TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Coaching Dentro Da Organização

Monografias: O Papel Do Coaching Dentro Da Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  3.918 Palavras (16 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 16

O Papel do Coaching dentro da organização

Resumo

O coaching é muito utilizado no ambiente organizacional em países da América do Norte, da Europa e da Ásia. Verifica-se que a utilização dessa prática caracteriza-se na interação voltada à facilitação da aprendizagem, ao desenvolvimento de habilidades e a disseminação do conhecimento. Através desse estudo surge o seguinte questionamento qual o papel do coaching dentro da organização? Verifica-se que as organizações a cada dia necessitam de meios que visem o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus colaboradores, com isso observa-se a necessidade do entendimento e aprimoramento dessa técnica dentro das organizações. Esse trabalho visa um entendimento e aprimoramento mais significativo no que diz respeito ao papel coaching dentro de uma organização, e quais os meios utilizados que facilitam o desenvolvimento deste. Para o estudo foi utilizada uma pesquisa bibliográfica.

Palavras-chaves: Coaching. Liderança. Organização empresarial.

1 Introdução

Hoje as empresas estão buscando desenvolver seus colaboradores, uma das formas utilizadas é agregar conhecimento, fazendo com que esse busque formas de aperfeiçoamento. Através disso verifica-se que existem algumas práticas que facilitam e ao mesmo tempo são aplicados nesse processo. Nesse trabalho será abordado a prática e o papel do coaching dentro da organização.

O papel do coaching dentro da organização caracteriza-se como um facilitador do aprendizado, onde existem algumas etapas.

O coaching no Brasil não é muito conhecido, principalmente por ser um tema novo, mas o seu crescimento é constante, especialmente nos grandes centros, onde a busca por palestra, congressos, cursos, artigos, tem a finalidade de promover a formação da prática em diversas finalidades.

Nesse sentido, surge o seguinte questionamento: qual o papel do coaching dentro da organização? A partir deste contexto, apresenta-se como objetivo deste artigo estudar o papel do coaching dentro da organização, visando mostrar sua importância dentro da mesma. Para esse fim, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, buscando fundamentar os conceitos de coaching e sua aplicação dentro de organizações. Segundo Gil (1999) a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituídos de livros e artigos científicos.

Cervo e Bervian (1983, p. 55) apontam ainda que “a pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos.”

2 Conceito de Coaching

Nos últimos anos o termo coaching passou a ser utilizado dentro das organizações. Este termo, que tem origem no campo esportivo, é utilizado para demonstrar o papel do técnico. A função do coaching é incentivar e ajudar as pessoas a alcançarem melhores resultados, através do desenvolvimento de novas habilidades.

O conceito de coach segundo Krausz (2007), é tão antigo quanto à própria humanidade. A autora afirma que Sócrates, por meio de diálogos e questionamentos com seus discípulos, descritos por Platão, e baseado no principio de que a verdade está dentro de nós, praticava um dos métodos de coaching, demonstrando sua eficácia.

Segundo a Wikipédia (2010), o termo Coaching surgiu em Kócs uma cidade Húngara, onde o mesmo representava uma “carruagem de quatro rodas”. Seu início foi através de gírias de universitários norte-americanos, que designava o designava como um “tutor particular”, ou seja, alguém que prepara o aluno para exames de determinados cursos e matérias.

Para Chiavenato (2008), quando se trata do termo coaching, pode-se observar que é um relacionamento que envolve duas pessoas – o líder e o subordinado representados pelo coach e o aprendiz o que caracteriza o vínculo que impulsiona talentos, cria competências e estimula potencialidades. Nesse relacionamento, o coach lidera, orienta, guia, aconselha, treina, desenvolve, estimula, impulsiona o aprendiz enquanto este aproveita o impulso e direção para aumentar seu conhecimento, melhorar o que já sabe e aprender coisas novas para deslanchar no seu desempenho.

O fator principal do coaching é ajudar uma pessoa a mudar, na maneira que deseja e a ir na direção que quer, ou seja, o coaching cria consistência, capacita à escolha e produz a mudança, além de revelar o potencial de uma pessoa para maximizar seu próprio desempenho. Conforme cita Blanco (2006) em analogia ao exposto, essa acepção foi relacionada ao termo guia, tutor, instrutor ou treinador.

Krausz (2007), afirma que a utilização do termo coaching, no sentido contemporâneo do termo, apresenta diversas versões. Na literatura sobre o assunto, entretanto, dois nomes são freqüentemente citados. O primeiro é de Timothy Gallwey, professor de tênis, autor de um livro que aborda a prática esportiva como um jogo interior, desenvolvendo uma abordagem diferenciada de ajuda para as pessoas aperfeiçoarem sua capacidade de jogar tênis. Em vez de berrar ordens ou dar instruções aos seus alunos, como fazia a maior parte dos professores da época, baseou seu método no principio da habilidade inata que o corpo humano possui de aprender a movimentar-se. O segundo nome é o de Thomas Leonard, um contabilista e administrador financeiro bem-sucedido, procurado por clientes para discutir não apenas questões financeiras, mas também aspectos ligados à atividade profissional e planejamento de carreira.

A noção associada à prática do coaching é muito genérica. Conforme cita Blanco (2006), um coach é um profissional treinado e dedicado a guiar outros no desenvolvimento progressivo de competências, de comprometimento e de autoconfiança, por meio da interação humana, a aprendizagem de habilidades, de cultura e de valores torna-se mais viável.

Ainda de acordo com Blanco (2006), os principais construtos que compõem a prática do coaching são relacionamentos colaborativos e de igualdade.

Na atualidade, essa tendência é mais acentuada nos países de língua inglesa que contam com dezenas de empresas que oferecem treinamentos. Para ela as associações de coach também têm se multiplicado nesses países (KRAUSZ, 2007).

3 O processo de coaching e suas diferenças com demais processos

Pode-se observar que existem diferenças entre coaching e outros processos. De acordo com Gil (2008), segue abaixo algumas características:

- Em relação à psicoterapia: essa enfoca o indivíduo e seus problemas pessoais enfatizam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com