TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Relatório

Por:   •  18/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

1. Identificação

Relator: Alessandra Cristina de Jesus Santos – CRP 04/56367

 

Interessados: Júlia Camila dos Santos e Roberto Carvalho dos Santos.

Finalidade: Avaliação psicológica para coleta e interpretar dados referente aos fenômenos emocionais e mentais do paciente Pedro Roque dos Santos, tendo como objetivo uma melhor compreensão do mesmo e delimitação para acompanhamento psicológico.

2. Descrição da demanda

Pedro foi encaminhado pela escola para uma avaliação psicológica devido à dificuldade em acompanhar a turma, falta de concentração, apresentado conversas constante, dispersão e não atendimento das solicitações dos professores, como a não realização das atividades. Apresenta também dificuldade de controle dos esfíncteres, episódios que acontece quando o mesmo fica longe da mãe.

3. Procedimento

Para a devida avaliação psicológica no contexto clínico, os instrumentos psicológicos utilizados foram, entrevista com os pais, entrevista com a criança, observação da criança no seu meio social e aplicação de testes psicológicos.

Essas técnicas utilizadas tinham como objetivo conhecer e levantar questões relativas à história de vida do paciente e do seu meio social.

O teste utilizado foi As Pirâmides Coloridas de Pfister (Anna Elisa de Villemor-Amaral -2013),trata-se de um instrumento que avalia aspectos da personalidade, habilidades cognitivas e tendências de comportamento no enfrentamento diante de problemas.

4. Analise

Pedro Roque dos Santos é uma criança de 10 anos, atualmente cursando o ensino fundamental em escola particular. Os pais de Pedro são separados e o mesmo reside com a mãe, visitando o pai aos finais de semana.

Ao levar Pedro até a clínica, a mãe relata está constantemente fora de casa devido às viagens referente ao seu trabalho, por esse motivo a criança fica aos cuidados da avó e de uma prima. A mãe relata que por sentir-se culpada devido à ausência inevitável presenteia o filho sempre que volta. Conta que Pedro faz atividades extraclasses como natação e judô, mas que o mesmo diz não gostar, porém não relata o motivo.

No que diz respeito aos aspectos socioemocionais, a avaliação sugere que a criança apresenta baixa capacidade de extroversão e contato afetivo social, o que pode resultar em possíveis inconstâncias nas relações, podendo ter reações mais intensas frentes a frustração, ocasionando na repressão de afetos e um grau de carência efetiva.

O examinando apresenta dificuldade em canalizar suas emoções devido ao baixo desenvolvimento de estruturas psíquicas capazes de auxiliar na resolução de conflitos internos e externos, interferindo em sua maneira de se colocar no mundo, apresentando-se de maneira apática ao ambiente. Também foi verificado sentimento de vazio, ansiedade, negativismo e prostração acima do esperado para seu grupo normativo, sendo necessárias avaliações complementares visando compreender possíveis problemas cognitivos e/ou psíquicos.

Pedro apresentou baixa produtividade mediante realização de suas atividades, tal resultante deve-se ao fato do desinteresse frente a produção de suas tarefas, apresentando uma desordem e uma falta de zelo ao executá-las. Demonstra imaturidade, menor grau de desenvolvimento emocional e intelectual, podendo apresentar desordem no curso do pensamento.

5. Conclusão

Frente às informações e dados obtidos ao longo do processo de avaliação, recomenda-se continuidade do acompanhamento psicológico do paciente, visando melhor compreensão e auxílio quanto ao desenrolar de seus conflitos psicossociais e sua maneira de se colocar ao mundo. Faz-se necessário um acompanhamento quanto aos aspectos alterados de produtividade, canalização das emoções e insegurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (213.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com