10

6 CONCLUSÃO 12

7 BIBLIOGRAFIA 13

1 INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta uma analise sobre o impacto das mineradoras na relação de consumo e na vida dos sujeitos, observando e analisando qual a sua influência na vida das pessoas na região dos inconfidentes e seus pontos positivos e negativos.

2 JUSTIFICATIVA

Tanto as relações de consumo quanto os impactos na vida dos sujeitos, tais como, social, cultural, urbano e até mesmo político estão ligados à atividade mineradora na região de Mariana.

3 OBJETIVO

Analisar como se processa a relação de consumo Mineradora/Sociedade expondo os impactos positivos e negativos desta relação na vida dos sujeitos pertencentes a esta comunidade.

4 METODOLOGIA

1. Escolha do recorte

2. Pesquisa em sites

3. Recolhimento de dados

4. Analise dos dados

5. Cruzamento dos dados

5 DESENVOLVIMENTO

5.1 O IMPACTO DAS MINERADORAS NA VIDA DO SUJEITO

Buscamos analisar os impactos das mineradoras na vida dos sujeitos contrapondo o discurso das mineradoras à realidade vivida pela comunidade.

Buscamos como referencia para demonstrar o que é dito pelas mineradoras um Relatório de Sustentabilidade da empresa Vale do Rio Doce no qual a empresa expõe sua missão para com as pessoas, o meio ambiente, enfim sua postura frente à sociedade.

5.2 VALE S.A

“Não existe futuro sem mineração. Não existe mineração sem pensar no futuro das pessoas.”

A empresa Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, detendo 79% do mercado brasileiro. O setor de mineração, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, tem importância crescente no desenvolvimento econômico e social brasileiro, em virtude de sua participação no fornecimento de insumos básicos para o processo de expansão industrial e urbana.

5.3 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DA VALE

1. VISÃO

Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta.

2. MISSÃO

Transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.

 A vida em primeiro lugar

 Valorizar quem faz a nossa empresa

 Cuidar do nosso planeta

 Agir de forma correta

 Crescer e evoluir juntos

 Fazer acontecer

3. VALORES

A empresa Vale busca ser referência em atuação social para deixar um legado positivo para as comunidades das quais faz parte. Temos o comprometimento de respeitar e compreender as comunidades, levando em conta sua diversidade cultural.

4. GENTE

Valorizar quem faz a nossa empresa é um dos nossos valores. Nosso compromisso é desenvolver as pessoas, assim como elas desenvolvem os negócios da empresa. Em 2012, avançamos em temas como a busca pelo dano zero, a eliminação do déficit educacional e a construção de uma relação de qualidade e confiança com os nossos empregados. Conheça alguns dos nossos resultados.

5. SAÚDE E SEGURANÇA

Temos a crença de que a vida é mais importante do que a produção e continuamos empenhados em desenvolver todos os esforços necessários para alcançar a meta do dano zero, assumida em 2011.

6. MUDANÇAS CLIMÁTICAS E ENERGIA

A empresa Vale tem como compromisso reduzir 5% das suas emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) projetadas para 2020 (Meta Carbono). Para alcançar essa meta, nossas áreas operacionais buscam soluções inovadoras de eficiência energética, pois grande parte das emissões ocorre pela queima de combustível que gera energia para as nossas operações.

Para ilustrar a realidade vivida pelas comunidades reféns do setor de exploração do minério, utilizamos um vídeo retirado do youtube (segue link) que retrata a condição de descaso de um distrito de Mariana MG – Santa Rita Durão. Neste vídeo a comunidade local reivindica, através de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com