TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Psicologia da Educação

Por:   •  1/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

PRÉ PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA ESTÁGIO BÁSICO III

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL

  1. APRESENTAÇÃO 
  1. IDENTIFICAÇÃO

Gisele Miranda da Costa                                                   RA 1956476337

SUPERVISOR DA INSTITUIÇÃO: Norma Cristina Penha

  1. SÍNTESE

O presente estágio é realizado na escola “Saber Infantil”, tendo objetivo unir conhecimentos teóricos à prática. Em primeiro momento, houve escuta e observação para ser possível identificar possíveis no âmbito educacional e escolar e, assim, realizar uma proposta de intervenção, foi realizada pesquisa teórica a respeito da Psicologia Escolar e Educacional identificando aspectos importantes para sua atuação como a definição dos conceitos e o papel do psicólogo na educação.

  1. IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO

EMPRESA / ENTIDADE SOCIAL: Saber Educação Infantil LTDA ME

RAZÃO SOCIAL / CNPJ: Saber Educação Infantil LTDA ME / 01.437.622/0001-44

ENDEREÇO: Rua Diadema, 926 – Parque Marajoara – Santo André – SP

CONTATO / TELEFONE: (11)4978-1062

E-MAIL: saberinfantil@terra.com.br – ci.novaesr@gmail.com

SUPERVISOR DE ESTÁGIO NO CAMPO: Cintia Novaes Rocha – Coordenadora da Instituição e Priscila Mendes – Psicóloga CRP 06/117645

DEPARTAMENTO(S) / SETOR(ES) ENVOLVIDOS: Coordenação e Educadores

PERFIL DA EMPRESA: Saber Educação Infantil é uma escola projetada para atender as atividades educacionais de crianças de 02 a 05 anos, isto é, especializada na área de educação infantil. Foi fundada em agosto de 1997 e, nestes 15 anos, procura desenvolver um trabalho de acordo com as expectativas dos pais, utilizando três propostas pedagógicas: tradicional, lúdica e socioconstrutivista.

  1. JUSTIFICATIVA

A Psicologia Escolar e Educacional está relacionada com o envolvimento da Psicologia dentro do ambiente escolar, além de estudos voltados à este aspecto. Em outras palavras, pode-se definir Psicologia Escolar como a prática em si e a Psicologia Educacional como a teoria pesquisada. (CASSINS, 2007).

Segundo Cassins (2007), não se pode ter apenas a Psicologia Escolar separadamente da Psicologia Educacional, pois elas se complementam e se inter-relacionam, havendo a necessidade da compreensão de ambas e do entendimento dessa interação para o desenvolvimento de modo geral no ambiente acadêmico.

Pode-se perceber que os conceitos de Psicologia Escolar e Psicologia Educacional são vistos como um só e, também, podem ser confundidos, portanto, há a importância que o Psicólogo neste contexto saiba distingui-los para atuar da melhor maneira possível. (CASSINS, 2007).

Desta forma, compreende-se por Psicologia Escolar a intervenção que auxilia na melhoria de dificuldades relacionadas diretamente no âmbito educacional e social de uma instituição, envolvendo o relacionamento de alunos, de professores e, inclusive, dos pais. Nesta área, os aspectos trabalhados e observados pelo Psicólogo responsável são voltados a questões de violência e marginalização como o bulling, dificuldades no processo de aprendizagem e etc. (DEL PRETTE, 2013).

Em outras palavras, o objetivo da Psicologia Escolar consiste em atuar diretamente no ambiente educacional de uma determinada instituição na melhoria do desenvolvimento do aluno e intervindo em questões que atrapalhem esse desenvolvimento. (CASSINS, 2007).

Diferente da Psicologia Educacional que dá o embasamento teórico para que seja possível a atuação prática da Psicologia Escolar, ou seja, A Psicologia Educacional ou Psicologia da Educação tem por objetivo buscar a elaboração de soluções para as possíveis dificuldades apresentadas no contexto escolar, procurando a resolução ou amenização dessas dificuldades. (DELL PRETTE, 2013).

Sendo assim, a Psicologia Educacional mesmo sendo diferente da Psicologia Escolar, ambas não podem ser vistas como atuações separadas, pois atuam em conjunto. (CASSINS, 2007).

Para ser possível elaborar as propostas de intervenção em um ambiente acadêmico é, primeiro, preciso que haja a identificação de dificuldades que interfiram de algum modo no desenvolvimento do aluno, podendo ser alguma problemática encontrada no funcionamento da própria instituição (estruturação ou relacionamento interpessoal). (CASSINS, 2007).

Portanto, em primeira instância, o contexto da Escola “Saber Infantil” foi observado em todos esses aspectos que possam interferir no desenvolvimento e na aprendizagem do indivíduo, sendo que, houve dificuldade em identificar alguma problemática nessa escola, portanto, a proposta foi de melhoria e aperfeiçoamento do desenvolvimento do aluno que não compreende somente o processo de aprendizagem, mas questões importantes para a formação do ser humano como as interações sociais.

Segundo Papalia, Olds e Feldman (2010), a escola proporciona uma das maiores experiências de desenvolvimento para o ser humano e, é nela que o indivíduo adquire conhecimentos, habilidades e competências sociais, havendo a importância que o Psicólogo Escolar saiba sobre as fases do desenvolvimento, podendo atuar de maneira mais efetiva.

Vale ressalvar que os conhecimentos da Psicologia no âmbito acadêmico precisa ser constantemente revisado, construído, criticado e superado, a fim de dar respostas e interferir, o quanto for possível “nos rumos das dimensões de formação do sujeito humano”. Sendo assim, é com base em uma análise crítica da história e atuação do psicólogo na esfera educacional que se pode constatar, com apoio no estágio realizado nesta escola (“Saber Infantil”), a importância deste profissional e as mudanças ou aprimoramento necessário para seu melhor desempenho. (SOUZA, 2009).

Por conseguinte, o estágio será realizado através de escuta, observação da dinâmica na escola como um todo, do comportamento dos alunos e dos professores, ou seja, do funcionamento da escola de maneira geral, possibilitando colocar em prática uma intervenção que possa acarretar melhorias naquele ambiente, comprovando, assim, a seriedade e a importância do papel do psicólogo na educação.

 

  1. OBJETIVOS

O objetivo geral consiste em relacionar abordagens teóricas e vivências práticas por meio de estágio vivenciado em um ambiente escolar, com a finalidade de compreender melhor as funções do psicólogo atuante na área da Psicologia Escolar e Educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (407.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com