TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Relatório Psicológico para TDAH

Por:   •  5/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  23.584 Visualizações

Página 1 de 4

LO[pic 1][pic 2]

  1. Identificação         

Nome do atendido: fulano de tal

Solicitante: o mesmo

Finalidade: Avaliação psicológica especifica para identificação de déficit de atenção

Autor (a): Psicóloga fulana de Tal  – CRP 00/0000

  1. Descrição da demanda

Requerimento de Avaliação Psicológica por parte do paciente para a identificação de possíveis déficits cognitivos e de Atenção. O paciente apresentou sintomas como: dificuldades de concentração, atenção e agitação durante o processo de psicoterapia.

  1. Procedimento

Foi utilizado o instrumento da entrevista dirigida para coletar e interpretar a demanda e os condicionantes histórico e social do paciente, também escalas para TDAH baseadas em critérios diagnóstico do DSM V - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e os testes psicológicos AOL para avaliação da Atenção Alternada, Concentrada e Dividida, bem como o teste de Inteligência Não Verbal Beta III.

  1. Análise

Fulano de tal, 22 anos, durante o processo de psicoterapia apresentou sintomas e dificuldades que justificaram a demanda para avaliação psicológica especifica, com finalidade de identificar possíveis déficits cognitivos e de atenção. Para atender a demanda apresentada, foram realizadas entrevistas, aplicação de escalas, bem como, testes psicológicos.

Em escala SNAP IV – instrumento construído a partir dos sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatística – IV Edição (DSM-IV) da Associação Americana de Psiquiátrica, o paciente apresentou escore compatíveis ao Transtorno de Déficit de atenção com Hiperatividade.

Em combo AOL, teste de avaliação on-line devidamente aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, onde se avalia as atenções Alternadas, Concentradas e Divididas, o paciente apresentou o os seguintes resultados:

No teste de Atenção Alternada, que avalia a capacidade de o indivíduo direcionar o foco da atenção ora em um estímulo, ora em outro, por um determinado período de tempo, Fulano apresentou desempenho médio Inferior que indica uma atenção alternada um pouco abaixo da média, se comparado às pessoas da amostra normativa, o que indica muita dificuldade para direcionar o foco da atenção ora em um estímulo, ora em outro, em um tempo predeterminado. Ao responder ao teste AOL-A Fulano obteve uma média de tempo de reação de 2.8, que corresponde à classificação Alto. Esse resultado sugere que fulano de tal  despende um tempo maior para responder diante de um estímulo-alvo, se comparado às pessoas da amostra normativa.

No teste Atenção Concentrada, que avalia a capacidade de o indivíduo focar sua atenção em apenas uma fonte de informação em detrimento de outros estímulos, por um determinado período, fulano obteve desempenho mediano, que indica uma atenção concentrada dentro da média se comparado às pessoas da amostra normativa, ou seja, consegue focar sua atenção em apenas uma fonte de informação em detrimento de outros estímulos, em um tempo predeterminado. Ao responder ao teste o avaliando obteve uma média de tempo de reação de 2.45, que sugere um tempo dentro da média para responder diante de um estímulo-alvo, se comparado às pessoas da amostra normativa.

No teste Atenção Dividida, que avalia a capacidade de o indivíduo focalizar sua atenção em dois ou mais estímulos simultaneamente, por um determinado período, fulano obteve um resultado mediano, que sugere uma disposição de atenção dividida dentro da média, se comparado às pessoas da amostra normativa, sendo capaz de focalizar sua atenção em dois ou mais estímulos simultaneamente, em um tempo predeterminado. Ao responder ao teste AOL-D o avaliando obteve uma média de tempo de reação de 3.65, que corresponde à classificação Muito Baixo. Esse resultado sugere que fulano despende um tempo muito menor para responder diante de um estímulo-alvo, se comparado (a) às pessoas da amostra normativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com