TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LAUDO PSICOLÓGICO

Por:   •  4/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  4.988 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 4]

LAUDO PSICOLÓGICO

Srta. Maria Eduarda da Silva Monteiro

[pic 5][pic 6]

        


        

        [pic 7]

  1. A primeira sessão foi realizada em 22/10/18, sendo aplicado a entrevista de orientação vocacional e o preenchimento do seu perfil, tais procedimentos teve por objetivo no primeiro momento o levantamento de dados acerca de sua vida pessoal e posteriormente foi feita a escuta por meio de seu relato pessoal perante sua busca à escolha profissional. Após a coleta dessas informações, foi desenvolvido o planejamento e as escolha dos testes psicológicos necessários a demanda da interessada;
  1. A segunda sessão foi realizada em 29/10/18, sendo aplicado o primeiro teste psicológico: TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) que tem como objetivo analisar a desatenção, impulsividade, aspectos emocionais, autorregulação da atenção, da motivação e da ação e a hiperatividade;

 

  1. A terceira sessão foi realizada em 05/11/18, sendo aplicado o teste EMEP (Escala de Maturidade para Escolha Profissional), e teve por objetivo avaliar os seguintes aspectos: determinação, responsabilidade, independência, autoconhecimento e conhecimento da realidade educativa e socioprofissional;

 

  1. A quarta sessão foi realizada em 12/11/18, sendo aplicado o teste R-1 (Teste não Verbal de Inteligência) que avalia fatores de inteligência com duração de 30 minutos;

  1. A quinta sessão foi realizada em 19/11/18, sendo aplicado o teste QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica) que tem como objetivo avaliar a personalidade através das escolhas situacionais de cada indivíduo;

  1. A sexta e última sessão foi realizada em 26/11/18, sendo aplicado o teste AIP (Avaliação dos Interesses Profissionais) que tem como objetivo avaliar os interesses profissionais dos jovens.

4. ANÁLISE

  • Na primeira sessão a Srta. Maria Eduarda da Silva Monteiro apresentou-se emocionalmente estável, mas relativamente um pouco indecisa perante sua escolha de vida profissional. Segundo o relato da interessada, no início do Ensino Médio queria cursar Engenharia Civil, mas devido a sua pouca afinidade com os cálculos, posteriormente decidiu que escolheria alguma área relacionada a saúde, por gostar de ajudar e cuidar das pessoas. Sua vida escolar sempre foi com boas notas, frequentou somente escolas particulares e seus pais sempre a deixaram livre em relação a decisão da sua escolha profissional.

Tem uma vida economicamente estável e sua vida social é aparentemente normal em relação a sua idade. Tem pretensão de ser independente dos seus pais em uma área que gosta e/ou tem afinidade para exercer.

  • Na segunda sessão foi aplicado o ETDAH- AD (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) esse teste tem por finalidade analisar os níveis de desatenção, impulsividade, hiperatividade, aspectos emocionais e autorregulação da atenção, da motivação e da ação. A solicitante teve como resultado a apresentação de baixos escores, ou seja, em todos os itens supracitados teve a classificação inferior demonstrando que a mesma não possui prejuízos funcionais em relação a atenção, organização, desempenho de memória, estipulação de objetivos e ritmo de trabalho.

