TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERÍODO SENSÓRIO MOTOR

Por:   •  9/4/2017  •  Artigo  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

O PERÍODO SENSÓRIO MOTOR

INTRODUÇÃO

Nesse período, segundo a teoria de Henri wallon que ele buscou compreender o desenvolvimento infantil e as relações entre a criança e seu ambiente. Os objetivos da criança e os meios que ele utiliza para atingi-los acompanhando cada uma de suas manifestações e suas possibilidades, considerando a evolução psíquica e motora.

 Ao contrário de Piaget, wallon considera que o desenvolvimento não começa cognitivamente: a atividade infantil está primeiramente voltada para sensibilidade interna e afetiva, que abrange o primeiro ano de vida. Num primeiro momento o organismo predominante é o social.Ao longo do primeiro ano de vida, o interesse pela presença humana continua. O contato com os objetos é oferecido por outras pessoas. E o interesse que a criança desperta por esses objetos ela tem como referência a pessoa que lhe foi apresentado. As sensações visuais ou táteis começam a se construir e despertar reações de afeto não exploratórias.

Gradativamente a criança começa a descobrir o próprio físico, ao tocar percebendo o efeito de seus gestos, descobrir pegar e soltar objetos que estão de fácil acesso, já consegue dar nomes e movimentar os objetos de um lado para outro do espaço, já permite.

Após descobrir os pés e as mãos, a criança experimenta os limites do próprio corpo que a princípio cada parte era tratado como objeto estranho. Conforme ela vai integrando com cada parte do corpo vai criando delimitações em relação a outras pessoas. Essa diferenciação se produzira no que wallon denomina período do espelho que permite a criança se conhecer de fora par dentro, e perceber sua própria imagem.

Na perspectiva a constituição do “eu” é ao mesmo tempo a construção do não “eu “começa a perceber o que é próprio e o que é externo.Ao decorrer do terceiro ano de vida a crianca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com