TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE INTIMIDAÇÃO-TIMIDEZ NA CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE DOS ESTUDANTES: REFLEXÕES SOBRE INTERVENÇÕES LUDO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA

Por:   •  21/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Tiradentes

Psicologia

Disciplina: Práticas de Psicologia II

Discente: Gabriele Mendonça Aguiar

Docente: Larissa Leal Moura

ASSUNTO: Processo de intimidação-timidez na construção da personalidade dos estudantes: reflexões sobre intervenções ludo-pedagógicas na escola.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FELIX, Tatiane da Silva Pires; FILHO, Irineu Aliprando Tuim Viotto. Processo de intimidação-timidez na construção da personalidade dos estudantes: reflexões sobre intervenções ludo-pedagógicas na escola. Nuances: estudos sobre Educação, [s. l.], v. 27, n. 3, p. 247-263, 2016. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3777/3670. Acesso em: 7 mar. 2020. 

CITAÇÕES

“No âmbito científico, destacamos a definição de Casares e Caballo (2000), os quais identificam a timidez como um comportamento social retraído e passivo, associado à inatividade, apatia, indecisão, insegurança, submissão, indiferença, pensamentos negativos, ansiedade, medo, baixa autoestima, julgamento negativo de si mesmo, dentre outras formas de comportamentos.” (pag. 03)

“Considerando o estudo da temática a partir da genética, Axia (2003) defende que a timidez é um temor em falar diante de outras pessoas, um medo difícil de ser controlado pelo sujeito, que o leva a sensações como tremer, falar baixo, enrubescer, suar, dentre outras manifestações orgânicas, que geram conflitos pessoais, uma vez que luta consigo mesmo para não demonstrar tais sensações.” (pag. 03)

“Outras duas características que desencadeiam a timidez, para a autora, seriam: se concentrar no medo sentido em situações sociais de exposição e nas reações fisiológicas decorrentes e, ao mesmo tempo, sentir-se envergonhado por amedrontar-se diante de tais situações.” (pag. 04)

“Para Lacroix (1970), os tímidos demonstram certa insegurança sobre si mesmos, fato decorrente do medo ou preocupação de sofrer moralmente. Para o autor, o tímido, na maioria dos casos, teme não conseguir atingir as expectativas de sua família e amigos, ou ser subestimado pelos mesmos, assim, muitas vezes, prefere não se arriscar.” (pag. 04)

“Das pesquisas mais contemporâneas, encontramos a de Zimbardo (2008) que define a timidez como um desconforto ou inibição que pode prejudicar o desenvolvimento de sua vida social e profissional. O autor conceitua a timidez como um exagero no comportamento de autofoco, que pode variar entre um pequeno desconforto em se relacionar socialmente, até algo mais grave como uma fobia social.” (pag. 04)

“Outro estudo focado na timidez na escola é o de Vieira (2010), que afirma ser a timidez uma emoção relacionada ao medo de sofrer socialmente, ou seja, é uma condição humana constituída no decorrer da vida, tendo início nas relações familiares e agravando-se na escola. Vieira (2010) relata que os alunos tímidos eram considerados bons pelos professores, no entanto, eram objeto de chacota dos demais estudantes, por serem considerarem estranhos e demasiadamente estudiosos.” (pag. 05)

“O dado social da construção da personalidade humana é abordado por Vigotski (2000, p. 336) em seu texto “A história das funções psicológicas superiores”, onde afirma que a personalidade deve ser compreendida como social, uma vez que é imprescindível o papel do outro na formação da criança e reitera que “a personalidade é o social em nós”. Assim, podemos compreender que a personalidade da criança se forma a partir das relações com o mundo, com os demais.” (pag. 07)

“Vigotski (2004, p. 214) indica que existe uma relação intrínseca entre personalidade e as funções psíquicas humanas, assim como os sentimentos e emoções, sobretudo ao afirmar que “toda emoção é uma função da personalidade”. Ou seja, o autor nos esclarece que as emoções fazem parte das funções psíquicas que, como as demais funções são desenvolvidas através da relação do sujeito com o mundo, contribuem para o processo psíquico interfuncional constituinte da personalidade humana.” (pag. 08)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com