TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder Nas Organizaçoes

Ensaios: O Poder Nas Organizaçoes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O termo poder tem a tendência de ser associada a ações negativas como, exploração, manipulação, abuso e injustiças em geral. Talvez por isso, esse assunto tenha sido omitido de uma grande parte dos manuais de administração, no entanto o poder é vital em qualquer setor da vida, e nas organizações não é diferente.

Por natureza própria, o poder não é mensurável e nem visível, ele é altamente dinâmico e multidimensional, os grandes pontos do poder são a influência e o relacionamento para entender de uma melhor forma suas influências e manifestações, e é preciso considerar as características das pessoas e o contexto social envolvido.

Analisando em uma visão geral, o poder é um importante processo social por ser a capacidade que o indivíduo ou grupo social possui de modificar um hábito, costume e principalmente um comportamento das pessoas. A maioria dos especialistas na área concorda que o poder é a capacidade de mudar o comportamento dos outros.

Ele tende a ser exercido por um líder que é referência dentro de um grupo, e que detêm a última palavra para obter o êxito individual, e ou, do grupo organizacional como um todo.

Essa função de exercer o poder é tão determinante que deve ser praticada cirurgicamente de maneira distinta através da influência nas atitudes dos demais, para que assim, o sucesso seja um objetivo e uma meta de fácil alcance. Deve-se perceber também, que o poder não é algo natural, mais sim, um atributo a ser praticado, e no momento de ser executado, efetua-lo com convicção e plena sabedoria.

Existem três maneiras de exercer o poder: pela força, autoridade e influencia. Pela força é quando força alguém a fazer algo por ameaça ou medo, autoridade é como um direito estabelecido para tomar decisões e ordenar ações de outrem, dominação é a existência de um quadro administrativo.

Desta forma, procura-se correlacionar conceitos teóricos com a prática do estudo, a fim de identificar as principais diferenças na maneira que o poder é exercido nas empresas gaúchas tradicionais, bem como nas grandes organizações, apoiando-se na empresa Righi Supermercados.

1.1 PROBLEMÁTICA

O Rio Grande do Sul é conhecido pela a sua cultura forte e marcante principalmente no interior, com esse background percebemos que a cultura interfere diretamente nas relações de poder nas organizações, trazendo um perfil de líder mais autoritário e com peculiaridades.

Isso é decorrente, na maioria das vezes, da falta de especialização na região sul e acaba prejudicando a eficiência organizacional. O sistema de poder no Sul é excessivamente mal executado, o que gera resultados negativos não desenvolvendo de forma correta as tarefas e as relações hierárquicas da empresa, diminuindo os lucros da organização ou alterando o rendimento dos fatores de produção.

Impregnado nessa cultura prejudicial, o autoritarismo da região é visto como sinônimo de orgulho, e não atua nas organizações, onde deveria atuar de forma a íntegra e coesa.

Nesse estudo iremos pesquisar e entender as diferentes formas que o poder é utilizado e como pode ser feita à transição de um líder autoritário para um moderno, iremos fazer esses estudo na organização Righi supermercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com