TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MONGE E O EXECUTIVO

Monografias: O MONGE E O EXECUTIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 8

O MONGE E O EXECUTIVO

UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA

Karina Rossini

RA 6238197376

Tecnologia em Gestão Financeira

1º Semestre

O MONGE E O EXECUTIVO

CAPITULO 1: AS DEFINIÇÕES

John conheceu seu colega de quarto, pastor Lee de Wisconsin e foram a cerimonia das 5 horas. John ficou impressionado com a capela. Após a cerimonia John foi à biblioteca, pegou um artigo escrito por Leonard Hoffman que contava sobre sua vida. Após a missa das sete e meia John foi até seu quarto pegar um agasalho e se deparou com um monge que estava arrumando os canos do banheiro de seu quarto. O monge se apresentou como Simeão e John ficou orgulhoso e ao mesmo tempo sem reação ao estar frente a frente com a “Lenda dos Negócios”. John propôs a Simeão que se encontrassem para conversar algumas vezes durante sua estadia no mosteiro, porque ele passava por uma fase difícil em sua vida e gostaria muito de ouvir conselhos e trocar palavras sobre sonhos recorrentes e outras coincidências estranhas. Em sua primeira aula com Simeão, o mesmo pediu que todos falassem os motivos pelo qual cada um veio ao retiro. Preocupado com o que, e como iria falar, John deixou de ouvir seus colegas de classe e se concentrou no que iria falar, vendo aquilo discretamente, Simeão pediu para que John resumisse em poucas palavras o que sua colega Kim tinha falado e ele admitiu não ter ouvido muito do que ela disse. Simeão falou sobre a importância de ouvirmos por ser uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver, falou também, sobre liderança, sobre a diferença de entre autoridade e poder, no qual “poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer” e “autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”. Após vários questionamentos Simeão defendeu o fato de que deve-se persuadir as pessoas através da influência de autoridade ao invés do poder, citando exemplos sobre o uso da autoridade em casa, no trabalho e outras áreas da vida.

Durante a sessão da tarde Simeão pediu para que formassem duplas e listassem qualidades de uma pessoa obteve autoridade sobre a vida deles. John juntou-se a Kim e mencionou as qualidades de sua mãe, fizeram uma lista com todas as características citadas onde as principais foram:

Honestidade, confiabilidade

Bom exemplo

Cuidado

Compromisso

Bom ouvinte

Conquistava a confiança das pessoas

Tratava as pessoas com respeito

Encorajava as pessoas

Atitude positiva e entusiástica

Gostava das pessoas

Simeão pediu para que reduzissem a lista para duas a cinco características. A lista de Kim estava muito parecida com a lista de John, então Simeão perguntou com qual dessas características nós já nascemos e após um breve debate Simeão explicou que “todas as qualidades listadas são comportamentos e comportamento é uma escolha”.

CAPÍTULO 2: O VELHO PARADIGMA

Na primeira aula do dia Simeão fala sobre o problema de John não prestar muita atenção quando alguém está falando e interrompe-las a todo momento. No início da aula o sargento Greg e o pregador Lee discutem sobre o paradigma, mas Simeão assume a direção: Paradigmas são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida, podem ser valiosos e até salvar vidas quando usados adequadamente. Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisados enquanto o mundo passa por nós. As pessoas tem dificuldade de mudar, pois as mudanças nos desinstalam, nos tiram da nossa zona de conforto e nos forçam a fazer as coisas de modo diferente, o que é difícil. O progresso continuo é fundamental, tanto para as pessoas quanto para as organizações, porque nada permanece igual na vida. A natureza nos mostra claramente que, ou você está vivo e crescendo, ou está morrendo, morto ou declinando. Então Simeão pediu exemplos de paradigmas. O sargento Greg foi rápido: Administração no estilo piramidal. Viver sobre a regra de ouro que diz: “Quem tem o ouro faz as regras”.

Nesse modelo, os empregados são as pessoas mais próximas do cliente, o presidente até conhece os clientes pessoalmente, mas o mais importante é o produto vendido, o que está na caixa quando o cliente abre.

Simeão pede para imaginarem um sistema cujo foco fosse servir o cliente. Imaginem uma organização onde os empregados estivessem na linha de frente servindo aos clientes e garantindo que suas verdadeiras necessidades estivessem sendo satisfeitas, suponha que o supervisor da linha de frente começasse a ver os empregados como clientes e se dedicasse a preencher suas necessidades. E assim por diante, pirâmide abaixo. Isso é um novo paradigma, reconhecendo que o papel do líder não é impor regras e dar ordens a camada seguinte. Ao invés disso, o papel do líder é servir.

Isso não quer dizer que um líder permitirá tudo numa empresa. Um líder deve estar sempre mais preocupado com as necessidades do que com as vontades. Mas é complicado identificar as verdadeiras necessidades de uma pessoa ou empregado.

CAPITULO 3: O MODELO

Simeão começa a traçar a pirâmide dos caminhos da liderança. O primeiro passo para a liderança é a vontade, intenção sem ação não é nada.

