TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Protocolo de Atendimento

Por:   •  15/8/2019  •  Exam  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO – Análise Comportamental

  1. Aquecimento da Seção

Caracterizado como 5min de conversa “informal” (falar da semana, do percurso, filme, política, etc), com o intuito de diminuir a ansiedade de ambos. Nunca esquecer de ler o prontuário do paciente para evitar papos que lembrem algum acontecimento pessoal (ex.: morte). Evitar perguntas que ocasionem respostas monossilábicas e sem descrição efetiva.

  1. Demanda

“- O que te trouxe ao serviço?” / “O que está te incomodando?” A resposta a essa pergunta precisa ser OPERACIONALMENTE DEFINIDA. Respeitando o nível intelectual do cliente deve-se sempre ponderar a melhor forma de articular cada pergunta. Se o mesmo não conseguir responder você poderá pedir exemplos, buscando sempre o máximo de detalhes. Fazendo-o sempre fugir de comportamentos descritos por rótulos Ex.: “depressão”, a resposta adequada seria “pensamentos suicidas”.

  1. Sentimentos

Como a pessoa se sente. Sentimentos não definem comportamento mas denunciam o tipo de contingência (ex.: frustração = extinção / triste = punição negativa).

  1. Regras do cliente

“- O que você acha que contribue para o problema?” / “- Na sua opinião o que está causando o seu problema?”. Entender a forma de pensar do cliente (regras, crenças, etc) dará ao psicoterapeuta uma noção de como caminhar com o processo. Ter acesso à ideia do cliente pode elucidar o que, por exemplo, deixará o tratamento mais difícil.

  1. Antecedentes

“ – Quando aconteceu?” Momento, contexto. Nem todos os clientes falarão e esse já pode ser um ponto de partida da terapia, o analista do comportamento poderá visualizar/imaginar aqui os tipos de técnicas que utilizará para facilitar (tabela, caderno.) o processo.

NUNCA INDUZIR RESPOSTAS, se o cliente ficar em silêncio respeite o tempo dele, também pode dizer “- Não se preocupe, pode pensar, temos todo o tempo. Risos.” Este é um dado importante também, anote, poderá aplicar alguma técnica depois.

  1. Princípio

“- Como começou?” Obter mais ou menos uma ideia de quando começou.

  1. Melhora ou Piora

“- Já houve melhora ou piora ?’ Dica para o tratamento, na vida pode haver fatores que melhorem ou piorem o quadro.

  1. Dados Sociodemográficos

Investigação “- Onde mora? Com quem? Onde trabalha? Rotina? Lazer? O que faz nas horas vagas?” Objetivo é ter acesso ao que é reforçador na vida do cliente.

  1. Tratamentos Anteriores

“- Você já procurou ajuda? Que tipo de ajuda?”

  1. Postura Frente ao Tratamento

“- Você tem ideia de como a terapia  pode te ajudar?”

  1. Explicar o Processo Terapêutico

Lento

Seguir orientações

Leituras a serem feitas

Sair com o cliente (sempre em casos de fobia social)

Escola (criança)

Casa

Conhecer/conversar com pessoas do convívio social

  1. Dar o FeedBack

Resumir o que o terapeuta entendeu. “- Pelo que entendi você veio à terapia por [...] Existe mais alguma coisa que não foi dita?”

OBJETIVO PRINCIPAL: que o cliente volte para a segunda seção, faz-se necessário o ato de lembrar/valorizar/reforçar o grande passo dado pelo mesmo de estar ali.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com