TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Núcleo de Assistência a Saúde da Família

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.101 Palavras (21 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 21

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade de Psicologia – Psicologia e Instituições de Saúde

Ana Paula Aguiar

Dayane Marques

Debora Costa

Michele Mello

Sarah Rocha

Thiago Soares

NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF)

Belo Horizonte

2017

Ana Paula Aguiar

Dayane Marques

Debora Costa

Michele Mello

Sarah Rocha

Thiago Soares

NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF)

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia e instituições de Saúde, da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica.

Professor: Luiz Guilherme

Belo Horizonte

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 SURGIMENTO DOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF)        5

3 ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)        7

4 MODALIDADES DO NASF        9

5 PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES AOS MEMBROS DA EQUIPE DO NASF        11

6 PROCESSOS DE TRABALHO DO NASF        12

7 O NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) COMO PORTA DE ENTRADA OFICIAL DO PSICÓLOGO NA ATENÇÃO BÁSICA        13

8 PSICOLOGIA NOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) EM BELO HORIZONTE        15

9 ENTREVISTA COM O PSICOLOGO        18

10 CONCLUSÂO        20

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21



1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tratará de discorrer sobre o ESF; como Estratégia de Saúde da família e o NASF, que é um núcleo de apoio à família com ações assistenciais e apoio aos profissionais da atenção primária. Formado por 400 profissionais de diversas áreas, entre fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistente social, psicólogos e educadores físicos. Além de fundamentar o nosso conhecimento em dois artigos acadêmicos que tratam da sua história e de como ele é constituído, apresentaremos uma entrevista com a Psicóloga que atua no NASF.

O núcleo realiza reuniões periódicas com as equipes de saúde da família, com o objetivo de discutir a situação de cada paciente acompanhado pelas unidades de saúde. São as equipes que fazem os encaminhamentos dos profissionais do NASF. ´

É um trabalho realizado de forma interdisciplinar e capaz de alcançar e melhorar a qualidade de vida dos sujeitos que fazem parte da comunidade. O apoio que as famílias recebem em sua saúde e qualidade de vida é comprovada pelas demandas que decrescem na procura de remédios e atendimentos médicos.

O NASF, é um avanço no que diz respeito ao direito da saúde pública, as políticas que regem a nossa cidade e ao nosso país a Constituição que nos garante no artigo n 6, capítulo II. Dos direitos sociais:

“São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a Segurança, a previdência social, a proteção à maternidade, e à infância e aos Desamparados, na forma dessa Constituição. ”

O trabalho que o NASF realiza além de ser uma medicina preventiva é também um local de instrumentos terapêuticos para a comunidade usufruir com total acolhimento por parte dos profissionais que lá atuam.


2 SURGIMENTO DOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF)

O Sistema Único de Saúde (SUS) teve significativos avanços nos últimos tempos. Entre eles está o surgimento das Estratégias Saúde da Família (ESF) em 1994, que visa a reorientação do modelo assistencial a partir da Atenção Básica. Nesse sentido a ESF busca a reversão do modelo assistencial ampliando sua rede nacional de atendimento (CAMPOS, 2013). De acordo com Lima, et al. (2005) citado por Campos (2013):

“(...) foi principalmente no período de 1998 a 2002, que o PSF deixou de ser um programa que operacionalizava uma política de focalização da Atenção Básica em populações excluídas do consumo de serviços, para ser considerado uma estratégia de mudança do modelo de atenção à saúde no SUS. Sendo renomeado no Brasil como Estratégia Saúde da Família (ESF).

Posteriormente surge a necessidade de ampliação das ESF para atender as demandas na saúde. Assim, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), foram criados mediante a Portaria GM nº 154 de 24 de janeiro em 2008, com o objetivo principal de apoiar as equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF). Os objetivos visavam aumentar a sua integração à rede assistencial, o aumento de sua resolutividade e a capacidade de compartilhar e fazer a coordenação do cuidado (FIQUEIREDO, 2010). Conforme cita Figueiredo (2010):

“O NASF não é uma estrutura desvinculada da atenção básica à saúde e, como esta, tem dentre seus pressupostos a territorialização; a educação permanente em saúde; integralidade; participação social; promoção da saúde e humanização. Ele procura ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na ESF, superando uma lógica fragmentada e privilegiando a construção de redes de atenção e cuidado, constituindo-se em apoio às equipes de SF.”

Figueiredo (2010) assinala que os profissionais do NASF possuem muitas responsabilidades, entre elas estão: “a definição de indicadores e metas que avaliem suas ações; a definição de uma agenda de trabalho que privilegie as atividades pedagógicas e assistenciais, além de ações diretas e conjuntas com a ESF, no território”. Em concordância Andrade et. al (2011) citado por Campos (2013) diz que: “A intervenção do NASF deve priorizar o apoio matricial as equipes da ESF, mas também as intervenções coletivas de promoção, prevenção e acompanhamento de grupos sociais em vulnerabilidade.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (238.3 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com