TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DO COMPORTAMENTO ÉTICO PARA A GESTÃO DE PESSOAS E SEUS IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR

Monografias: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DO COMPORTAMENTO ÉTICO PARA A GESTÃO DE PESSOAS E SEUS IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  1.241 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2...................................................................................................................................5

2.1 Conceitos de Comportamentos Organizacional..............................................................6

2.1.1 Qualidade de Vida do Trabalhador............................................................................7

2.1.1.............................................................................................................................8

2.1.1.............................................................................................................................9

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Falar de gestão de pessoas é falar de gente, de mentalidade, de temperamento, de ação e principalmente de personalidade, característica única de cada membro que compõe uma organização. Isto é, estamos falando de seres humanos dotados de habilidades e capacidades intelectuais. Sujeito ativo e provocador das decisões, empreendedor de ações e criador de inovações dentro do ambiente organizacional.

Com a globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, fatores tais como a comunicação e o comportamento ético dentro da organização são fundamentais para a propulsão da mesma no ranking empresarial.

Este trabalho tem como objetivo mostrar a influência da ética na cultura e no comportamento humano dentro das organizações, apresentando até que ponto tal comportamento interferem no relacionamento indivíduo e organização. Tal relacionamento reflete também de forma direta na QVT (qualidade de vida no trabalhado). Que preocupa-se principalmente com dois aspectos importantes que é o bem estar do trabalhador e com a eficácia organizacional, tendo como foco o potencial humano.

A metodologia utilizada para realização deste trabalho consta de um estudo bibliográfico acrescido de informações da internet.

2 DESENVOLVIMENTO

A comunicação existe desde os primórdios, e de diversas formas, seja ela falada, escrita ou gesticulada, com o objetivo maior que é o entendimento entre as pessoas. E vai além do simples ato de informar. Tendo como foco a comunicação empresarial e ou organizacional para que os colaboradores trabalhem na mesma direção, é imprescindível a união e consequentemente uma ótima comunicação para alcançar os mesmos objetivos, propiciando assim maior eficácia nos processos organizacionais. É comum que as empresas estabeleçam canais de comunicação que proporcionam relacionamento agradável e eficaz entre seus colaboradores e clientes.

O sucesso empresarial depende de um sistema de comunicação eficaz, tanto interno, quanto externo, pois seus objetivos e metas são cumpridos à medida que os processos eficientes de comunicação às impulsionam na direção do que foi previamente estabelecido. A organização que “ouve” seus funcionários como um caminho para mostrar suporte e aceitação, que entende e detecta as diferenças de percepção entre os indivíduos, ocasiona um ambiente mais aberto e este ambiente faz com que os funcionários tenham maior satisfação e produtividade na empresa.

Uma revolução vem ocorrendo e conceitos estão sendo inseridas no meio empresário organizacional de tal forma que as empresas têm como obrigação acompanharem de forma madura e consciente alguns conceitos como qualidade total, atendimento personalizado, modernização e humanização. Conceitos estes com um só objetivo, uma só finalidade: levar as empresas à eficácia, com o aumento da produtividade, melhoria do relacionamento interpessoal e incremento da competitividade no mercado.

A Comunicação empresarial é a forma de comunicação que compreende conteúdos relativos ao cotidiano da administração. Um comunicador que não compreende bem a coisa a ser comunicada não pode elaborar comunicação eficaz.

Outro fator importante para alavancar o crescimento organizacional e fazendo com que a torne eficaz é o modo como o profissional se comporta eticamente, dentro do cenário empresarial. Em face o comportamento é definido como o conjunto de reações individuais aos estímulos onde se está inserido. Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Entre eles: ser honesto em qualquer situação, ter coragem para assumir decisões, ser tolerante e flexível, ser íntegro, educado, fiel, humilde e prudente. E a predisposição habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem. Ser ético, portanto, é sempre buscar estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza é buscar ser feliz.

É através da ética que o indivíduo é levado ao seu momento de introspecção, ou seja, ele se volta para o seu próprio íntimo fazendo um auto-exame de consciência e avaliando os reflexos de suas atitudes e comportamentos perante a sociedade que o circunda. Afinal, a atitude ética é necessária em qualquer segmento, seja na vida profissional ou pessoal.

A prática da ética nas organizações requer convicção, vontade política e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e incompreensões.

A ética empresarial pode ser a alma do negócio para combater a acirrada concorrência do mundo globalizado. Tais empresas nos dias de hoje, recorrem também para o chamado Código de Ética empresarial, que é um instrumento de realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage.

Papel importantíssimo tem a ética também na área de Recursos Humanos dentro das organizações, onde preocupa-se com a relação interpessoal e o comportamento de seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com