TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA

Por:   •  6/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE DIVINÓPOLIS – FACED

Aluna: Claudia Rodrigues da Silva

Disciplina: Psicofarmacologia

Professora: Cecilia Godoi - 8º Período de Psicologia

NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA – NASF

        

Os Núcleos de Apoio a Saúde da Família é uma estratégia do Governo Federal - Ministério da Saúde, criados pela Portaria Nº 154, de 08 de janeiro de 2008. Atualmente são 03 (três) modalidades diferentes de equipes NASF - tipo 1, tipo 2 e tipo 3, organizadas e implantadas de acordo com o porte de cada município.

O objetivo do NASF é servir de suporte a Atenção Básica, auxiliando no cuidado junto às equipes saúde da família, ampliando sua resolutividade, qualidade, oferta de serviços e ações em determinado território. A proposta de trabalho é construída conjuntamente com a ESF e NASF, sendo planejada a partir do levantamento das demandas e das necessidades de saúde da área adscrita.

As equipes de NASF são compostas por diversos profissionais de nível superior, elencados a partir do perfil epidemiológico de cada município, atuando de forma compartilhada e continuada a Rede de Atenção a Saúde, contando ainda, se necessário, com o apoio de demais serviços, como por exemplo, escolas, Centro de Referência a Assistência Social.

As ações a serem desenvolvidas por esta politica de saúde são de múltiplas possibilidades, porém voltadas nas dimensões clinico-assistencial diretamente com os usuários, e técnico pedagógica, que são atividades de cunho educativo para as equipes e usuários, ambas preferencialmente realizadas de forma compartilhada com os profissionais da equipe NASF e ESF.

O trabalho da equipe NASF é articulado no apoio matricial, onde os casos são discutidos de forma multidisciplinar junto com a ESF e demais atores, a fim de definir as estratégias de intervenção, possibilitando um cuidado qualificado e integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com