TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito Da Caverna

Trabalho Universitário: O Mito Da Caverna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 2

O Mito da Caverna

O mito da Caverna, também conhecido como “Alegoria da Caverna” é uma passagem do livro “A República” do filósofo grego Platão. É mais uma alegoria do que propriamente um mito. É considerada uma das mais importantes alegorias da história da Filosofia.

O mito fala sobre prisioneiros, desde o nascimento, vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens, sombras, analisando e julgando as situações. Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.

Tiro de proveito para a minha vida sobre o mito da alegoria da caverna que a pessoa que saiu da caverna teve coragem de enfrentar outros desafios, de expandir novos horizontes, que não ficou conformado com o que estava vivendo e não teve medo de buscar o novo o improvável.

Já as pessoas que ficaram elas não tem coragem de encarar novos desafios para viver, se conformaram com o que estava vivendo. Procuro sempre buscar novos desafios e oportunidades não fico sentada esperando as coisas acontecerem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com