Todas as intenções do mundo não significam nada se não forem acompanhadas por nossas ações. Apenas quando nossas ações estiverem de acordo com as nossas intenções é que nos tornaremos pessoas harmoniosas e líderes coerentes. E este é o primeiro passo (Simeão desenhou no quadro a pirâmide da liderança):

Liderança

Autoridade

Serviços e sacrifícios

Amor

Vontade

Simeão falou do amor, explica que no ambiente de trabalho o amor refere-se ao comportamento e não ao sentimento, então a diretora concluiu que “amor é o que o amor faz”. Simeão continuou: tendo a vontade e usando o amor como comportamento, podemos executar o serviço com segurança e eficiência, daí o terceiro item da pirâmide: SERVIÇO E SACRIFICIO. E certamente fazendo o serviço com base nessas diretrizes, a sua autoridade será conquistada, o que vai levar você a liderança.

CAPITULO 4: O VERBO

Simeão começou a aula falando sobre os dizeres de Jesus, citando sobre amar nossos inimigos, Greg por sua vez não conseguia entender como era possível amar, por exemplo: Adolf Hitler. Então Simeão conta a história de uma noite em que se reuniu com alguns amigos em uma taberna para tomar cerveja e disse que amar nossos inimigos era uma piada. O professor de línguas que estava presente o interrompeu dizendo que ele estava interpretando mal as palavras de Jesus, e explicou que Simeão ao pensar em amor, estava confundindo sentimento com ação. Explicou, ainda, que “a partir do momento em que tenho sentimentos positivos em relação a algo ou alguém, posso dizer que os amo”. Geralmente associamos amor com bons sentimentos. Mas isso não quer dizer que devemos fazer de conta que as pessoas ruins não são ruins, mas sim demonstrar o seu bem por elas. Simeão citou características do amor: paciência, bondade, humildade, respeito, generosidade, perdão, confiança, honestidade e compromisso.

CAPITULO 5: O AMBIENTE

Durante a aula Simeão fala a respeito da importância do ambiente para se produzir um melhor trabalho. Cita jardinagem como exemplo. Chris diz que primeiro é preciso descobrir um pedaço de terra que recebe muito sol e em seguida trabalhar o solo para prepara-lo para o plantio, depois você planta as sementes, regra, aduba, livra das pragas e capina o jardim de tempos em tempos.

Simeão perguntou se o credito de obter um bom fruto seria de quem preparou o plantio. Chris chegou a conclusão de que ela apenas ajudou a planta a dar bons frutos. Simeão falou, também, sobre a importância de se elogiar um funcionário em publico ao invés de humilha-lo.

CAPITULO 6: A ESCOLHA

A definição de que a disciplina tem o objetivo de ensinar a fazer o que não é natural. Através da disciplina podemos fazer com que o não natural se torne natural e consequentemente um habito. Somos criaturas de hábitos e para tal, alguns estágios são necessários para adquirir novos hábitos ou habilidades, pois os hábitos e as habilidades geram comportamentos aplicados a liderança. Assim, o autor lista os seguintes estágios:

Estagio 1: Inconsciente e sem habilidade

Estagio 2: Consciente e sem habilidade

Estágio 3: Consciente e habilidoso

Estágio 4: Inconsciente e habilidoso

CAPITULO 7: A RECOMPENSA

“A Recompensa” nada mais é que o resultado do esforço. As coisas não são o que parecem ser, pois não vemos o mundo como ele é e sim como nós somos.

Missão, objetivo, visão são fatores determinantes para o sucesso de todo e qualquer empreendimento humano. Nossas vontades e nossos desejos poderão ser satisfeitos a partir do momento que nos colocarmos em movimento de crescimento pessoal, evoluindo para a maturidade psicológica e espiritual. Após todo aquele tempo no mosteiro, Simeão concluiu com a seguinte frase: “Nosso tempo juntos terminou”. Após isso ele ficou sério e disse que aprendeu muito durante a semana que passou com aquele grupo.

CONCLUSÃO

Posso afirmar que essa leitura abriu minha mente em relação ao tema “LIDERANÇA”, uma das passagens do livro que mais me chamou a atenção foi logo no primeiro capítulo quando Simeão explica a diferença entre “Poder” e “Autoridade”. Me fez perceber que isso é aplicado no meu dia-a-dia sem que eu nunca notasse. Na nossa empresa eu sou a pessoa que mais tem tempo de empresa, mas não sou líder, nem estou acima de ninguém, nem quero um cargo desses, mas todos se espelham em mim na hora de executar qualquer tarefa e, na maioria das vezes, me consultam mesmo sendo alguma tarefa que não seja do meu conhecimento. Até minha maneira de agir no ambiente de trabalho mudou. Realmente abriu minha mente me fez mudar meu conceito de trabalho em equipe e que, mesmo dentro de uma empresa você deve ser humilde, amigo, compreensível e não totalmente independente e

...

Baixar como  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »