TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção Em Psicologia Educacional

Trabalho Escolar: Projeto De Intervenção Em Psicologia Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  5.872 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO DE ESTÁGIO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNITÁRIA

1 APRESENTAÇÃO

Psicologia Educacional é a área da psicologia que aborda todas as problemáticas referentes à educação e aos processos de ensino e aprendizagem das crianças e adultos. Além disso, a psicologia tem em sua proposta aspectos sociais, onde busca olhar o sujeito integral, isto é, no aspecto social, como também levando em conta os aspectos biológicos.

A Psicologia Educacional abrange a intersecção entre a Psicologia e Educação, embora encontrem-se variações sobre as definições e as reais atribuições da Psicologia Escolar e Educacional, atribui-se à primeira o status de aplicada (visando a atuação prática) e à segunda, o de acadêmica (visando a pesquisa). Como ambas se complementam e se apoiam esta dicotomia parece ser apenas acadêmica.

Hoje, o objetivo da Psicologia Educacional é ser um esteio para o desenvolvimento global do estudante por meio de ações com diretores, professores, orientadores, pais e os próprios alunos, o trabalho se dirige à prevenção.

2 OBJETIVO GERAL

Desenvolver junto a Instituição atividades que contribuam para o processo educacional.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Levantar dados que contribuam para traçar o perfil do aluno;

• Auxiliar na elaboração do Projeto Político Pedagógico, atuando em conjunto com a comissão responsável por sua elaboração;

• Intervir junto às turmas, trabalhando as temáticas de Projeto de Vida e Mundo do Trabalho.

• Ampliar o conhecimento acerca dos alunos, propiciando subsídios para maior assertividade nas práticas e na formulação das diretrizes da instituição.

4 JUSTIFICATIVA

Tendo em mente que a escola é um local que busca construir e problematizar a participação social do indivíduo, sendo esta a primeira porta para a socialização E seu desenvolvimento de forma global, observa-se que os conhecimentos de um psicólogo só vem a somar aos conhecimentos da equipe pedagógica, buscando instrumentos para auxiliar o progresso acadêmico, respeitando as diferenças individuais, baseando-se nos conhecimentos referentes aos estágios de desenvolvimento humano, aptidões, interesse individual e a conscientização do seu papel social. Desta forma para suas intervenções

A Psicologia Escolar tem como referência conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento emocional, cognitivo e social, utilizando-se para compreender os processos e estilos de aprendizagem e direcionar a equipe educativa na busca de um constante aperfeiçoamento do processo de aprendizagem [...] Para isto o psicólogo escolar desenvolve atividades direcionadas com os alunos, professores e funcionários e atua em parceria com a coordenação da escola, familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar [...] Desta forma, contribui para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda a comunidade escolar.(CASSINS, 2007, p. 17)

Por meio do estágio, pretende-se abranger conhecimentos e vivenciar na prática o que foi aprendido na teoria. A proposta do estágio do quarto ano, é que aconteça o contato com a realidade, além do conhecimento na prática, o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais. Segundo a Lei do Estágio Nº 11.788, de setembro de 2008, “estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos”. Vale lembrar que o estágio é o momento em que o estudante entra no campo de estudo com o olhar de estrangeiro, é o momento que há o desprendimento dos “pré” “conceitos”, mergulhando-se no campo de pesquisa, para elaboração de novos saberes!

Para tanto, pensa-se em algumas proposta a serem realizadas junto aos estudantes da Instituição baseadas no relado da coordenação da instituição, buscando auxiliar no desenvolvimento social e pessoal dos mesmos referente a inserção no mercado de trabalho e o papel na construção do seu futuro e na sociedade.

5 PROPOSTAS / METODO

Buscando aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, colocando em prática técnicas de observação, de escuta e intervenções para atender a demanda relatada pela coordenação da Instituição, pensa-se em algumas ações junto à escola e aos estudantes, sendo estas:

5.1 PERFIL DOS ESTUDANTES

Com a problematização antecipada de trabalhar com os estudantes as questões que envolvem orientação profissional, projeto de vida, objetiva-se elaborar um questionário que subsidie informações pertinentes no âmbito de averiguar o perfil dos sujeitos que estudam na Fundação Municipal Albano Schmidt. Averiguar o perfil parte do pressuposto de analisar através dos dados coletados pelo questionário, que serão referencias estatísticas que evidenciam um “conhecimento aprofundado” dos estudantes, no que se procura saber sobre.

“A vantagem do perfil é oferecer num relance um quadro do resultado das medições. Sem dúvida o método contém também a desvantagem de simplificar em demasia conexões”. (BAUMGARTEM, ROSSOLIMO apud DORSCH, 2008, p.663).

O questionário será o instrumento da pesquisa, sendo muito utilizados nas ciências sociais, possuindo a vantagem de ser aparentemente simples, de fácil aplicação, baixo custo, mas pode possibilitar testar para responder inquietações sobre a pergunta central, que da norte a pesquisa: Quem é o estudante?

As perguntas serão formuladas com formato fechado, considerando que a pesquisa tem uma ideia razoável das prováveis respostas. As perguntas terão escalas de avaliação que neste caso o pesquisado pode classificar e assinalar uma resposta, por exemplo, um grau de satisfação se a pergunta o questiona-se da seguinte opinião: Você gosta de estudar? O estudante poderia responder que não gosto; ou gosto pouco; gosto; e por fim gosto muito.

Na averiguação do perfil do estudante considera-se de modo prévio e com precaução que podem ocorrer problemas de formulação verbal, que segundo Breakwell et al. (2010, p.232):

Muitas teorias sociais psicológicas tratam de explicar intenções, expectativas e aspirações que são muito facilmente avaliadas através de questionários. O pesquisador deve tomar o cuidado de especificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com