  • Na terceira sessão foi aplicado o EMEP (Escala de Maturidade para Escolha Profissional) esse teste tem por finalidade avaliar o nível de maturidade para a escolha profissional de alunos do ensino médio e detectar os aspectos mais e menos desenvolvidos, avaliados por meio de aspectos como: determinação, responsabilidade, independência, autoconhecimento, conhecimento da realidade e maturidade total. A interessada teve como resultado a apresentação dos seguintes escores: na determinação, autoconhecimento e maturidade total- obteve a classificação média, na independência - obteve a classificação superior  e no conhecimento da realidade e responsabilidade - obteve a classificação inferior. Tais resultados demonstram aspectos e padrões relativamente normais devido à sua idade apresentados principalmente nos escores dos itens: conhecimento da realidade e responsabilidade que mostra uma possível incerteza em relação a tomada de decisão de sua futura escolha de vida profissional e uma possível insegurança em assumir as responsabilidades voltadas a essa escolha. Em relação aos itens como: determinação, autoconhecimento e maturidade total demostrou o nível médio aparentando estar consciente quanto a importância de sua escolha e o quanto isso poderá impactar futuramente em sua estabilidade social. E por fim em relação ao item independência teve classificação superior e isso está em consonância com a sua intenção demonstrada desde a primeira sessão, através de seu relato, com a intenção de conquistar sua independência.
  • Na quarta sessão foi aplicado o teste R-1 (Teste não Verbal de Inteligência) e verificou-se um total de 31(trinta e um) acertos, obtendo a Classificação Média (M), este resultado está de acordo com a sua escolaridade e faixa etária.
  • Na quinta sessão foi aplicado o QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica), esse teste avalia a personalidade através das escolhas situacionais de cada indivíduo e a classifica através de tipologias como: Introversão/Extroversão, Intuição, Sensação, Pensamento e Sentimento. A interessada apresentou-se como introvertida orientando-se por fatores subjetivos, dirige a sua atenção para o seu mundo interior de impressões acerca do mundo. É introspectiva, aprecia mais a companhia de livros do que das pessoas. Caracteriza-se por uma certa hesitação diante da ação necessária, tende à reflexão e a refletir antes de agir, preferindo compreender a realidade antes de posicionar-se nela. Apresentou-se sensitiva demonstrando que confia em seus órgãos dos sentidos para compreender objetivamente uma situação. Está mais interessada no aqui e agora, no dado imediato e real. Prefere trabalhar com dados reais e objetivos, sendo assim prática e realista. Sua impressão do mundo não é influenciada pela imaginação. Observa os detalhes e não se prende à visão geral do todo. Tem precisão e cuidados. Gosta de manter as coisas funcionando, prefere executar do que planejar e necessita de dados concretos para avaliar uma situação. E pela última tipologia apresentou-se sentimental, demonstrando que toma decisões com base em seus próprios valores pessoais (ou de outras pessoas), mesmo que estas decisões não tenham lógica e objetividade alguma. Sempre vai levar em conta o que sente (valor) em relação a algo, como também, os sentimentos dos outros, é geralmente voltada para as relações pessoais, mostrando-se receptiva e boa para lidar com pessoas.
  • Na sexta sessão e última foi aplicado teste AIP (Avaliação dos Interesses Profissionais), esse teste tem por finalidade avaliar os interesses profissionais dos jovens. A interessada apresentou o seguinte resultado: No campo Físico/Matemático- Muito Inferior, nos campos Físico/Químico, Cálculos/Finanças, Organizacional/Administrativo e Comunicação/Persuasão- Inferior, no Simbólico/Linguístico- Médio, no Manual/Artístico- Médio Inferior, e nos campos: Jurídico/Social, Comportamental/Educacional e Biológico/Saúde- Superior. Relacionando o resultado de maior classificação do teste com a entrevista e observação feita durante as sessões a interessada apresenta afinidade e proximidade a área do Jurídico/ Social.

Este campo responde por interesse voltado a “Humanas” e situações relacionadas pelo comportamento humano, seja em nível grupal, religioso, cultural e/ou racial, nesse nível de interesse próximo da média é possível encontrar uma gama de profissões que se dirigem ao ser humano somados a esse campo tais como: Ciências Jurídicas e Sociais e Administração no Campo RH. O Comportamental/ Educacional diz respeito ao interesse também pelo comportamento humano mais voltado para ordem emocional, educacional, ajuste social e outros evidenciando em seu maior grau, profissões como: Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e Ciências Sociais. Já o Campo das Ciências Biológicas o interesse demonstrado por essa área diz respeito à própria vida e pode manifestar interesse pela Medicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas, podendo também apresentar interesse mesmo que com menor intensidade para os cursos de: Educação Física, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (265 Kb)   docx (92.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com