TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Indivíduo E O Social

Artigo: O Indivíduo E O Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Módulo: 2 Atividade: Individual

Título: O indivíduo e o social

Aluno: Ana Angélica Benevides Pinheiro

Disciplina: Psicologia Organizacional Turma: GRPOEAD_T0092_0213

Relações entre o indivíduo e o social

Primeiramente analisaremos a contraposição das reflexões entre o indivíduo e a sociedade sob o ponto de vista da Sociologia Clássica e a Sociologia Contemporânea.

Na perspectiva da Sociologia Clássica o indivíduo é visto como parte de uma sociedade e como um produto do determinismo. Segundo o determinista Emile Durkheim,

“o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade”.

Na perspectiva da Sociologia Contemporânea, afastando-se da tradição da Sociologia Clássica o indivíduo ocupa o lugar onde inclui tanto a sua subjetividade quanto sua ação construtiva e modificadora do meio que está inserido.

Dentro deste contexto o trabalho terá como objetivo discorrer sobre os temas: a complexidade do viver coletivo e dos exemplos do cotidiano, consolidando assim, a interferência entre o individuo e o social.

Complexidade do viver coletivo

A complexidade do viver coletivo, passa primeiramente pela formação da personalidade e das características das identidades individual e social do indivíduo.

Adentrando a complexidade e concepção de diversas correntes, de como se forma a personalidade do individuo, os aspectos são tantos, que não existe consenso ou uma única definição. No meu entendimento, a formação se dá pela constituição biológica, pelo temperamento, pelo caráter, sendo esses os fatores que determinam o modo de ser, de agir e de pensar o indivíduo. Deste modo o que diferencia a personalidade são determinantes externos (sociais, culturais, históricos, ideológicos) ou internos (pulsões, instintos, características herdadas).

Quando falamos de identidade individual do indivíduo, nos referimos ao conjunto de características que o identificam frente ao mundo e, surge a partir da consciência de si mesmo através das relações, das comunicações e das experiências sociais.

Quando falamos de identidade social do indivíduo, nos referimos a forma que o individuo é conhecido na sociedade em que vive, ou seja, é a forma como o indivíduo se identifica em sociedade sobre quem ele é, no que diz respeito a sua idade, nacionalidade, naturalidade, estado civil, sexualidade, religião, profissão, dentre outros.

Passando pelo entendimento do indivíduo, observamos que sua interação com a sociedade e, tudo que é compartilhado ao viver em sociedade, pode ser visto como resultado de um processo de aprendizagem, denominado de socialização.

Exemplos do cotidiano

Trago para exemplos do cotidiano uma experiência por mim vivida, do surgimento a concepção de uma idéia. Esta idéia partiu de um amigo arquiteto que conceitua o morar, sob um recorte dos valores de brasilidade, auto-estima, cultura popular, memória e inclusão.

Da idéia que nasceu de uma conversa entre amigos, surgiu o projeto A Gente Transforma, concebido e liderado pelo arquiteto Marcelo Rosembaum.

Marcelo Rosembaum, é brasileiro, nascido em Santo André, São Paulo. Arquiteto formado pela Faculdade de Belas Artes em São Paulo. Casado e pai de dois filhos.

“O primeiro movimento aconteceu em 2010 no Parque Santo Antônio, em São Paulo. Uma comunidade esquecida dominada por bandidos e traficantes e, que recebeu o projeto de braços abertos. Arquitetos, urbanistas e estudantes vindos de várias regiões do Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com