TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plantão Psiclógico - Fichamento

Por:   •  17/5/2022  •  Resenha  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Anhanguera

Centro Universitário Anhanguera de Campinas – Unidade 4

Curso Psicologia

Estágio Básico II – Planejamento de Ações e Projetos de Intervenção Contextualizada

Fichamento do Artigo:

Plantão Psicológico: novas possibilidades em saúde mental.

Renata Reghini Ricoy Girio

RA: 386642112030

Orientador: Leandro Henrique Medeiros.

Abril - 2022

Renata Reghini Ricoy Girio

Trabalho apresentado no curso de graduação de Psicologia do Centro Universitário Anhanguera de Campinas.

Orientador: Leandro Henrique Medeiros

Abril - 2022

O Plantão Psicológico é uma modalidade de atendimento que possibilita enfrentar o desafio de atender um número maior de pessoas, no momento de suas necessidades, auxiliando-as a lidar melhor com seus recursos e limites e ampliando, dessa forma, os recursos disponíveis em saúde mental, e seu atendimento é realizado por profissionais ligado a área de saúde e de acordo com Wood, 2004, p. 9, seria um serviço inovador que está sendo plantado na cultura brasileira.

A procura por esse recurso pode ser de forma espontânea ou por encaminhamento dependendo do local onde estiver sendo oferecido.

Os plantonistas ficam à disposição da pessoa que deseje procurar pelo atendimento que tem duração em média de 30 a 40 minutos.

Caso os plantonistas sejam estagiários, como os descritos no referido artigo, logo após o atendimento é realizado a Supervisão onde será verificada a necessidade ou não do retorno que poderá acontecer de uma a quatro vezes consecutivas.

OBJETIVOS DO PLANTÃO PSICOLÓGICO

O objetivo do Plantão Psicológico é ser um atendimento breve que atenda a pessoa no seu momento de necessidade, tendo como base o Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa – ACP, onde o desafio é ouvir, acolher e acompanhar o cliente potencializando positivamente o que ele tem de melhor. O foco na Escuta Ativa, porém, empática, onde o plantonista estimula o cliente, a pessoa, a encontrar caminhos para seu sofrimento, dentro da sua própria experiência. Ela é a autora de sua própria construção e o plantonista, naquele breve momento é o seu acompanhante. Segundo Nilton Bonder:

Não há melhor entendimento que alguém possa nos prestar do que

servir-nos de ouvido para as falas baixas e quase imperceptíveis de nossa existência.”

Quando a pessoa fala a um outrem, ela é capaz de se ouvir e assim com a ajuda do plantonista que são seus ouvidos, vão encontrando gradativamente suas próprias respostas e construindo suas próprias soluções, pois ao mesmo tempo em que ela fala, ela também escuta o que está dizendo a outra pessoa.

Mahfoud, 2004 completa a afirmação quando diz que através da escuta, do saber ouvir o outro e estar preparado e disponível para receber a vivência que está sendo trazida, faz com que a pessoa examine com cuidado as diversas facetas de sua experiência.

No espaço da Escuta, a voz do outro é a prioridade. Quando a pessoa angustiada fala, ela ouve a si própria e isso permite um distanciamento entre os seus sentimentos, pensamentos e ações. Escutar a si própria é como ficar em frente ao espelho e se observar. Assim, a pessoa quase sempre consegue analisar a situação e identificar as alternativas que ocorrem em sua vida.

O Plantão Psicológico apesar de possuir uma literatura científica pequena, sua aplicabilidade está presente em diversos locais como hospitais psiquiátricos, escolas, universidades e clínica-escolas e em suas atividades os desafios são presentes como:

  1. Trabalho com o não planejado;
  2. Atendimento da demanda em contextos determinados com intervenção imediata a partir da análise da situação de crise;
  3. Encaminhamento para um serviço adequado quando necessário;
  4. Auxílio na tolerância para a espera de um atendimento psicológico convencional.

Buscando novas informações, encontramos CAUTELLA, 2004 como uma experiência de Plantão Psicológico, em uma instituição psiquiátrica, alterou a instituição como um todo. O olhar para a pessoa institucionalizada, o trabalho psicológico e a equipe de profissionais. Este hospital tinha como objetivo a internação rápida de uma população bastante comprometida.

A primeira observação de mudança significativa foi a diminuição da irritabilidade e agitação dos internos. Mais tarde observaram-se transformações no processo psicoterápico, como os internos entendiam melhor a sua demanda, conseguiam definir mais objetivamente o foco do trabalho terapêutico, o que gerou um salto qualitativo importante neste processo. Outro ganho foi em relação aos encaminhamentos. O Plantão clarificava a escolha do tipo de ajuda mais relevante para cada interno. A partir destas constatações, o serviço foi ampliado para outros setores do hospital, para as famílias dos internos e também para a equipe de profissionais cuidadores.

Palmieri e Cury, 2007, foi outra informação encontrada durante as buscas, em uma experiência em um hospital geral, observaram que a emergência pode diferir de pessoa para pessoa e desta maneira uma experiência pode tanto ser uma iminente, que ameaça se concretizar, tentativa de suicídio, como também pode ser a briga recente com um ente querido. Assuntos e preocupações relacionadas ao próprio trabalho, também, foram elencadas como necessárias de serem compartilhadas e repensadas no plantão. Nesta medida, relataram que usuários deste serviço apontaram para a importância de este estar localizado no local de trabalho e assim poderem utilizar do serviço no momento em que era necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com