TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Psicologia Social

Por:   •  13/11/2018  •  Artigo  •  3.349 Palavras (14 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 14

Fritz Heider (19 de fevereiro de 1896 - 2 de janeiro de 1988) [1] foi um psicólogo austríaco cujo trabalho estava relacionado com a escola de Gestalt. Em 1958, ele publicou A Psicologia das Relações Interpessoais, que expandiu suas criações da teoria do equilíbrio e da teoria da atribuição. Este livro apresenta uma análise ampla do quadro conceitual e os processos psicológicos que influenciam a percepção social humana (Malle, 2008). Levou 15 anos para ser concluído; antes de completá-lo, já havia circulado por um pequeno grupo de psicólogos sociais.

Biografia

Heider nasceu em Viena, na Áustria, em 1896. Sua família era judia. Sua abordagem para o ensino superior foi bastante casual, e ele vagou livremente por toda a Europa estudando e viajando como quisesse por muitos anos. Seu pai era arquiteto, o que o influenciou inicialmente a estudar arquitetura na Universidade de Graz; ele queria primeiro se tornar um pintor. Ele tentou estudar Direito, mas também não gostou muito. Desde que ele realmente gostava de aprender, ele foi para auditar cursos na universidade. Ele acabou se tornando mais interessado em psicologia e filosofia. Aos 24 anos de idade, ele recebeu um Ph.D. da Universidade de Graz, por seu estudo inovador da estrutura causal da percepção, incluiu o trabalho sobre "Thing and Medium", um trabalho sobre a psicologia da percepção , e viajou para Berlim, onde trabalhou no Instituto de Psicologia sob Wolfgang Koehler , Max. Wertheimer e Kurt Lewin.

Em 1927, ele aceitou um cargo na Universidade de Hamburgo, cuja faculdade incluía o psicólogo William Stern e Ernst Cassirer, o filósofo cujo pensamento sobre o papel da teoria sobre a ciência teve uma influência importante sobre Kurt Lewin.

Em 1930, Heider teve a oportunidade de realizar pesquisas na Clarke School for the Deaf, em Northampton, Massachusetts, que foi associada ao Smith College, também em Northampton. Essa perspectiva era particularmente atraente para ele porque Kurt Koffka , um dos fundadores da escola de psicologia da Gestalt, ocupava um cargo na vizinha Smith College (Heider, 1983).

Foi em Northampton que ele conheceu sua esposa Grace (née Moore). Grace foi uma das primeiras pessoas que Heider conheceu nos Estados Unidos. Como assistente de Koffka, ela ajudou Heider a encontrar um apartamento em Northampton e apresentou-o aos arredores (Heider, 1983). Eles se casaram em 1930 e o casamento durou mais de 50 anos, produzindo três filhos: Karl, John e Stephan. Karl Heider tornou-se um importante contribuinte para a antropologia visual e o cinema etnográfico. John Heider escreveu o popular "O Tao da Liderança".

Heider publicou dois artigos importantes em 1944 que foram pioneiros nos conceitos de percepção social e atribuição causal: "percepção social e causalidade fenomenal" e, com a co-autora Marianne Simmel , "Um estudo experimental do comportamento aparente". Heider publicaria pouco mais pelos próximos 14 anos.

Em 1948, Heider foi recrutado para a Universidade do Kansas pelo psicólogo social Roger Barker (Heider, 1983). Uma década depois, Heider publicou seu trabalho mais famoso, que continua sendo sua contribuição mais significativa para o campo da psicologia social. A Psicologia das Relações Interpessoais (1958) foi escrita em colaboração com a não-creditada Beatrice Wright, fundadora da psicologia da reabilitação. Wright estava disponível para colaborar porque as regras de nepotismo da Universidade do Kansas a proibiram de ocupar um cargo na universidade (o marido dela, Erik Wright, era professor), e a Fundação Ford deu a Heider fundos e assistência para concluir o projeto. (Wright é creditado apenas no prefácio; ela mais tarde se tornou uma professora de psicologia na Universidade do Kansas). Em seu livro, Heider apresentou uma ampla análise do arcabouço conceitual e dos processos psicológicos que sustentam a percepção social humana.

A Psicologia das Relações Interpessoais foi pioneira na teoria da atribuição. Um gigante da psicologia social, Heider teve poucos alunos, mas seu livro sobre percepção social teve muitos leitores, e seu impacto continua até o século 21, tendo sido citado mais de 13.000 vezes. Heider introduziu duas teorias que correspondem a seus dois artigos de 1944: teoria da atribuição e equilíbrio cognitivo. A psicologia das relações interpessoais ilumina uma abordagem sofisticada em relação à psicologia ingênua ou do senso comum.

Em A Psicologia das Relações Interpessoais, Heider argumentou que a percepção social segue muitas das mesmas regras de percepção do objeto físico, e que a organização encontrada na percepção do objeto também é encontrada na percepção social. Como os vieses na percepção do objeto às vezes levam a erros (por exemplo, ilusões de ótica), pode-se esperar que os vieses na percepção social também levem a erros (por exemplo, subestimando o papel dos fatores sociais e superestimando o efeito da personalidade e atitudes sobre o comportamento).

Heider também argumentou que a organização perceptual segue a regra do equilíbrio psicológico. Embora tediosa em soletrar a totalidade, a ideia é que os sentimentos positivos e negativos precisam ser representados de maneira a minimizar a ambivalência e maximizar uma representação afetiva simples e direta da pessoa. Ele escreve: "conceber uma pessoa como tendo traços positivos e negativos requer uma visão mais sofisticada; ela requer uma diferenciação da representação da pessoa em subpartes que são de valor diferente (1958, p. 182)".

Mas a ideia mais influente em A Psicologia das Relações Interpessoais é a noção de como as pessoas vêem as causas do comportamento e as explicações que fazem para ele - o que Heider chamou de "atribuições".

Teoria da atribuição (como uma parte da maior e mais complexa conta heideriana da percepção social) descreve como as pessoas vêm para explicar (fazer atribuições sobre) o comportamento dos outros e de si mesmos. O comportamento é atribuído a uma disposição (por exemplo, traços de personalidade, motivos, atitudes), ou o comportamento pode ser atribuído a situações (por exemplo, pressões externas, normas sociais, pressão dos colegas, acidentes do meio ambiente, atos fortuitos, etc.). Heider fez primeiramente o argumento de que as pessoas tendem a ter sobrepeso em causas externas e disposicionais sobre causas externas - isso mais tarde ficou conhecido como erro de atribuição fundamental (Ross, 1977) ou viés de correspondência (Fiske & Taylor, 1991; Jones, 1979, 1990).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com