TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É ANSIEDADE?

Por:   •  9/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

ANSIEDADE.

A ansiedade faz parte da vida de todos os seres humanos, por isso em algum momento todos vamos sentir ansiedade. Mas, quando começamos a sentir frequentemente e com muita intensidade, ela começa a nos afetar de uma forma muito negativa.

Estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde), apontam que 9%da população brasileira sofre com transtornos de ansiedade, ou seja, o brasileiro é considerado o povo mais ansioso do mundo.

O QUE É ANSIEDADE?

Apesar de a ansiedade ser uma reação natural do corpo, quando ela começa a atrapalhar o nosso dia, ela passa a ser um distúrbio. É um sentimento onde está ligado o medo intenso, preocupação e nervosismo.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA ANSIEDADE?

A ansiedade tem sintomas físicos e psicológicos, segue abaixo alguns exemplos:

SINTOMAS FÍSICOS:

Respiração ofegante e falta de ar.

Palpitação e dores do peito.

Fala acelerada.

Sensação de tremor e vontade de roer as unhas.

Agitação de pernas e braços.

Tensão muscular.

Tontura e sensação de desmaio.

Enjoo e vômitos.

Irritabilidade.

Enxaquecas.

Boca seca e hipersensibilidade de paladar.

Insônia.

SINTOMAS PSICOLOGICOS

Preocupação excessiva.

Dificuldade de concentração.

Nervosismo.

Medo constante.

Sensação de que vai perder o controle ou que algo ruim vai acontecer.

Desequilíbrio dos pensamentos.

Se alguns desses sintomas começarem a aparecer com frequência no se dia a dia, procurem ajuda!

Sobre isso, o psicólogo Massashi Saito cita:

``É importante entender que ansiedade não é algo tão ruim. Ou seja, uma pessoa pode se sentir ansiosa quando acha que existe um risco futuro ou uma ameaça. No entanto, o problema é quando você perde o controle e a duração desse sentimento bem como não ter o controle daquilo que é real.`` (Massashi Saito).

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ANSIEDADE?

Os cincos principais tipos de ansiedade são?

  1. Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): esse tipo de ansiedade passa a interferir na rotina, é uma mistura de estresse recorrente de preocupação excessiva.

  1. Transtorno do pânico: para quem não sabe, a síndrome do pânico é também, um transtorno de ansiedade. A sensação desse transtorno, pode ser descrita como um ataque do coração, mesmo não havendo nenhum risco, a pessoa sente uma sensação forte de que esta prestes a morrer e perdendo o controle. Ela sente um medo grande, as vezes de icar sozinha em casa, andar na rua, da noite, dentre vários outros exemplos.

  1. Fobia social: pode ser chamado também de ansiedade social. A fobia social é um dos tipos mais comuns nos dias de hoje, essa crise sempre acontece quando se está em publico. Além da foboa social, existem outros tipos de fobia, como a claustrofobia, que é o medo de locais fechados. Agorafobia, que é o medo de ficar sozinho e locais públicos. A aracnofobia, que é o medo de aranhas. Tripofobia, que é o medo de buracos e inclusive também faz parte desses transtornos de ansiedade. Esses são referentes a objetos, situações e pessoas, mas, existem outros tipo de fobia também.
  1. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): O TOC é um distúrbio psiquiátrico. Esse transtorno é caracterizado pelos movimentos repetitivos e os comportamentos compulsivos que as pessoas com esse transtorno apresentam. Pessoas que apresentam esse tipo de transtorno tem o medo de perder o controle ou de ser responsável por algo terrível para si mesmo, ou para as outras pessoas.
  1. Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT): esse transtorno é causado por algum acontecimento terrível, onde a pessoa passa por momentos de confusão e medo, recordando sempre todos os mesmo sentimentos que sentiu durante todo o ocorrido.

COMO SABER SE É MEDO OU ANSIEDADE?

É comum confundirmos medo com crise de ansiedade. Por isso, você pode aprender a diferenciar os dois, ao perceber se esse medo está se tornando uma fobia. Fobias ou medo em excesso também estão na lista de sintomas do transtorno de ansiedade. Ou seja, tanto o medo de que alguém entre em sua casa, ou de estar perto de muitas pessoas, a partir do momento em que isso se torna uma fobia, pode atrapalhar o seu dia a dia.

O QUE É CRISE DE ANSIEDADE?

Segundo o site Vittude. ``A crise de ansiedade é caracterizada or uma rofunda sensação de insegurança, medo e descontrole. É como um curto-circuito gerado no corpo e na mente, provocando uma descarga de noradrenalina e adrenalina pelo organismo. Essas substâncias são responsáveis, junto com outros processos, pelas manifestações físicas da crise, que duram poucos minutos em alta intensidade.``

É o momento em que os sintomas da ansiedade se manifestam de forma abrupta e intensa. Assim, são caracterizados principalmente por taquicardia, respiração irregular, medo e tremores no corpo. Na maioria das vezes, quem sofre de crise de ansiedade já possui um histórico de ansiedade generalizada ou síndrome do pânico, resultando no descontrole das emoções e da respiração diante de alguma situação de estresse ou traumática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com