TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo dos Cincos Grandes Fatores da Personalidade

Por:   •  17/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

O modelo dos Cincos Grandes Fatores da Personalidade, tem como objetivo validar uma teoria explicativa e preditiva da personalidade humana e suas relações com a conduta (Garcia, 2006).  E se originalizou por conta de um conjunto de pesquisas sobre a personalidade, decorrentes de teorias fatoriais e de traços de personalidade, para identificar o perfil de cada pessoa.

Os cinco grandes fatores da metodologia da Big Five são:

  1. Abertura a novas experiências.

É representada pelo interesse de novas vivencias e experiências emocionais, seja por curiosidades, aventuras, ideias incomuns, pelas artes. Normalmente são pessoas que apresentam fator dominante a criatividade, que se acostumam facilmente a situações dinâmicas e se modificam rapidamente, são pessoas que levam em conta os seus sentimentos.

No outro lado da escala, são pessoas que tendem a ter interesses mais tradicionais, preferindo assim o mais simples do que ao complexo.

  1. Conscienciosidade ou escrupulosidade.

Possuem a tendência de mostrar uma autodisciplina, inclinação para concluir deveres e atingir os objetivos, mostrando predisposição pelo comportamento planejado, influencia na forma como controlamos nossos impulsos. Indivíduos com esse traço dominante podem ser mais rígidas que as outras.

  1. Extroversão.

Pessoas com esse traço dominante podem ser caracterizados por emoções positivas e normalmente procuram estímulos cheio de energias, entusiastas e cheios de movimento.

Por outro lado, os introvertidos, não possuem os níveis de atividade dos extrovertidos, normalmente são pessoas calmas e ponderadas, podem ser bastante ativos e energéticos, mas não transparece muito perante a sociedade.

  1. Neuroticismo ou instabilidade emocional.

É quando um perfil possui a tendência de experiências emoções negativas, ansiedade, depressão, raiva e podem estender por longos períodos. Pessoas com esse traço tendem ser emocionalmente vulneráveis ao estresse, interpretam situações normais como ameaçadoras e frustações com dificuldades.

No outro extremo da escala, possuem as pessoas com baixo neuroticismo, ou seja, são indivíduos que são mais difíceis de serem perturbados, menos vulnerabilidade de estresse, tendem a ser calmos e mais emocionalmente estáveis.

  1. Agradabilidade ou simpatia.

São indivíduos amáveis, valorizam a boa relação com os outros, tem a tendência de ser compassivo, possui uma visão otimista da natureza humana e acreditam que as pessoas são honestas, decentes e dignas de confiança.

Por outro lado, os indivíduos não simpáticos, põe suas vontades a cima das vontades dos outros, por vezes não se preocupam com o próximo e podem ser taxados de desconfiados e não cooperativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (23.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com