TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRETRIZES CURRICULARES E PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PSICOLOGIA

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE

CURSO DE PSICOLOGIA

Emanuele Caroline Carvalho Rocha

DIRETRIZES CURRICULARES E PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PSICOLOGIA

Itajaí (SC)

2016


[pic 3][pic 4]

Emanuele Caroline Carvalho Rocha

DIRETRIZES CURRICULARES E PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PSICOLOGIA

Trabalho apresentado como nota parcial da M1 para a disciplina de Ambientação Profissional do 1º Período do Curso de Graduação de Psicologia, Campus Itajaí, da Universidade do Vale do Itajaí.

Itajaí (SC)

2016

INTRODUÇÃO

O Curso de Psicologia forma profissionais com competência generalista e com um perfil crítico-reflexivo, voltado para o bem-estar psicossocial; demonstrando habilidades específicas para o entendimento, avaliação e intervenção nos Processos de Gestão em Saúde Mental Coletiva e Prevenção e Promoção da Saúde, que se configuram como campos de atuação profissional.

E neste trabalho serão apresentadas algumas das exigências para a Graduação em Psicologia. Sendo elas, Diretrizes Curriculares Nacionais e suas ênfases, o Núcleo Comum, as competências e habilidades do profissional psicólogo e a formatação dos estágios básicos.


FINALIDADE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Temos como meta central do curso de graduação em Psicologia a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional, para o ensino de Psicologia e para a pesquisa.

 E assim, deve-se assegurar uma formação baseada na construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia, compreendendo os multiplos fenômenos psicológicos em suas interfaces biológicas e socias. Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico. Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão. Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades. Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia. O Psicólogo deve aprimorar-se e capacitar-se contínuamente na sua vida profissional.

NÚCLEO COMUM

O núcleo comum da formação em Psicologia prevê o desenvolvimento de competências e habilidades básicas para a compreensão e aplicação dos eixos estruturantes que dão sustentação à concepção do curso para a formação do Psicólogo no País e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da psicologia enquanto campo de conhecimento e de atuação.

ÊNFASES DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO DE PSICOLOGIA

A formação em Psicologia diferencia-se em ênfases curriculares, entendidas como um conjunto delimitado e articulado de competências e habilidades que configuram oportunidades de concentração de estudos e estágios em algum domínio da Psicologia. A organização do curso explicita e detalha as ênfases curriculares que serão adotadas, descrevendo-as em sua concepção e estrutura.

A definição das ênfases curriculares, no projeto do curso, envolverá um subconjunto de competências e habilidades dentre aquelas que integram o domínio das competências gerais do psicólogo, compatível com demandas sociais atuais e ou potenciais, e com a vocação e condições da instituição. A partir das competências e habilidades definidas, o projeto de curso deverá especificar conteúdos e experiências de ensino capazes de garantir a concentração no domínio abarcado pelas ênfases propostas. A instituição deverá oferecer, pelo menos, duas ênfases curriculares que assegurem possibilidade de escolha por parte do graduando. Segundo as diretrizes curriculares nacionais, cada curso deverá oferecer no mínimo duas ênfases para que o aluno possa escolher uma.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFISSIONAL PSICÓLOGO

A formação em Psicologia tem por objetivos gerais dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  • Atenção à saúde: o profissional deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo.
  • Tomada de decisões: o profissional deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
  • Comunicação: o profissional deve ser acessíveis e deve manter os princípios éticos no uso das informações que a ele foram confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
  • Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, o profissional deverá estar apto a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.
  • Administração e gerenciamento: o profissional deve estar apto a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação.
  • Educação permanente: o profissional deve ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

ESTÁGIOS BÁSICOS

O estágio básico é uma das modalidades de estágio prevista nas diretrizes curriculares dos cursos de Psicologia, conforme resolução de 08 de maio de 2004. Configura-se como um conjunto de práticas integrativas voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências em situações de complexidade variada, representativas do efetivo exercício profissional, sob a forma de estágio supervisionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com