TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PSICÓLOGO COMUNITÁRIO: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO E PROPOSTAS DE ATUAÇÃO

Por:   •  25/9/2016  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

O PAPEL DO PSICÓLOGO COMUNITÁRIO: ANÁLISE DE UMA

INTERVENÇÃO E PROPOSTAS DE ATUAÇÃO

SÃO LUÍS- MA

2016

      O Artigo propõe uma análise crítica acerca dos modelos de atuação e intervenção atual nas comunidades, pois é necessário voltar-se para o contexto no qual as demandas surgem e acontecem, intervindo de forma a satisfazer os reais e emergentes interesses e necessidades da população. Para tanto faz-se necessário repensar o papel do psicólogo neste lugar, pois a pratica de atuação esta pautada na participação política, almejando, portanto, a transformação social. Os objetivos que vão nortear esta pratica podem ser definidos antes, ou até mesmo no decorrer do processo, pois pode surgir uma necessidade de remanejamento para uma maior aproximação das necessidades do grupo, mas para tanto é de fundamental importância a participação da população para o alcance das metas, resolução de problemas e reais transformações sociais.

     O artigo não demostra interesse em criticar o trabalho realizados pelos profissionais nesta pratica, mas oferece uma possibilidade de ir além da crítica, ou seja, levar a uma reflexão acerca das lacunas encontradas na construção do projeto que serviu como base para o artigo, que se inspira na psicoterapia possível em contextos sociais familiares desfavorecidos desenvolvido no vínculo de amigos dos pobres de Santo Antônio em São Paulo.

     Após a reavaliação do projeto os atendimentos foram organizados no Pronto Atendimento com objetivo de acolher os indivíduos que ali se encontravam, fornecendo uma escuta, cadastro e identificação de necessidades de psicoterapia individual. Outra demanda básica, que é realidade em todas as comunidades desfavorecidas é a necessidade de desenvolver atividades que possibilite a identificação de capacidades destes indivíduos, que aliando a criatividade podem buscar renda e autonomia, já que as famílias não tinham mínimas condições de subsistência, então houve a necessidade de capacita-los, fornecendo oportunidades de aprendizagem. No processo de desenvolvimento do trabalho os autores relataram todas as suas dificuldades, deficiências, e conquistas de curto a longo prazo.

     Contudo, pode-se identificar algumas mudanças no decorrer do projeto, uma delas é o novo sentido do psicólogo no contexto comunitário, sendo indispensável a participação e interação deste em vários momentos, desde a entrega de cestas básicas, entrega de sopão, para que se possa também desmistificar a imagem errônea feita sob o psicólogo. Outro ponto interessante que destaco no texto é a crítica feita ao modelo e os métodos psicanalíticos, ampliando os limites do consultório e revisitando os primórdios da psicanalise que se mostrava mais abrangente nas práticas diárias.  

     Portanto através da releitura feita sob o artigo proposto, é necessário que o psicólogo se preocupe em oferecer um olhar, e uma escuta especializada, antes mesmo de deixá-los de lado em razão das necessidades de suprir as demandas, no qual outros profissionais podem realizar. E estas parcerias é que tornam eficazes a promoção de mudanças na comunidade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com