TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Psicologia

Por:   •  6/7/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO

Curso de Psicologia

Disciplina: Estudos Integrativos II

DARLLA RODRIGUES DE VASCONCELOS

JOHNNY FERREIRA DE OLIVEIRA

JOSIELLY VITÓRIA FONTELES FAUSTINO

IMPACTO DA PANDEMIA NO RENDIMENTO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA DO SEMESTRE 5 E 6.

SOBRAL

2021

IMPACTO DA PANDEMIA NO RENDIMENTO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA DO SEMESTRE 5 E 6.

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Psicologia da Luciano Feijão como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estudos Integrativos II sob orientação da Profª. M.a. Samara Linhares Alves

SOBRAL-CE

2021

SUMÁRIO

1 JUSTIFICATIVA        3

2 PROBLEMATIZAÇÃO        4

3 OBJETIVOS        4

3.1 Objetivo geral        4

3.2 Objetivos específicos        4

4 METODOLOGIA        5

4.1 FORMULÁRIO        5

5 RESULTADOS ESPERADOS        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7

1 JUSTIFICATIVA

O período prolongado de quarentena do COVID-19 traz consigo a preocupação com o bem-estar psicológico e desempenho acadêmico dos estudantes de psicologia da Faculdade Luciano Feijão. Ainda que os meios tecnológicos tenham garantido o acesso às aulas, o contato social entre os grupos dos discentes não encontra um emulador digital. Nesse sentido, o projeto de pesquisa conduzirá a uma investigação dos impactos possíveis que possam afetar esses estudantes durante o período de isolamento social. Esse projeto tem como objetivo responder a seguinte pergunta: Por que o rendimento dos estudantes decaiu durante o período de pandemia? É pressuposto que os alunos tiveram dificuldade em manter o foco durante as aulas virtuais, visto que existe uma maior acomodação e distração quando se está em casa, dificultando a adaptação dos alunos nessa nova modalidade de ensino. É de relevância observar como esses impactos irão afetar futuramente no desempenho destes futuros profissionais.

De acordo com GIL (2007), o ato de ensinar pressupõe a posse do conhecer, que por sua vez é uma atividade de construção do objeto de estudo, e para construir esse objeto é necessária a pesquisa. Durante o processo de reflexão sobre nossa experiência, reconstruímos no intelecto as formas e acontecimentos de maneira a evidenciar as relações de causa e efeito que explicam, sob determinadas hipóteses, a dinâmica dos processos observados pelo pesquisador. Por tudo isso, se faz necessário pesquisar para conhecer e ensinar as formas de lidar com as possíveis consequências negativas do isolamento social.

No ano de 2020, pesquisadores alertavam para o custo psicológico do isolamento social, fato demonstrado pela vasta produção científica do período. Tais produções foram quase unânimes em ponderar as medidas de isolamento e a saúde mental das pessoas, para que ao final da quarentena não houvéssemos que enfrentar surtos de desordens psicológicas. Essa pesquisa se concentra nas manifestações que impactam diretamente o trabalho, estudo e performance dos estudantes. Entretanto, reconhecemos que para entender o aspecto comportamental individual se faz necessário realizar um recorte do contexto social que ao qual os estudantes estão ligados.  BROOKS et al. (2020), ao pesquisar mais de 350 artigos selecionados em bases bibliográficas de psicologia dos EUA e Itália, referente ao período da pandemia, mostrou o que os sintomas mais presentes em pessoas que passaram por isolamento social foram: raiva, irritabilidade e exaustão. Nesse sentido, se faz necessário estudar como esses impactos podem afetar de maneira indireta o desempenho acadêmico dos alunos, tal qual afeta outros aspectos da vida humana em períodos de crise epidemiológica.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

O processo de aprendizado pressupõe, para o seu pleno desenvolvimento, um grau satisfatório de bem-estar e estabilidade ambiental. Durante catástrofes naturais ou epidemias, é comum que a população experimente sintomas de estresse pós-traumático, “no momento atual, já temos dados mostrando quadros de ansiedade, medo, depressão e pânico, além de preocupações relativas à sua disseminação e implicações psicossociais e afetivas” (ENUMO & LINHARES, 2020). No entanto, a simples diagnóstico de sintomas não é o suficiente para afirmar tendências sociais, é preciso que haja estudos capazes de estabelecer relações por meio de dados qualitativos e quantitativos entre os sintomas notados e o contexto da pandemia. Essa pesquisa pode ser feita por meio de questionários específicos em Google Forms. Somente a análise das vivências experimentadas pelos entrevistados, no caso os alunos, pode fornecer uma base empírica consistente que permita o levantamento de inferências estatísticas que evidenciem possíveis padrões de comportamento surgidos na pandemia.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

 

Coletar dados por meio de pesquisas estruturadas e semiestruturadas, a fim construir uma relação entre o desempenho dos alunos do 5º e 6º período de psicologia da Faculdade Luciano Feijão.

3.2 Objetivos específicos

Lançar questionários online e anônimos, de pesquisa estruturada, para os alunos relacionados. Empreender ao menos duas entrevistas semiestruturadas e anônimas com dois alunos voluntários para obter detalhes do contexto vivenciado por eles e que possam ser relacionados aos resultados do questionário estruturado.

4 METODOLOGIA

Esse trabalho, segundo Gil (2002), se caracteriza como uma pesquisa descritiva onde procura-se estabelecer a relação entre duas variáveis: o isolamento social da pandemia e o rendimento acadêmico dos estudantes de psicologia do 5º e 6º semestre da faculdade Luciano Feijão. Usando dados qualitativos descritivos e quantitativos estatísticos, a pesquisa descritiva busca avaliar o grau de relação entre diferentes variáveis, no caso o impacto da pandemia sobre o rendimento acadêmico dos alunos da referida instituição no título deste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com